Qual é o tamanho ideal para a sua casa de madeira? Quantas pessoas e qual é a faixa etária dos moradores? Veja os demais fatores que não podem ficar de fora.

Muitas pessoas se perguntam ou mesmo não sabem o tamanho ideal para construir a sua casa de madeira. Como cada caso tem as suas necessidades, é fundamental considerar os fatores individuais.

Por outro lado, existem elementos que não podem ficar de fora, seja para uma pessoa solteira, casada, com família grande ou pequena.

Se vai construir, quais são os fatores que você está levando em conta para definir o tamanho do seu lar? Confira se você está certo ou anda esquecendo de alguns itens importantes.

O tamanho da família

O tamanho da sua família tem tudo a ver com o tamanho da casa de madeira! Se você é casado (a), uma casa com dois quartos e os demais cômodos tradicionais pode ser o suficiente. O primeiro e maior quarto, obviamente será para o casal. Já o segundo, pode ser transformado em um escritório ou no quarto de um futuro filho.

Caso a sua família seja maior ou o casal pretenda ter mais filhos, uma casa de madeira com mais espaço e três quartos é o tamanho ideal. Se tiver ainda animais de estimação que adoram brincar, uma varanda e a garagem espaçosa também vão ajudar (um quintal seria ótimo).

Outro ponto importante é a presença de idosos na casa, sejam eles moradores ou visitas frequentes. Eles precisam de espaço para se locomoverem e também de instalações aconchegantes.

Para os solteiros, uma casa de madeira mais compacta com um quarto, instalações com diversos serviços disponíveis em áreas comuns é uma boa pedida.

A faixa etária dos moradores

Sim, a idade de todos os moradores deve ser considerada! O fator é importante principalmente em função dos filhos. Quando eles são pequenos, não se importam em dividir o quarto. Porém, a partir da adolescência, as coisas mudam. Os jovens querem privacidade e mais espaço, além de opinarem e escolherem a decoração.

Mais importante do que simplesmente oferecer um quarto para cada um dos filhos, é entender que os jovens, muitas vezes, começam a imprimir os traços de sua personalidade e deixar “o mundo do seu jeito”.

Da mesma forma, se uma pessoa idosa da família for morar com você, ela também vai desejar ter o seu quarto e até mesmo um banheiro próprio.

Esse fator é muito importante na hora de idealizar o tamanho da casa. Analise todas as hipóteses possíveis para tomar uma decisão mais assertiva.

O tamanho ideal da sua casa de madeira

Depois de fazer o levantamento das informações acima, é hora de apresentar as suas necessidades ao arquiteto ou engenheiro que vai desenvolver o seu projeto. O profissional vai sugerir, em função do que você procura, um tamanho confortável.

Mas, para ter um ponto de partida, considere que uma casa a partir de 50 m² é ideal para um casal que não tem filhos e não pretende aumentar a família. Acima desse tamanho, entram em cena as famílias maiores, variando de acordo com a quantidade de filhos, moradores idosos e se há animais de estimação.

Dica: se você gosta de receber visitas para uma confraternização, acrescente alguns metros à sua casa de madeira ou reserve um espaço para isso.

Dimensões dos cômodos

Separamos, com o intuito de garantir bem-estar e conforto aos moradores da casa de madeira, as dimensões ideais dos cômodos mais utilizados. Confira:

  • Sala de estar: área mínima: 12 m²; largura mínima: 2 m; pé direito: 2.6 m e largura da porta da sala: 0,80 cm;
  • Cozinha: área mínima: 4 m²; largura mínima: 1.5 m; pé direito (altura): 2.5 m e largura mínima da porta: 0,80 cm;
  • Quartos: 12 m² se for só um quarto e 9m² se for mais de um quarto. A largura mínima é de 2 metros e o pé direito com altura mínima 2,6 m;
  • Banheiro: o espaço deve ser o suficiente para colocar o chuveiro, armário, vaso sanitário e o que mais um banheiro necessita. Área mínima do banheiro: 1.5 m²; largura mínima: 0,80 cm; pé direito (altura) do banheiro: 2.3 m e largura da porta do banheiro: 0,60 cm.

Importante: estas são as medidas mais comuns encontradas nas casas. Porém, leve em consideração os aspectos físicos dos moradores, como o uso de cadeiras de rodas (para portas mais largas e cômodos maiores), ou mesmo futuras necessidades que poderão surgir.

 

Como afirmamos no início do texto, existem fatores que são determinantes para definir o tamanho da casa de madeira. Não é apenas questão de luxo ou estética, mas de praticidade e conforto para todos os moradores.

Agora que você já consegue identificar qual é o tamanho ideal para a sua casa, agende um horário com um especialista e solicite um orçamento!