Quanto custa uma casa de alvenaria? Descubra aqui!

Já parou para pensar em quanto custa uma casa de alvenaria? Saiba que os valores podem ter variações devido a uma série de fatores. Confira!  

 

 

A grande maioria da população tem o sonho de poder construir sua própria casa e ter um lugar para chamar de seu. São muitos modelos de casas que podem ser construídos, conforme as necessidades da família. 

Porém, uma das dúvidas frequentes é quanto custa para construir uma casa e quais são os fatores que precisam ser levados em consideração para montar um orçamento. A seguir veja quanto custa uma casa de alvenaria e porque os valores podem sofrer variações! 

 

Quanto custa para construir uma casa de alvenaria? 

O valor de uma casa de alvenaria pode variar de estado para estado e até mesmo de cidade para cidade, mesmo em território nacional. No entanto, cada estado oferece uma tabela de valores estimados de despesas para construir uma casa. 

Porém, outros fatores devem ser considerados antes de começar a construir uma casa, para não haver imprevistos no orçamento. A partir disso, é possível fazer um orçamento detalhado e realista dos gastos do início ao fim, ou seja do projeto até a casa estar pronta para morar. 

Vale lembrar que as alterações dos valores não ocorrem só por conta do preço dos materiais e mão de obra, mas também devido a localização e a demanda do setor de construção civil. 

 

O que considerar na hora de organizar o orçamento? 

No momento de organizar o orçamento é preciso levar em conta toda a parte burocracia para registrar o terreno, a contratação de um arquiteto para fazer a planta da casa que você deseja construir, além de um engenheiro responsável pelo projeto. 

Após definir estes custos iniciais é hora de colocar no papel os demais custos para construir uma casa de alvenaria. Mas, lembre-se que cada casa tem um orçamento específico conforme o que terá em sua construção e acabamentos. 

Para te ajudar a entender quais despesas considerar na hora de organizar seu orçamento para construção de uma casa de alvenaria, confira abaixo: 

 

Materiais utilizados 

O valor de uma casa de alvenaria varia muito de acordo com os materiais utilizados, ou seja, materiais de qualidade e que apresentem boa resistência e durabilidade vão ter um valor mais elevado e impactar no orçamento em geral. 

Por isso, faça uma lista de todos os itens necessários, como cimento, areia, tijolos, ferro, portas, janelas, tinta e demais itens para construir a casa. 

 

Mão de obra

A mão de obra pode impactar diretamente no orçamento de uma casa, pois quanto mais eficiente, maior será o valor cobrado para construção da casa. Ou seja, optar pela contratação de uma mão de obra qualificada pode até ter um custo maior, mas sem dúvidas é essencial para que sua casa fique do jeito que você sempre quis. 

 

Equipamentos

É super comum que, ao adquirir o terreno para a construção da casa, ele precise passar por terraplanagem. E isso envolve um gato com máquinas e equipamentos que também precisa ser considerado no orçamento da casa. 

 

Tipo de projeto 

Conforme o tipo de construção e detalhes do projeto os valores sofrem alterações, já que podem ser feitas casas convencionais, estruturais ou casas pré-fabricadas. Como em alguns casos é possível usar mais de um tipo de material no mesmo projeto, o custo também será diferente.  

 

Quantidade de cômodos e pavimentos 

Não menos importante a quantidade de cômodos que o imóvel vai ter e se a casa vai ter um ou dois pavimentos vai impactar diretamente no orçamento para construir a casa. 

A maioria dos projetos de casas é com 2 ou 3 quartos, sala, cozinha, banheiro e garagem. Porém, alguns projetos englobam quartos com suítes, com closets, com mais banheiros, sala de estar, sala de jantar, garagem, salão de festas e consequentemente será um espaço maior a ser construído. 

Isso também se aplica à quantidade de pavimentos, pois a quantidade de material para construção de uma casa com 2 pavimentos é diferente da de uma casa no térreo com apenas um pavimento.  

 

Revestimento

Muitas pessoas consideram apenas o valor do material para revestimento, mas esqueceram de contabilizar o valor da mão de obra para sua instalação. Para revestimento podem ser utilizados materiais como porcelanato, cerâmica, laminado, madeira e outros. Considere sempre todos os custos envolvidos. 

 

Acabamento 

Os acabamentos tanto das paredes, como dos rodapés e demais partes da casa, também geram gastos e costumam levar certo tempo. Então, esse é mais um item que precisa constar no seu orçamento, para que seja possível estimar quanto custa uma casa de alvenaria.

 

Tipo de teto

O tipo de teto utilizado para uma casa de alvenaria também deve ser colocado no orçamento. Pois existem muitas possibilidades, cada uma com valor diferente da outra. 

 

Telhado da casa

O que não pode ficar de fora é a escolha do tipo de telhado. Assim, a escolha pode ser feita entre entre laje, telhas de cerâmica, esmaltadas, de barro, acrílicas, brasilit e tantas outras opções disponíveis no mercado.

 

Despesas administrativas

É comum focar nos custos com material e se esquecer das despesas administrativas na hora de estimar quanto custa uma casa de alvenaria. Mas tens como os alvarás de construção devem constar no orçamento, pois são essenciais para a liberação da obra. 

 

banner para download do e-book sobre casas de madeira da Lazzarin

Afinal, como calcular o valor médio para construir uma casa de alvenaria? 

Para calcular o valor médio para construir uma casa de alvenaria, você pode se basear no CUBs do seu Estado e depois multiplicar pela quantidade de metros quadrados do projeto da sua casa. 

Desta forma, você obtém um valor bruto da construção. Ou seja, se o valor do metro quadrado é em torno de R$ 2.400 e você vai construir uma casa de 100 m², o cálculo é bem simples. Veja: 

*Valor Médio= 2.400 x 100 = 240.000,00

Porém, vale lembrar que esse é um valor médio de construção, ou seja uma estimativa de valor e que ele pode variar conforme o estado ou localização do terreno. 

Além disso, esse valor não inclui itens de acabamentos e você deve levar em consideração que todos os fatores já citados acima podem sofrer alterações em seu valor sem aviso prévio. 

Portanto, para saber quanto custa uma casa de alvenaria você precisará colocar tudo no papel, desde os materiais até itens de acabamentos para que a casa esteja pronta para morar. Não se esqueça que caso você não tenha os móveis para a casa, estes também devem ser colocados em orçamento. 

 

Quer saber mais sobre construção? Continue acompanhando nosso blog e não perca nossas dicas e informações sobre este assunto. Se ficar com dúvidas entre em contato conosco e solicite um orçamento, temos mais de 30 anos de experiência em construção, e elaboramos projetos personalizados de acordo com as necessidades da sua família.