Tipos de portão e como escolher o melhor para sua casa

Para escolher entre diversos tipos de portão, é preciso avaliar vários pontos, da estética a segurança. Acompanhe as dicas.

 

O portão da garagem de sua casa é uma peça muito importante do imóvel, tanto pela estética quanto pela segurança. Afinal, hoje em dia não se pode pensar em uma obra, principalmente a nossa casa, se não houver segurança.

Para instalar um portão adequado, de acordo com as suas necessidades, é preciso observar vários fatores. Alguns pontos como modelo, material ou forma de abrir, são fundamentais na hora de escolher entre diversos tipos de portão para sua residência. 

Confira modelos e dicas para escolher o seu!

 

Entenda as funções do portão eletrônico

Uma das principais funções de um portão eletrônico, é oferecer segurança a sua casa. O portão correto traz praticidade e agilidade. 

Outra vantagem em usar esta tecnologia, é o custo benefício que proporciona. O valor para instalação não é muito elevado, e mesmo assim, se torna um grande benefício para sua família. 

Os portões eletrônicos tem uma grande versatilidade pela diversidade de modelos que existem no mercado hoje, de acordo com a necessidade e espaço de cada um.

 

Modelos e tipos de portão

A dimensão do portão é o primeiro fato a ser considerado. Analise também a dimensão dos veículos que vão passar por ele. O ideal é que o vão seja pelo menos 1,5 metro maior que o carro, para que possa entrar com tranquilidade.

Para os portões basculantes, a altura também é um detalhe fundamental a ser observado. Recomenda-se uma altura média de 2,4 metros.

Depois de analisar o tamanho do portão, é hora de escolher o modelo e a forma de abrir. De nada adianta escolher um portão bonito que combine com a arquitetura do imóvel, se não for funcional ou seguro.

No geral, é possível escolher algumas tipos de abertura, sendo elas:

 

  • Portão com dobradiça: esse é o modelo mais simples e tradicional, pois ele se abre como uma porta comum. É possível adaptar a qualquer projeto, pois não precisa de espaços laterais adicionais para ser deslocado;
  • Portão de correr: este modelo é ideal quando há espaço lateral para o deslocamento da folha;
  • Portão basculante: os basculantes normalmente são usados quando há uma área restrita para abertura. Esse modelo quase nunca ocupa espaços nas laterais. 

 

Materiais mais usados para portões

O portão eletrônico, sem dúvidas, é o mais usado atualmente. Por que oferece a praticidade de não precisar descer do carro para abrir e fechar o portão. Com isso você economiza tempo e tem até mesmo mais segurança. 

Esses portões podem ser produzidos em diversos materiais, como:

 

Portão de aço

São ótimas opções pela sua leveza e tempo de vida útil. Por ser um material que é fácil de modelar, também torna possível produzir o portão de acordo com sua preferência. Um detalhe deste material, é que exige uma limpeza frequente para que se mantenha sempre conservado. 

Uma dica importante é que portões de aço galvanizado duram muito mais tempo por serem resistentes à influência do tempo e oxidação. 

Neste modelo é possível definir o grau de visibilidade. Se as chapas ficarem próximas uma da outra, o portão fica sem visibilidade nenhuma. Já se o material for fixado mais longe, o portão fica vazado, próprio para entrar a  luz solar.

 

Portão de ferro

O portão de ferro não é mais tão comum, pois é mais pesado e menos resistente à oxidação do que o aço. Porém, há quem prefira esse modelo pela sua estética.

O portão de ferro também não é indicado para quem mora no litoral em função da maresia que corrói o material. Apesar de serem mais baratos e resistentes a impactos, esses portões exigem uma manutenção constante para retirar vestígios de ferrugem e oxidação. Por estas razões, se usa muito mais o aço galvanizado.  

 

Portão de alumínio

O alumínio é um material extremamente leve, perfeito para portões eletrônicos, pois não precisa de motores muito potentes para abrir e fechar. 

Este tipo de material também está livre da corrosão, já que o alumínio é um material inoxidável. Um ponto de atenção é que, por serem muito leves, os portões de alumínio tem baixa resistência contra impactos. 

 

Portão de madeira

Os portões de madeira não economizam no que diz respeito à estética. E este é um dos principais motivos de escolha desse tipo de portão Existem inúmeras possibilidades, e você pode escolher o melhor de acordo com o estilo da sua casa. 

Um portão feito com madeira de demolição, por exemplo, fica incrível na entrada de uma casa de madeira rústica moderna. Já um modelo de portão com madeira nobre, bem trabalhado, compõe lindamente uma casa de modelo mais clássico.

 

Conclusão

Existem vários estilos e possibilidades. Considere a decoração da sua casa e o estilo da construção para fazer a melhor escolha, garantindo beleza e segurança para sua residência!

Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e tenha acesso aos demais assuntos. 

Dúvidas na hora de construir a sua casa de madeira? Inspire-se em modelos de casa de madeira!

Baixe o eBook e desfrute de super dicas!
Baixar grátis!