Casa mista vale a pena? Conheça as possibilidades

Entenda quais as vantagens e desvantagens em construir uma casa mista. É a união das casas de madeira com cômodos em alvenaria.

Quando tomamos a decisão de construir a nossa casa, é normal que surjam várias dúvidas: Qual será o modelo? Casa em madeira ou alvenaria? Mista? Com um ou dois pavimentos?

Todas essas questões são super importantes para que você possa escolher algo que atenda a suas necessidades e se adapte a realidade da sua família, 

Os modelos mais comuns  de construção são as casas em alvenaria ou madeira. Ambas têm suas vantagens e benefícios e, para unir as duas possibilidades, há a casa mista, onde você tem alguns cômodos em madeira e o restante em alvenaria

Continue a leitura e entenda se a casa mista vale a pena!

 

O que é uma casa mista?

Uma casa mista é a que utiliza alvenaria e madeira na mesma obra. A escolha das peças onde serão empregados cada um dos materiais é estudada, de forma que haja adequação para a estrutura da obra. 

O objetivo é criar uma base sólida e também que tenha condições de receber modificações ou ampliações se assim for necessário. Além disso, busca garantir que a construção tenha durabilidade e segurança por muitos anos.

Geralmente, as partes úmidas da casa, como cozinha, varanda, áreas de serviço e banheiro são construídas em alvenaria. E o restante dos cômodos, como sala e quartos, são feitos em madeira. 

Porém essa divisão não é uma regra: a madeira pode sim ser utilizada nas áreas consideradas “molhadas”. Afinal, hoje em dia existem madeiras tratadas para serem utilizadas em qualquer ambiente residencial. 

Então, a utilização de um ou outro material em determinada áreas vai depender muito das preferências e necessidades de cada proprietário.

 

Casa de madeira ou mista: o que é melhor?

Há várias vantagens em optar por uma casa de madeira. Mas entre as principais, está o menor tempo para conclusão da obra, clima interno muito agradável, boa acústica e excelente isolamento térmico

Se a opção for por casa mista, a vantagem é poder unir o que há de bom nas casas de madeira com a solidez das casas em alvenaria e obter excelentes resultados.  Com isso, o imóvel se tornará mais resistente, sem perder a qualidade de um ambiente aconchegante e agradável. 

foto de casa mista construída pela Lazzarin

O que botar na balança na hora de decidir

Na hora de bater o martelo sobre qual modelo escolher, alguns detalhes precisam ser observados e colocados na balança. Depende muito da preferência dos proprietários, mas também da localização do imóvel, terreno, e outros fatores que veremos a seguir:

  • Como é a incidência de sol no terreno? 
  • O imóvel será utilizado para alugar ou para morar?
  • Quanto você pretende investir na construção?
  • Você tem o dinheiro disponível para construir ou será necessário financiar?

foto de casa mista construída pela Lazzarin

Mãos à obra

Ambos os modelos oferecem suas vantagens. E a casa mista une o melhor dos dois mundos. É uma ótima opção para quem quer unir a solidez da casa de alvenaria com o aconchego proporcionado pela madeira. 

Gostou deste conteúdo? Foi esclarecedor? Então continue acompanhando nosso blog  e saiba tudo sobre este segmento de construção.