Talvez você já tenha ouvido alguns comentários negativos com relação a imóveis construídos em madeira. Coisas do tipo “casa de madeira é quente ou é fria, é escura, é menos resistente do que casas em alvenaria etc.”. Mas, será que essas afirmações são verdadeiras ou não passam de mitos?

Se você também tem dúvidas a respeito desse assunto, não deixe de conferir esse post e boa leitura! 

 

Tem pouca luminosidade – Mito

Muitas pessoas acreditam que casas de madeira são escuras, mas isso é algo fácil de resolver, mesmo quando a madeira utilizada tem uma tonalidade mais forte. Basta que a casa tenha janelas amplas, que permitam a entrada de luz natural! Outro recurso é fazer o contraste entre a madeira e um piso claro. Além de ficar esteticamente lindo, também deixa o ambiente mais iluminado e aconchegante!

 

É muito quente no verão e fria demais no inverno – Mito

Certamente você já deve ter ouvido falar que casa de madeira é muito quente no verão e fria demais no inverno. Mas, não é nada disso, muito pelo contrário! Na realidade, a madeira é funciona como um isolante térmico natural, o que significa que ela não absorve tanto o frio e o calor, como ocorre com as construções em alvenaria.

A casa de madeira possui uma ótima eficiência térmica, justamente por isolar melhor a sua temperatura interna. E, sendo assim, tanto aquecedores quanto aparelhos de ar-condicionado têm suas funções potencializadas, aumentando o conforto térmico do ambiente. A escolha do sistema de construção do imóvel também tem influência sobre o conforto térmico, assim como a altura do pé-direito e a posição das janelas.

 

É menos resistente que uma casa de alvenaria – Mito

Muitos acreditam que a durabilidade das construções em alvenaria é maior do que as feitas com madeira, mas isso não passa de um mito! Mesmo quando a madeira utilizada é de um tipo menos resistente, basta realizar a manutenção correta para garantir a sua durabilidade. Com alguns cuidados, é possível evitar, inclusive, o ataque de cupins e outros insetos

As madeiras mais nobres e resistentes, como o Angelim ou a Maçaranduba, por exemplo, são resistentes a cupins e insetos e podem durar por gerações, até mesmo quando sua manutenção não é realizada conforme deve ser.

 

Tem risco maior de sofrer incêndio – Mito

Esta é uma questão bastante relativa, uma vez que a principal causa de incêndios está relacionada a problemas no sistema de instalação elétrica do imóvel. Porém, casas feitas em madeira maciça são tão seguras com relação a incêndios quanto as edificadas em alvenaria, pelo fato de que madeiras mais resistentes não deixam as chamas se espalharem.

Não são ecologicamente corretas – Mito


Muitas pessoas acreditam – e talvez você seja uma delas – que o uso da madeira na construção de casas é ecologicamente incorreta e não-sustentável, por serem provenientes da floresta. Porém, certamente quem pensa dessa forma não tem conhecimento sobre o processo poluente de fabricação dos insumos utilizados nas construções de alvenaria. Além disso, há madeiras que são resultado de reflorestamento, como o Pinus e o Eucalipto.

Sucesso absoluto nos Estados Unidos – Verdade


Casas feitas em madeira são mais comuns na região Sul do Brasil, mas nos Estados Unidos, por exemplo, a cada 10 imóveis residenciais, 9 são edificados com madeira. Naquele país, as estruturas em madeira possuem um histórico de confiabilidade que vem se mantendo há centenas de anos. A prova é que existem muitas construções com 6 ou mais séculos de existência, extremamente bem conservadas.

Hoje, os americanos estão utilizando a madeira até em estruturas comerciais e industriais, pelo fato de que ela é mais econômica e seu uso traz menos danos à natureza.

 

São mais rápidas e baratas para construir – Verdade

Você já deve ter visto pessoas que passam mais de um ano envolvidas na construção da casa, ou até mesmo o caso de alguém que não conseguiu concluir a obra devido aos altos custos com materiais e mão de obra.

Além dos custos elevados, a edificação de uma casa de alvenaria também depende das condições climáticas para que o cimento e o concreto possam secar. Já no caso da madeira, você terá que se preocupar com o clima somente na hora de realizar o trabalho de envernização e impermeabilização.

E, se anos mais tarde, uma parede da casa apresentar algum problema, basta fazer a sua substituição, sem necessidade de quebrar a parede inteira, algo que pode até mesmo abalar a estrutura do imóvel.

Quer saber mais sobre a construção de uma casa de madeira? Baixe nosso e-book e tire todas as suas dúvidas!