Deck de madeira é perfeito para valorizar espaços

Um deck de madeira é ideal para valorizar espaços, não só os externos, mas os ambientes internos também. Além de bonitos, eles são versáteis e dão um toque extra de beleza, charme e personalidade aos projetos.

Continue a leitura, confira opções super bacanas de decks e as madeiras mais indicadas para a construção de diferentes tipos de deck!


Deck de madeira em áreas internas

Diferente do que muitos pensam, o deck de madeira não é algo exclusivo para espaços externos. Ele pode, sim, ser usado dentro de casa, principalmente em banheiros – e, neste caso, a madeira deverá ser tratada, pois estará exposta à água e umidade. Usar o deck em paredes também é uma ótima opção para valorizar o projeto da sua casa.


No banheiro

Um deck de madeira no banheiro deixa o ambiente aconchegante e mais seguro do que um piso frio, pois evita escorregões, em especial na área do box. Caso haja uma banheira, uma ideia muito interessante é fazer o deck de madeira em volta dela, de modo que ele seja estendido formando uma parte do piso. Nesta proposta, a madeira também pode ser usada na bancada.

 

Jardim vertical

Bastante comum em áreas horizontais, o deck é muito utilizado também para decorar paredes e muros. É perfeito como base para jardins verticais, tanto dentro quanto fora de casa, acrescentando muito charme aos ambientes.

 

Decks de madeira em áreas externas

Em áreas externas, o deck de madeira pode ser usado em piscinas e é ideal para delimitar espaços nos jardins e em áreas de lazer. Se o seu terreno é irregular, por exemplo, um deck suspenso é a solução. Porém, tanto os decks de madeira no entorno da piscina quanto os decks instalados em jardins ficam expostos às condições climáticas, que provocam um desgaste mais acelerado da madeira.

Para evitar esse problema, basta escolher a madeira mais adequada para estes fins e realizar o seu tratamento e manutenção periódicos. Madeiras usadas em locais molhados, por exemplo, precisam ser tratadas contra fungos, bactérias e cupins.

Madeiras para deck

No caso dos decks externos, é fundamental escolher bem a madeira, pois ela precisa ser resistente contra a umidade e ataques de cupins, bactérias e fungos. Veja a seguir os tipos de madeira mais utilizados em decks:

Madeiras nobres

Entre as madeiras nobres, as espécies mais usadas em decks são o Ipê, a Itaúba e o Cumaru, que garantem acabamentos mais sofisticados e são bastante resistentes. Se a sua manutenção for realizada do modo correto, elas alcançam durabilidade superior a 20 anos.

Pinus tratado

Esta espécie de madeira apresenta um excelente custo-benefício para uso em áreas úmidas. No entanto, ela necessita de um tratamento em autoclave, que é um processo químico específico para que a madeira possa ser utilizada em áreas externas. Esse tratamento consiste em uma aplicação profunda de produtos fungicidas e inseticidas.

Pelo fato de ser uma madeira mais frágil, o pinus precisa receber manutenção mais frequente no decorrer do ano. Assim, ela tem uma durabilidade média de 8 anos.

 

Madeira plástica

A madeira plástica, também conhecida como madeira ecológica, possui vantagens como a longa durabilidade e a não necessidade de tratamento contra pragas e umidade. Para conservá-la, basta fazer sua manutenção, que não precisa ser constante como no caso das madeiras naturais. Uma desvantagem da madeira plástica é que a sua textura não se parece tanto com a da madeira de verdade e isso deixa o espaço com um ar mais artificial.

 

Decks modulares

Se você deseja uma opção mais em conta, uma boa alternativa são os decks modulares, que podem ser comprados em placas pequenas.

 

Como fazer um deck de madeira?

Confira um passo a passo básico de como fazer um deck na área externa da sua casa. A ideia é ter uma noção das etapas que envolvem a construção do deck:

1 – delimitar a área onde será instalado o piso de madeira;
2 – fazer a remoção da terra, caso seja necessário;
3 – instalar os primeiros caibros;
4 – instalar os caibros cruzados;
5 – colocar a cobertura;
6 – emparelhar a cobertura, retirando as rebarbas de madeira;
7 –  aplicar tinta seladora na madeira.

Com o deck pronto, é só adicionar móveis, como um bom conjunto de mesa e cadeiras, poltronas ou sofá com mesinhas. Sem esquecer que a mobília que ficará na área externa também precisa ser resistente às mudanças climáticas, para que se mantenham bonitas e alcancem maior durabilidade.

É importante observar que, embora a construção de um deck de madeira seja simples, é imprescindível contar com mão de obra qualificada para executá-la.


Conheça as madeiras comercializadas pela Lazzarin

A Lazzarin, empresa com sede na cidade de Concórdia, na região meio-oeste catarinense, iniciou suas atividades no ano de 1987. Além de executar obras de construção civil, executando obras de residências de madeira de diversos portes, a empresa também atua comercializando madeiras no atacado e no varejo. 


Empresa atende aos estados de SC, RS e PR

Em mais de 30 anos de mercado, a Lazzarin já contribuiu para que milhares de pessoas pudessem realizar o sonho da casa própria. Atualmente, a empresa atende aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sempre primando pela transparência nas negociações, cumprimento dos prazos estabelecidos e atendimento personalizado.

Responsabilidade ambiental 

Os produtos e serviços da Lazzarin estão sempre alinhados com as necessidades do mercado, mas a empresa não deixa de lado a sua responsabilidade ambiental. Visando causar o menor impacto possível ao meio ambiente, as madeiras utilizadas pela Lazzarin vêm de florestas plantadas de eucalipto e araucária, que também são manejadas de forma adequada. Assim, a Lazzarin ajuda a construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

 

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conferir outros artigos do blog e se você está em dúvida sobre como construir a sua casa, inspire com os projetos de casas de madeira desenvolvidos pela Lazzarin!