Escolher o piso para garagem ideal para sua casa nem sempre é uma tarefa fácil, por isso confira nossas dicas e acerte na escolha! 

Antigamente a garagem tinha apenas a função de guardar carros e motocicletas, mas agora ela é integrada com outros cômodos da casa. Pode ser usada para armazenar ferramentas e objetos em geral. Além disso, a garagem pode ser usada como oficina, sala de jogos ou até mesmo como salão de festas.  

Por isso, é importante optar por materiais de qualidade, bonitos e inovadores para deixar esse ambiente agradável e sofisticado. Mas não esqueça que a escolha dos materiais deve evitar o atrito do pneu com o piso e que você escorregue na hora de lavar a garagem, por exemplo. 

Confira nossas dicas para você considerar na hora de escolher o melhor piso para garagem!

 

Como escolher o piso para garagem?

A escolha pelo piso ideal para garagem deve ser baseada em produtos de marcas confiáveis, com matéria prima de qualidade e com garantia de resistência para evitar reformas, tendo o dobro do trabalho futuramente. 

Pois com um piso de qualidade a chance de você ter problemas, como o carro afundar o piso, ter rachaduras e vazamentos de óleo que mancham o revestimento, são mínimas. 

Outro ponto importante é optar por materiais antiderrapantes, principalmente para quem tem crianças em casa. Isso minimiza a possibilidade de acidentes ou quedas quando o piso estiver molhado ou com umidade.  

Portanto, vale a pena fazer uma análise e planejamento da garagem se você pretende fazer almoços ou jantares para amigos e familiares neste espaço, visando escolher qual tipo de piso atende às suas necessidades.  

 

Tipos de pisos para garagem

Para escolher o tipo de piso é necessário observar a qualidade, a durabilidade e quais as vantagens de cada um conforme a sua necessidade. Veja alguns modelos de pisos: 

 

Piso de concreto

O piso de concreto é uma opção mais econômica para garagem e área externa, com a possibilidade de você colocar qualquer outro piso em cima dele posteriormente. Este tipo de piso tem a opção de aplicação de pintura ou não.  

Se a opção for deixar sem pintura, tenha o cuidado de fazer a queima do concreto de maneira correta para evitar que ele possa esfarelar e formar buracos. Para aplicação da pintura é necessário que o contrapiso esteja queimado e preparado para essa técnica. 

Esse tipo de piso é resistente e muito utilizado em garagens de escritórios e prédios. A única desvantagem é a questão estética, pois o acabamento não é muito sofisticado e com o passar do tempo podem surgir manchas. 

 

Piso de cerâmica

O piso cerâmico liso é encontrado de diversas formas, cores e texturas, com modelos que reproduzem o mármore e a madeira. No momento de escolher opte por uma cerâmica mais resistente e antiderrapante para evitar acidentes. 

A vantagem desse tipo de piso para garagem é a praticidade na hora de instalar, tem um preço acessível e é fácil de limpar e remover possíveis manchas. No entanto, a desvantagem é o barulho causado pelo atrito entre o pneu do automóvel e o piso. 

 

Piso de cerâmica emborrachada

Este tipo de piso tem como vantagem não ser escorregadio e não fazer barulho quando você sair com seu veículo. Mas a desvantagem é no momento de higienização e manutenção, pois a sujeira fica impregnada nesse tipo de piso. 

 

Piso de pedra

O piso de pedra é uma opção para quem busca resistência, elegância e sofisticação para uma garagem na área externa em anexo a fachada da casa, criando uma união entre os dois ambientes. 

A vantagem desse tipo de piso para garagem é a durabilidade e resistência sem precisar estar sempre fazendo manutenções. Mas por outro lado seu custo é mais elevado. Porém, levando em consideração a durabilidade e os baixos custos de manutenção e cuidados anuais, essa pode ser uma boa opção.

 

Piso ladrilho hidráulico

O piso ladrilho hidráulico é um material antiderrapante, de alta qualidade e resistência semelhante ao acabamento do porcelanato. Mas a desvantagem é que esse tipo de piso absorve óleo e têm mais porosidade, facilitando o acúmulo de gordura e sujeira. Além disso, com o tempo pode ficar com um aspecto de encardido, se não for feita uma limpeza frequente.  

 

Piso de porcelanato

O piso de porcelanato é encontrado em várias cores e texturas. Seu valor é mais elevado em comparação com o piso de cerâmica, porém o acabamento é esteticamente mais bonito. A desvantagem é que ele é escorregadio e faz muito barulho em manobras com o carro ou moto. 

 

Piso de concregrama

Esse tipo de piso de grama é utilizado em áreas abertas que necessitam de drenagem, sendo uma opção sustentável para ter uma garagem bonita, além de preservar o meio ambiente.  É uma opção semipermeável, com alta resistência ao tráfego de veículos.  

 

Essas são apenas algumas dentre tantas opções que existem no mercado atual. Por isso considere o espaço disponível, o estilo de decoração e se a opção escolhida está dentro do seu orçamento. 

Portanto, faça uma pesquisa a fim de escolher o piso para garagem ideal conforme suas necessidades e prioridades. Continue acompanhando o  nosso blog para ter mais informações sobre construção.