Ter uma área de lazer é fundamental para trazer bem estar ao seu lar. Trouxemos aqui a resposta de como fazer uma piscina e aumentar a alegria da sua casa!
Quem nunca sonhou em ter uma casa com piscina, que atire a primeira pedra! Sabemos que a área de lazer é fundamental para oferecer qualidade de vida, saúde e bem estar para os moradores da casa.
Por isso, nada melhor do que investir em um local agradável! E aí, não há nada melhor do que investir em algo que anima desde os mais novos até o vovô e a vovó: a famosa piscina!
Se você já pensou ou deseja uma piscina na sua casa, continue a leitura deste conteúdo e saiba como fazer uma piscina e tudo o que você precisa levar em consideração na hora da instalação.
Passo 1 de como fazer uma piscina: leve em conta a localização da instalação
Antes de mais nada, você precisa analisar o seu terreno. Onde o sol nasce? Onde se põe? Em quais horários do dia pega mais sol em determinado lugar do terreno? Tem caimento suficiente? É possível respeitar as divisas? Qual é o tamanho disponível para instalação?
São várias perguntas que você precisa se fazer, antes de sair por aí comprando um modelo de piscina qualquer. É muito importante também que você seja assistido por um profissional da área, como um arquiteto ou um engenheiro civil. Ele pode ajudar a realizar as análises e medições, o que irá facilitar e ser mais assertivo para o andamento das etapas da instalação.
Feito isso, agora já é possível avançar para o próximo passo.
Passo 2 de como fazer uma piscina: tamanho e modelo
Para escolher o tamanho e o modelo da piscina, é preciso considerar alguns espaços importantes. Jamais utilize todo o espaço disponível para a instalação da piscina!
Você precisa considerar que cadeiras de sol, guarda sol, casa de máquinas e manutenção, espaço para transitar, assim como um espaço para os dias em que a piscina não será utilizada, precisam existir.
Depois que você analisou esses aspectos, fica mais fácil saber qual é o real espaço que você possui para construir uma piscina. Nossa dica é que você faça um esboço, com aproximadamente tudo o que você pretende colocar nesta área e em quais locais eles ficarão.
Passo 3 de como fazer uma piscina: escolha o tipo de piscina
O próximo passo é escolher o tipo de piscina que você irá utilizar. Existem várias opções disponíveis no mercado, todas com seus prós e contras.
Vamos citar aqui as mais comuns, que são:
Piscina de fibra de vidro
Esse tipo de piscina é a mais tradicional. É aquela piscina em que é realizado um buraco na superfície e ela é embutida nele. Nas suas laterais, são colocadas pó de brita, areia e cimento, para que a piscina “sente” e fique firme, sem locais ocos que possam vir a estourar.
As vantagens desse tipo de piscina é que elas são as mais baratas do mercado e possuem uma limpeza muito facilitada. Já as suas desvantagens estão na parte em que ela não pode ser esvaziada de maneira alguma e a água deve ser tratada com muito cuidado para não deteriorar e manchar/desbotar a superfície.
Piscina de concreto/alvenaria
Essa piscina é aquela em que todo o layout é construído do zero. Ou seja, para a construção de uma piscina de alvenaria deve ser feito um buraco no solo, já com o desenho e fundura determinados, realizar as tubulações e drenagens, e após, finalizar com azulejo ou pastilha.
A vantagem macro da piscina de alvenaria está na personalização, tanto do layout, da fundura e também do revestimento. As desvantagens estão nas rachaduras (a estrutura precisa ser muito bem feita para que isso não ocorra), no quebramento de cerâmicas (podem cortar os pés de quem estiver se banhando) ou ainda no descolamento de pastilhas (que podem ser sugadas por algum equipamento e estragá-lo).
Piscina de vinil
Esse modelo une o melhor das outras opções! Assim como a piscina de alvenaria é toda desenhada e preparada de acordo com a necessidade, a piscina de vinil também é.
Semelhante à piscina de fibra de vidro, a piscina de vinil possui uma praticidade imensa na hora da limpeza. A única diferença é que ela não é revestida com fibra de vidro, e sim com uma manta de vinil, como se fosse uma lona (mas muito mais grossa).
As vantagens desse tipo de piscina é que elas são 100% personalizáveis, tanto no layout, na profundidade e no revestimento. O único cuidado que é necessário ter, é com materiais pontiagudos que possam perfurar ou cortar a manta.
Passo 4 de como fazer uma piscina: pense além da piscina
Definir como será a decoração, ou mesmo a junção do restante da área de lazer é fundamental. É essencial fazer um levantamento de ideias para saber se, por exemplo, haverá uma ducha aberta, ou um banheiro social.
Além disso, é necessário pensar nas cadeiras, sombreiros, e em como será feito o chão (deck, alvenaria, grama…). Outros itens de decoração, como é o caso da iluminação e das cascatas, também devem ser pensados.
Outro ponto que deve ser analisado, é a área de festas. Tem? Vai ter? Como ele será? Como fazer a ligação entre um espaço e outro? Leve isso em consideração também, afinal, uma decoração bacana deve conversar nestes dois espaços.
Percebeu como fazer uma piscina precisa de um passo a passo, do planejamento até a execução? Um espaço bacana e útil, além de ser agradável para a sua família, valoriza ainda o seu imóvel.
Espero que estas dicas tenham sido úteis para você! E já que está aqui, aproveite para ler o conteúdo que fala sobre como construir um salão de festas em casa!