O que dá o toque final ao quarto é a decoração. Conheça agora os 5 estilos de quarto mais procurados e inspire-se para planejar os seus!
Como definir os estilos de quarto dos dormitórios do seu projeto? De acordo com a decoração da casa? Com o gosto pessoal de quem vai usar o cômodo? Ou usar os mesmos materiais da casa, como a madeira?
Nem sempre essa é uma escolha fácil e pensando nisso, vou ajudá-lo a fazer a melhor escolha para o seu lar. Confira a seguir!
Como escolher os estilos dos quartos do meu projeto?
Um dos cômodos mais pessoais e importantes da casa não poderia merecer uma decoração diferente: o quarto precisa expressar a personalidade de quem vai usá-lo, ser confortável e agradável.
Por isso, não hesite em fazer a escolha dos elementos de acordo com o que lhe transmite uma boa sensação para compor o seu quarto, afinal, é você quem vai passar a maior parte do tempo nele. Conheça a seguir os principais estilos.
Estilos de decoração para quartos
Antes de falar sobre os estilos de quarto, é necessário que você saiba que é possível mesclar mais de um no mesmo ambiente. Pensando nisso, elenquei os estilos mais procurados de quarto para lhe inspirar! Confira.
1. Rústico
O estilo rústico traz uma paleta de cores voltada para tons claros e terrosos, fazendo uma boa combinação de elementos envelhecidos, mas dando um toque moderno. Esse estilo também abrange peças aconchegantes, como mantas de pelos, tapetes macios e roupas de cama aconchegantes.
Também é possível apostar em móveis e objetos decorativos de madeira maciça ou lixada, mesclando com elementos como vidro, papéis de parede e luminárias customizadas. Inspire-se com esses exemplos:
2. Vintage
A decoração vintage remete às décadas passadas, recordando principalmente os anos 50, 60 e 70, dando um toque de elegância e nostalgia para o ambiente, sem deixar de ser moderno. Entre as épocas que esse estilo trabalha, é possível destacar as principais:
- Se você deseja apostar em um estilo mais antigo, aposte em móveis escuros, com referências nos traços barrocos;
- Se o que você procura é elementos de época (anos 40 até anos 60), invista no romantismo e no requinte;
- Para um resultado no estilo anos 70 ou 80, aposte em detalhes alegres e vibrantes.
Outra característica interessante do estilo vintage é a possibilidade de misturar materiais. É possível trabalhar com mix de estampas no papel de parede, em mantas ou roupas de cama. E também, mesclar texturas com a madeira, como vidro, veludo, couro, metal ou acrílico.
E quanto às cores, você pode trabalhar com tons neutros, mas com a possibilidade de apostar em detalhes com tons mais vibrantes para quebrar a monotonia, como o laranja, amarelo, vermelho, cor de rosa ou azul. Só tenha cuidado para não exagerar.
3. Minimalista
Há quem diga que o minimalismo vai além de um estilo decorativo, é um estilo de vida. A principal proposta são ambientes limpos com poucos objetos (somente aqueles que são realmente utilizados), e os tons normalmente usados são mais claros.
O contraste entre o preto ou grafite, com o branco ou o bege, são características mais marcantes do minimalismo. Para diferenciar o dormitório, você pode utilizar outros elementos, como quadros, criado mudo, luminárias personalizadas, detalhes metalizados, espelhos e plantas.
4. Moderno
Diferente do que muitos pensam, o estilo moderno não se apropria somente de móveis com design futurista. Uma característica muito marcante desse estilo é a funcionalidade, sem o excesso de elementos decorativos.
Entre suas características, é possível destacar:
- Linhas retas e paralelas;
- Utilização de elementos metálicos cromados e inoxidáveis;
- Disposição dos móveis de modo que se deixa o maior espaço livre disponível;
- Estruturas aparentes de madeira.
Também é possível explorar cores e texturas, de modo que se crie uma combinação equilibrada e alinhada com a madeira. E ainda: uma proposta interessante é usar cores mais vibrantes e alegres, mas sempre mantendo a beleza.
5. Clean
Assim como no minimalismo, o estilo clean também trabalha com poucas informações no ambiente. A principal característica que diferenciam os dois é que, enquanto o estilo minimalista defende a inserção somente de objetos que realmente serão utilizados, o estilo clean busca por objetos decorativos em maior intensidade.
Seu estilo conserva a pureza das linhas, deixando o ambiente mais amplo. A decoração do quarto clean não é difícil, basta não exagerar e buscar por elementos mais limpos e básicos possível.
As cores predominantes são claras, como branco, tons pastéis, gelo, palha ou areia. E para quebrar a monotonia, também é válido apostar em peças decorativas de cores mais vibrantes, como amarelo, vermelho, azul, rosa ou roxo.
Independente dos tamanhos dos quartos da sua casa, você precisa personalizá-los de acordo com o gosto pessoal de quem vai usá-los. Como você viu, existem vários estilos que você pode explorar. Se preferir, misture mais de um: o que importa é você se sentir bem nesse ambiente tão especial que é o quarto.
Quer saber mais sobre a decoração de interiores? Descubra como montar ambientes lindos e diferenciados.