No mercado existe uma infinidade de opções em materiais para iluminação de fachada residencial. A oferta de luminárias é tão grande que fica até difícil escolher!
Para ajudar nessa tarefa, o primeiro ponto a ser observado é: a iluminação é por uma questão de segurança ou apenas para decorar a fachada da sua casa e valorizar a arquitetura? Definir isso é importante para escolher as cores e a intensidade das lâmpadas, assim como o seu posicionamento.
Prossiga com a leitura e confira algumas sugestões interessantes sobre iluminação de fachada residencial.
Como escolher a melhor iluminação para fachada residencial?
Com o objetivo principal da iluminação da fachada definido, é hora de escolher as luminárias mais adequadas. Os dois tipos de luzes mais utilizados, justamente porque mesclam decoração e funcionalidade, são as arandelas e os spots.
As arandelas são as mais usadas em muros externos e internos, assim como em paredes frontais ou de garagens. Ao ser instaladas na parede, a sua luz pode ser rebatida para cima ou para baixo.
Já os spots são os mais indicados para iluminar o chão, as plantas do jardim e para delinear os caminhos. Há modelos de spot que se ajustam ao ângulo que se quer iluminar e outros que podem ser embutidos de forma bem discreta.
Há ainda, outras alternativas de iluminação para a área externa, como as luminárias balizadoras e os postes de jardim.
O ideal é que a iluminação de fachada residencial possa unir as duas soluções, tornando a casa mais segura e, ao mesmo tempo, mais bonita.
Veja a seguir, uma lista de opções em iluminação para embelezar a frente da sua casa!
Luzes brancas ou amarelas na iluminação para fachada residencial?
Luzes amarelas deixam o ambiente mais quente, mas luzes brancas bem utilizadas também dão um ótimo resultado. Independentemente do tipo de lâmpadas, é importante que a cor delas esteja em harmonia com as cores e o estilo da fachada.
Luminária balizadora
Esse tipo de luminária é de piso, mas elas não são embutidas, por isso são mais altas. Com luminárias balizadoras a iluminação fica suave e discreta.
Spots de piso
Spots de piso são ótimos para realçar a textura e as cores dos materiais utilizados na fachada do imóvel, realçando suas texturas e cores.
Luminária para varanda com fachada de vidro
O uso de duas arandelas – uma em cada lado da parede da varanda – é suficiente para complementar a iluminação, pois em uma fachada em vidro, a luz do interior da casa funciona como uma grande luminária.
Luminárias para jardim frontal
Usar luminárias intercaladas com arbustos é uma forma excelente de embelezar um jardim frontal, valorizando ainda mais fachadas em estilo moderno.
Pilares iluminados
Em uma casa de madeira com pilares frontais de concreto, a iluminação complementa perfeitamente o desenho da fachada, valorizando bastante a sua estrutura.
Luminárias para garagem
Se a sua garagem integra a fachada da sua casa, o ideal é usar uma iluminação que alie beleza e funcionalidade.
Spots embutidos no chão da entrada de madeira
Luminárias de piso embutidas no chão, aliadas à vegetação, são perfeitas para complementar a rusticidade de uma entrada de madeira. Elas valorizam o caminho até a porta principal.
Iluminação de fachada residencial para casa de dois andares
Em uma casa de dois pavimentos, a iluminação da fachada pode ser instalada em linha reta no piso superior. Assim, a luminosidade será rebatida para baixo, ressaltando os materiais usados nos revestimentos.
Além das sugestões citadas acima, existe mais uma infinidade de opções para iluminar a fachada da sua casa. Como sabemos, além do fator segurança, investir em um bom projeto luminotécnico é determinante para valorizar a arquitetura do imóvel.
A fachada é o cartão de visitas de uma residência. E qualquer casa é mais segura quando bem iluminada, não é mesmo?
Dica importante: para evitar desperdícios de energia elétrica, opte por um sistema de iluminação automatizado, que acende as luminárias quando escurece e apaga quando amanhece, principalmente se a fachada da sua casa for mais ampla e necessitar de uma número maior de lâmpadas.
Gostou deste conteúdo? Tem muitos outros artigos interessantes aqui no nosso blog!