Ter contato com a natureza está ficando cada vez mais difícil. No entanto, é possível criar medidas para aumentar essa conectividade. Conheça o jardim de inverno pequeno!

Com a rotina corrida do dia a dia, observar e ter tempo para as pequenas coisas da vida acabam passando despercebidas. Antigamente, brincadeiras saudáveis eram muito estimuladas, como: fazer trilhas, pescar ou tomar banho em rios, subir em árvores, entre muitas outras.

Hoje, com a falta de tempo, as prioridades tomam outro foco, deixando o contato com a natureza (que é super importante) de lado. No entanto, existem maneiras de trazer a natureza para dentro de casa, fazendo com que ela fique mais perto e mais presente do nosso dia a dia. 

Neste conteúdo, vamos mostrar a você como fazer para montar um jardim de inverno pequeno dentro da sua casa! Continue a leitura e veja como fazer!

1- Defina o local para montar o seu jardim de inverno pequeno

Se você ainda não tem a sua casa construída e um dos seus desejos é ter um jardim dentro de casa, é fundamental que você avise seu arquiteto. Assim, em conjunto, vocês podem definir qual será o melhor local para montar o seu jardim de inverno.

Pense junto dele uma maneira de utilizar a luz natural, para dar um destaque e maior tempo de vida às plantas.

Para quem já possui a casa construída, nossa dica é levar em conta a usabilidade do local. Embaixo da escada, por exemplo, é um ótimo local para fazer um jardim, isso porque esta é uma área pouco explorada! 

Além disso, você pode montar seu jardim de inverno pequeno na sala de estar, na sala de jantar, em algum quarto, banheiro, corredor, cozinha ou em uma área externa. Ainda, é possível montá-lo em outros locais em que há um pequeno espaço disponível e você queira transformá-lo, aí entra a sua criatividade!

2- Defina as plantas que irá utilizar

Para escolher as melhores plantas para o seu jardim de inverno pequeno, é muito importante que você fale com um floriculturista, designer de interiores ou seu arquiteto. 

Geralmente, estes profissionais possuem bastante conhecimento na área e saberão quais são as melhores opções!

No entanto, se você quiser fazer sozinho, opte por plantas que possuem bastante durabilidade e se adaptem facilmente ao ambiente interno da casa. Podemos dividir as plantas em três categorias:

  • Plantas para o sol
  • Plantas para meia sombra
  • Plantas para sombra

Plantas para o sol

Essas plantas são ideais para quando o seu jardim de inverno pequeno fica exposto ao sol. Esse tipo de planta geralmente não exige muitos cuidados, apenas água na medida certa e na recorrência exata. 

Para fazer esse modelo de jardim, aposte em plantas como: peperômia, dedinho de moça, jade, aortia, planta fantasma, carpete dourado, flor da fortuna, gastéria, planta pérola, flor de maio, cactus, suculentas, entre outras.

Plantas para meia sombra

Essas plantas são ótimas para quando o seu jardim de inverno é iluminado pelo sol mas não de maneira direta, ou seja, quando o sol não pega nelas, mas incide sua claridade.

Você pode utilizar plantas como: orquídea, bromélia, samambaia, espada de São Jorge, palmeira leque, jibóia, lírio da paz, begônia, ráfis, entre outras. Lembre-se que esse tipo de planta exige irrigação mais vezes. 

Plantas para sombra

Especiais para os locais em que não há incidência de luz natural. Essas plantas possuem cuidados mais frequentes, como água e nutrientes no solo para que fiquem sempre bonitas.

São elas: cróton, cheflera, samambaia, luca, árvore-da-felicidade, zamioculca, espada de São Jorge, peperômia, ciclanto, mini-cacto, camedorea-elegante, costela de Adão, areca, antúrio, lírio da paz, orquídea, violeta, entre outras. 

Apenas tome cuidado com o tamanho das plantas que você for escolher para montar o seu jardim de inverno pequeno. Afinal, se as plantas forem exageradamente grandes, não irão combinar com o tamanho do seu jardim.

3- Use elementos decorativos

Além de escolher um ambiente legal e as plantas ideais para esse local, é imprescindível que você escolha também ótimos elementos decorativos. 

O jardim de inverno pode conter diversos incrementos, como pedras brancas e coloridas, pedriscos, fontes de água, deck de madeira, chuveiro, peças em gesso, entre outros. 

Além disso, as paredes também podem ser exploradas. Peças ornamentais, quadros ou vasos decorativos são uma boa pedida. O chão também é essencial, então, invista em uma lareira à gás, ou à álcool, por exemplo.

Aderir à porta de vidro é muito bacana, pois ela pode limitar o acesso até chegar ao jardim, ou mesmo definir uma passagem por ele (como em um corredor).

4- Escolha os móveis que irão compor o ambiente do jardim de inverno pequeno

Os móveis são fundamentais para a montagem do seu jardim de inverno. Aqui é preciso ter um pouco de senso de limitação. Se o seu jardim não comporta muitos móveis, escolha alguns funcionais, como uma poltrona ou uma rede para descanso.

No entanto, se o lugar permite a inclusão de mais alguns itens, aposte em uma mesinha de centro e em uma prateleira para incluir alguns livros e revistas.

Bancos e namoradeiras são excelentes, caso haja espaço para eles!

5- Aproveite cada espaço do seu jardim de inverno

Indiferente qual for o tipo de jardim e a sua localização na casa, é possível criá-lo, e, além disso, aproveitar todo o espaço da melhor maneira possível.

Antes de ir à execução, é válido que você realize um mini projeto do seu espaço. Desenhe-o em uma folha de ofício e pré-disponha os itens que você quer incluir no seu jardim de inverno. 

Assim, é possível ter uma ideia de como ficará a disposição, o que é possível incrementar e o que é necessário remover. 

Pense sempre na possibilidade de usabilidade. Por exemplo, um jardim de inverno pode ser um ótimo local para você relaxar, fazer meditações, ou se exercitar. Leve isso em consideração e faça as melhores escolhas, aproveitando cada centímetro do seu jardim!

E aí, gostou das nossas dicas de como fazer um jardim de inverno pequeno? Espero que elas possam ser úteis e ajudar você a criar um espaço incrível! Quer saber mais sobre estilos de jardim? Então, leia o conteúdo em que falamos sobre jardim de parede!

Dúvidas na hora de construir a sua casa de madeira? Inspire-se em modelos de casa de madeira!

Baixe o eBook e desfrute de super dicas!
Baixar grátis!