Espelhos decorativos são elementos que trazem vida para qualquer ambiente. Confira modelos e saiba como usá-los na casa de madeira!
Os espelhos decorativos conquistaram seu espaço na arquitetura e hoje são utilizados nos mais diversos ambientes. Eles contribuem para a decoração do local, imprimindo requinte e profundidade, dando destaque para qualquer cômodo e ainda são ótimos para dar amplitude a ambientes pequenos.
Mas afinal, como combinar os espelhos decorativos na decoração da casa de madeira? Qualquer um pode ser usado? Com ou sem moldura? Quais são as indicações? Pensando nas diversas dúvidas que surgem, neste conteúdo você vai descobrir como o espelho pode ser usado e combinado na sua casa de madeira. Continue a leitura!
Tenha cuidado ao escolher o local
Mesmo que o espelho dê amplitude ao ambiente, você precisa ter cuidado com a sua posição: ele duplica aquilo que reflete e pode poluir a visão. Tenha cuidado com o tamanho do espelho e com o ambiente em que você vai colocá-lo.
Além disso, cada ambiente e estilo decorativo combinam com um tipo diferente de moldura, formato e tamanho. Por exemplo, no banheiro o melhor é optar por um espelho mais compacto, com a moldura de acordo com o ambiente. Já no quarto, vai depender se você tem um ponto específico para aplicá-lo ou se ele será utilizado para que você se veja de corpo inteiro, e por aí vai..
Misture estilos de molduras
Existem molduras de diferentes materiais que combinam e muito com a madeira. Entenda como você pode explorar algumas delas:
Lapidado
O espelho lapidado é aquele que não possui uma moldura. Suas bordas são cortadas e lapidadas, assim ele não corta nenhum objeto. Esse modelo é indicado para ser utilizado junto a qualquer estilo decorativo, visto que é um modelo clássico e básico.
Bisotado
O espelho bisotado é aquele que possui um acabamento mais rebuscado e ao mesmo tempo delicado. Em diferentes formatos, ele também se adequa facilmente a qualquer ambiente, mas como possui um “brilho a mais”, é preciso cuidar para não carregar com os demais elementos.
Venezianos
Esse é um estilo clássico e muito elegante de espelhos. Sua moldura é feita com o próprio espelho, rica em detalhes. Ele também se adapta facilmente a diversos ambientes, como quarto, sala de estar, hall de entrada e até o banheiro.
Vitoriano/Barroco
Essas molduras também trazem uma riqueza de detalhes e requinte em seus traços. Seu estilo é voltado para o design clássico e eles podem ser um ótimo complemento para ambientes mais limpos.
Moldura de madeira
A moldura seja em madeira maciça ou não, é bem tradicional e suas variações podem resultar em combinações incríveis com a casa de madeira. É possível encontrar modelos no estilo rústico, minimalista, moderno e até futurista, com espessuras mais grossas ou delicadas. Espelhos com esse tipo moldura costumam combinar muito com a casa de madeira, pois dão um efeito de sobreposição entre o material da casa e do espelho.
Combine o espelho com o aparador de madeira
Espelho e aparador são uma dupla certeira! Enquanto o espelho proporciona mais amplitude e um ar refinado ao ambiente, o aparador complementa com uma decoração especial. A altura mínima indicada para o aparador é de 85 cm, enquanto o espelho que fica atrás dele pode se estender até o chão ou ser pendurado em uma região da parede.
Em quais ambientes usar
Entenda como usar os espelhos decorativos em cada ambiente:
- Hall de entrada: normalmente o espelho é posicionado logo ao lado da entrada, tendo uma moldura mais alongada ou mais compacta. Esse espelho também pode ser acompanhado do aparador e de artefatos decorativos;
- Sala: na sala, tanto de estar quanto de jantar, é possível apostar em peças mais abstratas e vazadas e também em peças inteiras. Tudo vai depender do seu gosto;
- Banheiro: o banheiro normalmente pede uma peça mais básica e de tamanho mediano. É interessante combinar o estilo do espelho com o do balcão e da pia. Seguindo isso, o resultado será ótimo;
- Quarto: os modelos mais indicados para quarto, independente do estilo escolhido, são os mais alongados. Isso porque os espelhos no quarto são usados, normalmente, para dar aquela checada no visual antes de sair, não concorda?
Modelos de espelhos decorativos que combinam com a casa de madeira
O modelo escolhido para compor seus ambientes não deve combinar apenas com o material usado na construção da casa, e sim com toda decoração envolvida no ambiente.
Procure equilibrar: se você usar menos elementos na decoração, é possível apostar em uma moldura mais elaborada. Já se a decoração estiver com muitos detalhes, o recomendado é que a moldura seja mais simples, sem tantos traços marcantes.
Conseguiu descobrir jeitos interessantes para incluir os espelhos decorativos na sua casa de madeira? Lembre-se de seguir essas dicas para garantir um visual charmoso aos seus ambientes.
E se você ainda ficar com dúvidas é só comentar abaixo!