Telhado para garagem: existe um modelo ideal

Deixar o seu veículo na rua todos os dias é um pesadelo, concorda? Se você vai construir um lugar para ele, tem que pensar no telhado para garagem. Confira!

Uma garagem coberta faz toda a diferença na conservação e segurança do veículo, não é mesmo? Quem já teve que deixar o carro na rua por bastante tempo, sabe bem do que estamos falando. Sem um telhado para garagem, o veículo tem que passar por todas as condições do clima sem proteção.

Se você vai construir uma casa ou mesmo uma garagem novinha, o indicado é avaliar o tipo de material que vai usar no telhado. Continue a leitura e descubra o que você deve levar em consideração na hora de escolher o modelo ideal.

O que considerar no telhado para garagem

Não saia por aí escolhendo qualquer tipo de material e modelo de cobertura. Existe uma série de fatores que você deve levar em consideração antes de definir o telhado para garagem. Em primeiro lugar, analise a estrutura do imóvel. Se o telhado não estiver de acordo com o projeto arquitetônico, desconsidere-o. Pesquise em fontes confiáveis ou converse com um profissional da área para não prejudicar a aparência do imóvel.

Pense também nas características climáticas da cidade que você mora. Se costuma chover bastante, por exemplo, um pergolado sem uma cobertura eficiente não vai ajudar a proteger o veículo. Mesmo com um visual interessante, não valeria a pena.

Outra questão, que é mais de gosto ou necessidade pessoal, é utilizar a garagem coberta para outras funções. Receber os (as) amigos (as) para um almoço ou festa, por exemplo, é uma delas. “Estacionar” a bike também costuma ser uma função extra do lugar.

Importante: não esqueça de fazer o levantamento do orçamento disponível e pesquisar pelos melhores profissionais para evitar dores de cabeça com reformas não previstas.

Tipos de material do telhado para garagem

Separamos alguns materiais disponíveis no mercado e que são bastante utilizados. Confira qual se encaixa com o seu perfil:

Alumínio

O alumínio é um material bastante utilizado no telhado para garagem, principalmente pelo fator econômico. Seu preço é atrativo e o visual também não deixa a desejar.

Por ser um material resistente e de qualidade, é um ótimo negócio para quem vai construir ou reformar a garagem.

Policarbonato

O policarbonato tem uma característica peculiar, ele é uma peça inteira. Sem emendas, não deixa a luz passar pelo telhado, dando mais proteção ao painel, estofamento e pintura do veículo.

Assim como alumínio, o policarbonato é uma peça de fácil acesso e com um custo atraente.

Lonas

Mais populares, as lonas costuma servir de “quebra galho” enquanto não se faz um telhado para garagem mais adequado. Refere-se a um material plástico grande que cobre a garagem, mas que quando há chuvas, pode sofrer com o peso do acúmulo de água e cair sobre o veículo.

Portanto, use a lona somente enquanto estiver construindo a garagem ou durante a troca do tipo de telhado.

Telhas de cerâmica

Ao escolher a telha de cerâmica, você terá boa segurança e um telhado para garagem sólido. Além disso, se sobrar algumas telhas da construção da sua casa, pode reaproveitá-las!

Vidro

O vidro é uma opção moderna de telhado para garagem. Se você estiver disposto a investir um pouco mais, a cobertura feita com vidro é uma excelente ideia.

Em alta nas construções, o vidro promove um efeito estético muito bonito, oferecendo leveza e elegância a um móvel que, até pouco tempo, não era tão observado.

Forro de PVC na garagem

Se você for instalar um forro na garagem, uma boa alternativa é o modelo de PVC. Como é um ambiente em que o carro pode trazer sujeira provocada pelo motor, ter um forro fácil de limpar é positivo. O PVC facilita a limpeza e não deixa impregnar a sujeira.

Além da limpeza, o forro de PVC é um bom isolador acústico. Deste modo, diminui a propagação do som para fora do ambiente. Lembra do “utilizar a garagem para outras coisas”? Então, o barulho do churrasco com os amigos fica “mais interno”.

Outros fatores interessantes do PVC é que ele não propaga o fogo em casos de incêndio e nem sofre com a umidade. E ainda, sua instalação é rápida e no futuro, o material pode ser reciclado e servir para outros fins.

Forro de madeira na garagem

O forro de madeira possibilita um visual mais rústico ou, dependendo do material, torna-se um incremento ao estilo contemporâneo. A utilização do forro de madeira dispõe de requinte e traz mais aconchego ao ambiente.

A versatilidade é outro ponto forte do forro de madeira, pois ele se encaixa em qualquer tipo de ambiente e decoração. Se você também vai usar a garagem para outros fins, como fazer um aperitivo com os (as) amigos (as), o visual fica bem agradável. Além disso, a boa acústica do forro de madeira é uma boa aliada.

Telhado para garagem com forro à vista

Este é outro forro que pode ser um charme: o forro à vista. Se utilizar madeiras de qualidade e telhas bonitas e resistentes que agreguem ao visual da garagem, o espaço pode surpreender. No entanto, é preciso que o telhado combine com a arquitetura da casa.

Se for bem elaborado, tem tudo para ser um diferencial. Por isso, escolha bem a madeira e as telhas que vai utilizar. Entre os modelos de telhas mais encontrados no mercado, estão: de cerâmica, de fibrocimento, metálicas e de PVC.

telhado para garagem

Como você pode ver, não existe um “modelo ideal” padrão, o modelo que você escolher terá de ser perfeito para você. Isso significa que nem sempre o mesmo telhado é bom para todas as pessoas que pretendem construir. Leve em consideração as dicas que preparamos acima e defina o seu modelo ideal de telhado para garagem!

E agora, já escolheu o material do telhado para a sua garagem? Aproveite também para conferir o nosso eBook: “Tudo que você precisa saber sobre casas de madeira”. Clique aqui!

Construir ou não uma casa de madeira?

Nós temos super dicas que podem ajudar na sua decisão!
eBook Lazzarin Casas de Madeira - Tudo que você precisa saber sobre casas de madeira

    Nome:

    E-mail:

    Celular:

    Cidade:

    Você já possui residência?

    Nos próximos 12 meses você prentende: