12-dicas-para-refrescar-sua-casa-de-madeira-no-verão---Lazzarin-Madeiras-e-Casas

Casas construídas em madeira têm diversas vantagens, a começar pela rapidez na sua edificação, pois geralmente são feitas com peças pré-moldadas – bastando apenas serem montadas-, e pelos custos, bem mais baixos do que o valor de construção de uma casa de alvenaria. A exceção são as madeiras mais nobres

E, ao contrário do que muitos acreditam, esse tipo de casa não é mais quente no verão, já que a madeira é um isolante térmico natural, o que significa que é mais fresca no verão e menos fria no inverno. E ainda tem alguns recursos bem interessantes para deixar sua casa de madeira ainda mais fresquinha nos dias quentes de verão. Continue a leitura e confira 12 dicas de como fazer isso!

 

1- Evite usar tapetes muito peludos e com cores escuras no verão, pois eles passam uma sensação de aquecimento que não é bem-vinda em dias quentes. Mas, se você ama tapetes, faça a substituição por peças de fio curto e de tons mais claros. Tapetes produzidos com fibras naturais, como cana-da-índia, por exemplo, são ótimas opções.

2- O vidro é um material que refresca os ambientes, por isso invista em espelhos, quadros, vasos e outros itens decorativos em vidro.

3- Evite acumular objetos demais, pois o excesso de coisas contribui para abafar os ambientes. Quanto mais espaço para o ar circular, melhor!

4- A cor branca e os tons claros ajudam a refrescar os ambientes, por isso evite pintar paredes com tons muito escuros.

5- Sofás e poltronas de cores escuras e forrados com materiais pesados, como veludo ou camurça, definitivamente não combinam com o verão. A dica nesses casos, é cobri-los com capas de tecidos leves, como linho e algodão, por exemplo, que além se serem materiais mais frescos, também são fáceis de lavar.

6- Esqueça as mantas de sofá, pois, se elas são quentinhas e gostosas no inverno, no verão ninguém quer chegar nem perto!

7- Assim como nos sofás, colocar capas de tecidos frescos, como linho e algodão, e com tons claros em almofadas, também ajuda a criar um ambiente menos quente nos meses de temperatura elevada.

8- Troque suas lâmpadas incandescentes tradicionais, que aquecem o ambiente, por lâmpadas de LED. Além de não contribuírem para esquentar a casa, as lâmpadas de LED são bem mais econômicas.

9- Se você gosta de fontes com água e aquários, terá mais um motivo para tê-los em sua casa, pois a umidade desses objetos ajuda a refrescar o ar.

10- Dê preferência para cortinas leves, de modo que a brisa possa entrar facilmente dentro de casa. Assim como as paredes e os sofás, o ideal é que as cortinas sejam brancas ou de cores claras. A cor branca reflete mais do que absorve a luz e, apesar de não ser capaz de refrescar o ambiente, pelo menos evita que ele fique ainda mais quente.

11- Para deixar a cama mais fresca, use lençóis e fronhas feitas 100% com algodão.

12- Inclua vasos com plantas naturais na decoração da sua casa, pois elas ajudam a diminuir a sensação de calor. Mas não use folhagens muito grandes, senão, em vez de refrescar, elas vão conferir uma sensação de mais calor.


Você pode distribuir vasos pela casa ou concentrá-los em um canto, montando uma área verde. Caso queira deixar as plantas perto da janela, é preciso que elas sejam do tipo que gosta de luz, como a espada-de-são-jorge, lírio da paz, orquídeas, dracena e samambaias.

Outra alternativa é usar plantas cultivadas apenas com água, como o singônio, por exemplo. Basta preencher o vaso com pequenas pedras, como argila expandida ou ametista. E para deixar o arranjo ainda mais bonito, utilize um gel especial para jardinagem. Disponível em diversas cores, esse gel ajuda na evaporação da água e não permite a formação de criadouros do mosquito da dengue.

Com essas dicas, a sua casa de madeira vai ficar bonita e ainda mais fresquinha durante o verão!

Aproveite que está aqui para ler outros conteúdos interessantes no nosso blog!