Quer escolher a lâmpada certa para a sua casa e não sabe por onde começar? Conheça os diferentes tipos de lâmpadas e escolha o melhor modelo!

 

A escolha das lâmpadas é um detalhe que muitas vezes passa despercebido em meio a todos os pontos que precisam de atenção na construção de uma casa. Mas escolher as lâmpadas certas faz toda a diferença na iluminação da casa e também no valor gasto em energia elétrica. 

Atualmente, é possível contar com vários tipos de lâmpada, o que pode tornar a escolha um pouco difícil. Por isso preparamos esse conteúdo. Continue a leitura e saiba como escolher a lâmpada ideal, levando em consideração os tipos, eficiência e onde será usada. Confira!

 

Quais são os diferentes tipos de lâmpada?

A iluminação da casa é essencial para ter ambientes agradáveis e aconchegantes em sua residência. Porém, na hora da escolha podem surgir algumas dúvidas, como: qual lâmpada pode ser utilizada, qual tem um consumo de energia menor e com uma vida útil maior. 

Por isso é essencial conhecer os diferentes tipos de lâmpada, para entender qual se adequa às suas necessidades. Conheça os diferentes tipos de lâmpadas abaixo:

 

Lâmpada incandescente

As lâmpadas incandescentes são um dos tipos mais antigos e, por isso, apresentam algumas desvantagens. Como um consumo de energia alto e sua vida útil baixa, que gira em torno de um ano ou até menos. Assim, por não ser tão eficiente, está sendo substituída por outras opções que geram mais economia. 

Com o passar do tempo, este tipo de lâmpada pode escurecer devido ao filamento de tungstênio desprender partículas que aderem às paredes da lâmpada. Seu custo é bem menor em comparação aos outros tipos de lâmpadas, sua luz é amarela e sua eficiência é muito baixa, em torno de 1000 mil horas. Isso porque apenas 5% da energia consumida por uma lâmpada incandescente é transformada em luz, a outra parte é emitida em forma de calor. 

 

Lâmpada fluorescente 

As lâmpadas fluorescentes apresentam uma economia de energia de até 80% e duram 10 vezes mais em comparação com as lâmpadas incandescentes. Além disso, sua eficiência luminosa é maior e sua vida útil é de aproximadamente 10.000 horas.

Elas são conhecidas também como eletrônicas e podemos encontrar nos modelos tubular, compacta não-integrada e compacta eletrônica. O modelo de lâmpada fluorescente é encontrado na cor branco frio. Mas já tem modelos que imitam uma luz amarelada, semelhante às lâmpadas incandescentes.

Muito utilizadas em residências e ambientes comerciais, as lâmpadas fluorescentes compactas são menores que as demais lâmpadas.

banner para download do e-book sobre casas de madeira da Lazzarin

Lâmpada halógena

Esse tipo de lâmpada é similar a lâmpada incandescente, porém mais econômica e potente. A vida útil deste modelo é de cerca de 2.000 horas e ela não escurece com o tempo. 

Além disso, ela também pode esquentar o ambiente e seu uso é muito comum para uma iluminação de destaque, decorativa e em jardins, usada em residências e no comércio. É encontrada como mini-dicróica, lâmpada dicróica bi-pino, dicróica base E27 e lâmpada dicróica.

 

Lâmpada de LED

As lâmpadas de LED são mais eficientes e modernas que os demais tipos. Também, seu custo benefício permite uma redução de até 90% no consumo de energia e sua durabilidade pode chegar a 60.000 horas.  

Seu custo é um pouco mais elevado que as demais lâmpadas. Mas, apesar disso, apresenta melhor custo benefício, como a economia de energia que pode ser percebida. Podem ser usadas na iluminação de qualquer ambiente da casa. Ou até mesmo numa iluminação de destaque, em spots, arandelas, luminárias e iluminação de fachadas. Além disso, é encontrada em diversos formatos e cores, ideal para decorar ambientes diferentes com mais economia. 

 

Mas, como escolher a lâmpada certa? 

Alguns pontos importantes devem ser considerados para escolher a lâmpada certa, como:

  • Se o ambiente recebe mais luz natural e quanta luz solar incide neste espaço;
  • O tipo de iluminação desejada, que varia de acordo com cada ambiente;

Além desses pontos, as lâmpadas devem estar em harmonia com a decoração por ser um detalhe importante que faz toda a diferença. Assim, a lâmpada deve unir beleza e economia em sua residência. 

 

Portanto, conhecer melhor cada um dos tipos de lâmpada é fundamental para escolher o modelo mais econômico e com maior durabilidade para sua casa. 

Gostou? Continue acompanhando o nosso blog e confira mais informações e dicas sobre construção.