Janelas e portas de madeira: beleza e garantia de qualidade 

A construção de casas de madeira ou alvenaria é uma tarefa complexa, que envolve uma série de decisões. São muitos os detalhes que precisam ser pensados, como, por exemplo, a escolha das portas e janelas.

Além de bonitas, as janelas e portas precisam ser práticas, funcionais e, é claro, devem estar em acordo com o projeto arquitetônico do imóvel. 

Continue a leitura e veja o que é necessário considerar para escolher as melhores janelas e portas de madeira para a sua casa!

 

Portas e janelas de madeira: como fazer a melhor escolha

Não há dúvidas do quanto portas e janelas são elementos importantes em um projeto de reforma ou construção de uma casa. No mercado existe uma grande variedade de materiais que podem ser usados nessas estruturas, como o ferro, o alumínio, o vidro, o PVC e a madeira, entre outros.

No entanto, a estética e a durabilidade da madeira faz com que ela seja escolhida por uma boa parcela dos consumidores que estão construindo ou reformando seus imóveis. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, no Brasil as portas e janelas de madeira e aço são as preferidas.

 

Detalhes que devem ser observados

  • Conhecer o espaço e as características do imóvel é o primeiro passo, pois só assim você saberá qual a necessidade de proteção térmica, acústica e contra insetos, por exemplo.
  • Após definir quais portas e janelas serão usadas na obra, é preciso analisar a posição das janelas. Observe se elas vão trazer luminosidade suficiente durante o dia, para que não seja necessário o uso de lâmpadas artificiais.
  • Além disso, é importante atentar para a localização da casa e para o trajeto do sol desde que ele nasce até a hora de se pôr, pois assim é possível saber em que horário do dia os raios entram nos diferentes cômodos do imóvel. 
  • A porta principal, que é a entrada da casa, funciona como um cartão de visitas, portanto, é necessário um cuidado especial na hora de fazer a escolha. As mais usadas são as portas de madeira simples, que não têm muitos adornos e se abrem para o lado de dentro. Elas podem ser uma ótima opção porque combinam com diversos estilos de construção. 
  • Se o objetivo é obter o máximo em iluminação natural para o ambiente, escolha uma porta de madeira com vidro.

 
Vantagens das esquadrias de madeira

Existem duas importantes razões pelas quais escolher portas e janelas de madeira são uma excelente opção. Confira!

 

1 – Durabilidade

Muitas pessoas acreditam que a madeira é menos resistente que outros materiais, mas isso não corresponde à verdade. Toda e qualquer madeira, quando tratada adequadamente e com a manutenção necessária, é extremamente durável, mesmo ficando exposta às intempéries do clima (sol, vento, umidade, chuva).

2 – Estética

A madeira é um material muito versátil, pois combina com as mais diferentes estruturas, como gesso, alvenaria e outros materiais. É perfeita para dar um toque extra de charme aos imóveis porque combina com diversos estilos de construção, desde os mais rústicos até os mais sofisticados. 

E a oferta de madeiras também é vasta, pois existem inúmeras espécies que são adequadas para a construção civil.

 

Quais os tipos de madeira mais usados na construção de imóveis?

Existe uma grande variedade de madeiras utilizadas na construção civil. Algumas são mais indicadas para ambientes internos, sendo que para áreas externas geralmente são usadas madeiras nobres, que são mais resistentes à umidade e ao ataque de pragas, como fungos e cupins, tais como:

  • Teca: devido à sua resistência à água e a outros fatores externos, esta espécie de madeira é uma das mais utilizadas em construções navais. 
  • Garapeira – madeira densa, resistente e de corte difícil, tem cor que varia entre o castanho-amarelado e tons de bege e amarelo. 
  • Ipê – madeira pesada e muito resistente, com coloração em tons castanhos, permite um ótimo acabamento. 
  • Itaúba – madeira difícil de serrar, tem uma excelente durabilidade. Possui um tom amarelo-esverdeado que se modifica com o tempo, alcançando uma coloração parda de castanho-escuro.

Já para áreas internas, algumas das madeiras mais utilizadas são:

  • Eucalipto – produto de reflorestamento, o eucalipto é uma das madeiras mais usadas nos interiores dos imóveis, pois apresenta um ótimo custo-benefício. Necessita de tratamento contra cupins, mas com este cuidado a madeira se torna bastante resistente e durável. 
  • Araucária – a madeira de Araucária também é resultado de reflorestamento e é muito usada na construção civil. Apesar de ser pouco resistente ao ataque de cupins e fungos, ao receber tratamento adequado também se torna bastante resistente e durável. 
  • Peroba rosa – é uma madeira bastante dura e compacta, que apresenta ótima durabilidade quando não exposta à umidade e tratada contra o ataque de pragas.


Independente do seu imóvel ser uma casa de alvenaria, uma casa pré-fabricada ou uma casa de madeira é muito importante escolher bem as esquadrias. Janelas e portas de madeira cumprem muito bem o papel de isolantes térmicos e acústicos. 

Além disso, há diversos modelos de janelas e portas. Certamente você vai encontrar o que melhor se adapta ao seu gosto pessoal. E com alguns cuidados básicos e bem simples, as esquadrias se manterão bem conservadas e bonitas por muitos e muitos anos!


A Lazzarin é especialista na construção de casas de madeira e atua no mercado desde 1987. Além disso, também comercializa madeiras no atacado e no varejo, atendendo aos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. 

Aproveite que está aqui e solicite um orçamento sem compromisso!