De origem inglesa, a palavra “vintage” é usada para definir itens antigos, como móveis e objetos, utilizados atualmente na decoração. O estilo vintage une romantismo e delicadeza com muita personalidade e vem conquistando um número cada vez maior de adeptos. Além de decorar ambientes internos e externos de uma casa, esse estilo também faz sucesso na decoração de festas de casamento e aniversário.
Ah, é importante dizer que “vintage” não é sinônimo de “retrô”. A diferença é que o vintage se refere a coisas antigas, de décadas atrás, enquanto o retrô indica algo novo, cujo design imita um estilo mais antigo, geralmente com inspiração nos anos 1970 e 1980.
Quer saber mais? Então continue a leitura e veja como utilizar objetos antigos para dar mais charme à decoração da sua casa!
O que é a decoração vintage?
Uma decoração vintage é caracterizada pelo uso de móveis, eletrodomésticos e objetos originais de épocas passadas, que muitas vezes são herança de família. Mas, se você quer decorar sua casa no estilo vintage e estão faltando itens para completar a arrumação, a dica é procurar por antiquários, onde você poderá garimpar verdadeiras relíquias!
Quando falamos em decoração, a palavra de ordem é “criatividade”, pois nos dias de hoje, é permitido misturar estilos, mesclando até mesmo itens antigos com outros bem modernos.
Móveis e objetos vintage na decoração
Você pode começar a sua decoração vintage adicionando aos ambientes de sua casa alguns móveis antigos, como poltronas, cadeiras, mesas, aparadores, camas, penteadeiras, cristaleiras, e objetos como abajures, relógios, quadros com molduras antigas, arranjos de flores em vasos vintage, enfim, qualquer móvel ou objeto antigo é bem-vindo para incrementar uma decoração ao estilo “casa da vovó”. Na cozinha, eletrodomésticos antigos ajudam a criar um clima vintage.
Além de super charmosa, a decoração vintage não exige grandes investimentos para ser colocada em prática, pois você pode garimpar belas peças e preços acessíveis em lojas de móveis antigos, antiquários e feiras, ou, quem sabe, até mesmo receber algumas doações de amigos ou membros da família.
Muitas vezes, móveis e objetos antigos são deixados de lado porque não funcionam direito ou necessitam de algum tipo de reparo, ou apenas porque alguém preferiu renovar os ares da casa e deixar tudo que era velho de lado. Eis a chance de você angariar mais algumas peças para incrementar a sua decoração estilo vintage!
Placas e quadros com molduras antigas
São inúmeros os elementos que ajudam a complementar esse estilo de decoração tão cheio de personalidade. Placas, quadros e fotografias com molduras antigas são objetos decorativos ótimos para dar um charme a mais aos ambientes.
Os quadros podem ser com fotos antigas de família ou pôsteres de filmes antigos, que unem beleza e nostalgia. O mesmo vale para espelhos que, além de decorar, ainda ajudam a dar uma impressão de maior amplitude dos ambientes.
As cores predominantes no estilo vintage são as de tons pastéis, mais opacas, que ajudam a criar um clima ainda mais delicado e romântico.
Clássicos da decoração vintage
Existem alguns itens que são clássicos da decoração vintage, como máquinas de escrever, máquinas de costura, aparelhos de rádio, televisão, telefone e baús antigos. Se não funcionam mais, use a criatividade para encontrar novas utilidades para eles. Você pode aproveitar a estrutura daquela televisão antiga, por exemplo, para montar um barzinho super descolado para a sua sala de estar.
Aquela máquina de costura antiga que não é mais usada pode se transformar numa mesinha ou num aparador, que será útil em qualquer cômodo da casa, inclusive no banheiro. Para complementar a arrumação e encher de vida o ambiente, use e abuse de vasos com plantas naturais. E como o assunto aqui é a decoração vintage, as samambaias, que enfeitam casas há muitas décadas, são super bem-vindas!
Gostou deste conteúdo? Quer ter mais ideias para deixar sua casa linda? Confira outras dicas, clicando aqui.