Iluminação residencial: dicas para escolher a melhor para cada ambiente

Uma boa iluminação residencial pode deixar os ambientes mais confortáveis. Confira nossas dicas e escolha a melhor iluminação para cada ambiente!

 

A iluminação residencial é ideal para valorizar a decoração e a arquitetura da casa, além de influenciar no conforto e bem estar dos moradores. Um projeto de iluminação residencial pode otimizar o espaço e trazer mais segurança para o cliente. 

Para projetar a iluminação de cada ambiente, é preciso conhecer os modelos de  lâmpadas, tipos de luminárias e outros conceitos para que o ambiente tenha uma iluminação agradável e funcional. Confira nossas dicas para escolher a iluminação de cada ambiente! 

 

Iluminação residencial de acordo com os ambientes

A iluminação é o ponto chave para o bem estar e estilo de qualquer ambiente, mas é preciso que haja uma harmonia, para que a iluminação não seja nem muito fraca nem muito forte. Por isso, cada ambiente precisa de uma iluminação diferente, confira: 

 

Iluminação do quarto

A iluminação influencia diretamente no relaxamento e conforto, por isso ela deve ser leve e agradável. Podem ser usadas luminárias e spots no caso de teto rebaixo em gesso. O ideal é ter uma fonte de luz no centro, que possibilita a iluminação de cima para baixo. 

Outras opções para iluminação são os abajures ou luminárias coloridas, usados próximo a cabeceira da cama, para iluminar de forma mais amena o ambiente para quem gosta de fazer leitura antes de dormir ou precisa levantar-se no meio da noite. 

 

Iluminação da sala

A iluminação da sala de estar precisa deixar o ambiente agradável e aconchegante, ou seja, a opção é utilizar a luz difusa, para espalhar e deixar suave a intensidade de todo o ambiente. 

As luminárias de teto são ótimas para alcançar todos os pontos do ambiente, com lâmpadas em cores amareladas ou mais quentes, deixando o ambiente mais confortável e propício ao relaxamento. 

 

Iluminação da cozinha

A cozinha precisa de uma iluminação especial para garantir a segurança no preparo das refeições e higiene dos utensílios. Desta forma, a luz fria é a mais indicada para esse ambiente, pois permite uma visibilidade clara, difusa e eficiente do ambiente.

A dica é acrescentar fitas de led e spots direcionados ou pendentes sobre a bancada, para distribuir melhor a iluminação. Além disso, a cozinha deve ser bem iluminada para evitar acidentes ao manusear os alimentos e utensílios  

 

Iluminação do banheiro

A iluminação do banheiro deve dar uma sensação de relaxamento e aconchego, pois é onde as pessoas fazem a barba, maquiagem e sua higiene pessoal. Desse modo, a iluminação do banheiro pode ser com luzes brancas para garantir a luminosidade do local e que as atividades possam ser realizadas com perfeição.

Como é um local que precisa ser higienizado constantemente, podem ser utilizados spots e lâmpadas de led ao redor do espelho. Além disso, a iluminação natural é importante para evitar mofo e umidade. 

 

Iluminação para áreas externas 

A iluminação nas áreas externas da casa precisa valorizar o paisagismo, como jardins e quintais, a fachada da casa e o mais importante: trazer segurança aos moradores. São várias opções de lâmpadas que podem ser usadas para dar um toque de beleza e charme na área externa.

Alguns tipos de lâmpadas que podem dar um toque especial, são: 

  • Poste;
  • Cordões de luz;
  • Balizadores;
  • Luminárias espeto;
  • Refletores embutidos de solo;
  • Arandelas;
  • Luminárias subaquáticas;
  • Lanternas.

 

Tipos de iluminação residencial

Os tipos de iluminação servem para valorizar a decoração, fazer com que o ambiente seja mais amplo e transmitir segurança aos moradores. Se usadas do jeito certo e nos ambientes certos, podem transformar um lugar simples num lugar luxuoso e aconchegante. A seguir você vai ver os tipos de iluminação mais usados:

 

Iluminação direta

A iluminação direta é a luz focada em algum objeto ou ponto específico, como por exemplo uma luminária sobre a escrivaninha do quarto, ou um pendente com foco na mesa lateral. 

Esse tipo de iluminação pode ser encontrado em bibliotecas, cozinhas, banheiros ou no quarto, sendo utilizados spots, abajures, luminárias e pendentes com lâmpadas de led.  

 

Iluminação indireta

A luz indireta não é usada para tornar o ambiente mais iluminado, mas de maneira mais decorativa e aconchegante. Esse tipo de iluminação tem por objetivo suavizar sombras com uma iluminação mais difusa, sendo encontrada nos quartos, salas e ambientes mais intimistas.  

Pode ser colocada em forros de gesso, sancas, forros do ambiente com spots direcionados ou arandelas. 

 

Iluminação difusa

A iluminação difusa é muito usada nas residências, com o objetivo de iluminar o ambiente de forma suave e uniforme, sem criar contrastes e sombras sobre os objetos ou móveis. As lâmpadas são instaladas no teto, podendo ser centralizadas ou nos cantos. Esse tipo de iluminação é utilizada na sala, quartos e banheiros. 

 

Iluminação de destaque

Como o próprio nome já diz, serve para destacar algum objeto ou ponto específico da decoração. É uma luz concentrada usada para iluminação de fachadas, áreas de paisagismo ou um quadro diferente que tem na sala. Esse tipo de iluminação é muito utilizada para destacar objetos nas lojas e obras de arte nos museus. 

 

Iluminação de orientação

A iluminação de orientação é usada em ambientes específicos para orientar a circulação das pessoas, trazendo segurança e evitando acidentes. Neste tipo de iluminação, as lâmpadas são embutidas na parede ou no chão. Geralmente é usada em corredores, escadas, áreas de piscina, jardins e entradas de residências e condomínios.

 

Iluminação linear

Feitas por meio de pontos de luz contínuos, é um sistema moderno de iluminação. 

O efeito de luz proporcionado por este tipo de iluminação não prejudica a visão, pelo contrário, deixa o ambiente aconchegante e esteticamente agradável. A iluminação linear é bastante utilizada em ambientes funcionais.  

 

Portanto, a iluminação residencial pode parecer simples, mas é preciso planejar a iluminação de cada ambiente, pois uma boa iluminação interfere em como nos sentimos. 

Se você está com dúvidas, opte por fazer um bom projeto de iluminação com uma equipe especializada, que vai indicar as possibilidades para deixar o ambiente com mais conforto, funcionalidade e destacando a decoração. 

Para saber mais informações sobre a construção, continue acompanhando nosso blog.