Tudo começa com o local. Caso você possa escolher onde construir, dê preferência a um local com fácil acesso a transportes públicos, perto de comércios, escolas e hospitais. Isso facilitará a sua vida. Observe somente se a rua não é muito movimentada, pois um constante fluxo de carros pode atrapalhar sua paz e sono.

O segundo passo é planejar sua obra, fazendo plantas distintas para a construção, parte elétrica e parte hidráulica. Se possível, contrate um arquiteto para o projeto da casa e profissionais qualificados para a parte elétrica e hidráulica. O planejamento é tão importante qanto a construção em si, afinal uma parede que seja mal planejada é dinheiro jogado fora, já que ela terá que ser derrubada.

Hora de Começar a Construir

Depois de todo o planejamento pronto, é hora de comprar os materiais de construção. Uma boa dica é procurar material em lojas de materiais de demolição. É é possível encontrar produtos de qualidade em bom estado por um melhor preço. Grades, portas e tijolos são bons exemplos.

O seu construtor ou empreiteiro não pode ser qualquer um. Peça referências, consulte amigos, se for o caso contrate uma empresa especializada em construção. Caso a empreitada seja sua, contrate baseado em indicações sólidas.

Utilizar uma equipe que normalmente trabalha para o seu arquiteto ou engenheiro (caso contrate-os) pode ser mais cômodo, mas nem sempre sai mais em conta. Caso outros operários competentes e de confiança sejam seus conhecidos, verifique com o profissional responsável pela obra se não há empecilhos em trabalhar com eles.

Se você tiver um empreiteiro, ele será o responsável pela obra, contratação e pagamento de encargos trabalhistas. Caso você vá administrar tudo por conta própria, é importante fazer um contrato com os seus pedreiros e empregados. Especifique no contrato o tipo de serviço e o prazo de entrega, assim como o valor. Não esqueça de recolher o INSS dos trabalhadores, caso contrário esse valor terá que ser acertado de uma só vez ao requerer o Habite-se na prefeitura. Evite problemas com a Justiça do Trabalho.

Quando a obra começar, fiscalize constantemente. Um traço errado no reboco, no concreto, ou um ferro mal dimensionado pode levar à rachaduras e fissuras. A profundidade dos alicerces é importantíssima e devem ser fundamentados sobre terreno firme para eviar afundamento.

O ideal é a contratação de um engenheiro. Obras conduzidas somente por pedreiros e mestres de obras podem resultar em vigas menores que o adequado e lajes maiores que a estrutura. Em outras palavras, estruturas superdimensionadas geram gastos desnecessários e subdimensionadas podem acarretar fissuras na construção.

Pequenas e Valiosas Dicas de Construção

Sabe aquelas rachaduras e trincas que dão nos cantinhos da janela, logo quando a obra já está pronta? Tem um jeito para consertar isso. Mande quebrar no local e em volta em torno de 50 cm até chegar no tijolo, e coloque uma costura de ferro apropriada no local onde estãoas fissuras (já existem no mercado materiais para este fim) . Depois faça uma argamassa no traço 1:3 (1 volume de cimento para 3 volumes de areia fina) e cubra a área a ser recuperada. Se feito da maneira correto, provavelmente as trincas não aparecerão mais.

Se for fazer mais de um banheiro, tente colocá-los próximos, ou mesmo lado a lado para economizar na metragem da tubulação. Outra dica de economia é substituir azulejos em áreas molhadas pela tinta epóxi ou borracha clorada.

Finalmente, economize também no piso e no teto! Para piso, recomenda-se o granilite como substituto do mármore ou granito. Trata-se de um piso resistente e mais barato. Caso seu desenho para a casa seja mais rústico, você pode economizar com o forro deixando o telhado aparente internamente.

Fonte: materialdeconstrucao.net