Tipos de cozinha americana: conheça possibilidades

Existem diversos tipos de cozinha americana. Conheça todas elas e defina qual fará parte do projeto da sua casa!

 

As cozinhas americanas são modernas e super práticas, e caíram no gosto dos brasileiros há décadas justamente pela integração dos espaços e praticidade ao receber visitas. 

Agora, você sabia que existem diversos tipos de cozinha americana? Elas podem ter, ou não, uma bancada ou uma divisória entre ambientes.

Continue lendo para entender mais sobre os tipos de cozinha americana e formas de decoração.

 

Primeiro: o que é uma cozinha americana?

 

Devido a disposição aberta, onde dois ou mais cômodos se conversam e estão interligados, a cozinha americana ganhou mais uma função e o espaço passou a ser utilizado para receber os amigos e a família. 

A ideia original da cozinha americana é a integração, onde o espaço aberto entre os dois cômodos dá a impressão de amplitude enquanto aproxima as pessoas. 

Ou seja: nada mais é que uma cozinha comum que é integrada à área social. 

Mas essa não divisão pode ser feita de diversas formas, seja por meio de um balcão que também pode ser usado de apoio para a cozinha, ou ser dividida da sala por meia parede, bancada, ilha gourmet ou até mesmo pela própria mesa de jantar. 

 

Divisão por balcão

Com um conceito aberto, a divisão entre cozinha e sala pode ser feita de várias formas, a mais comum e econômica é por meio de um balcão que também serve de base de apoio para a cozinha e uma mesa de refeições rápidas para o lado da sala.

A escolha do balcão é bem comum devido a sua praticidade e funcionalidade onde é possível um mesmo móvel ter duas funções. Essa é uma opção tradicional para casas ou apartamentos menores. Onde cada espaço é milimetricamente calculado.

Ainda falando em pequenos espaços, algumas dicas ajudam a dar a sensação de amplitude. Como é o caso de usar cores claras nas paredes e principalmente na área que ficará na sala. Outra dica para otimizar o espaço é colocar a mesa de jantar logo depois do balcão.

Desta forma, a área da cozinha ficará com duas funções, espaço de armazenamento e refeições rápidas. Já do outro lado, na parte da sala, cria-se um novo ambiente.

 

Tipos de cozinha americana – meia parede

A meia parede na construção da cozinha americana é ótima opção para quem vai criar esse espaço do zero.

Em alguns projetos, a ideia da meia parede funciona no mesmo estilo da cozinha americana de balcão, onde a meia parede serve de apoio para ambos os lados. Contudo, para isso dar certo há a necessidade de inserir uma pedra ou outro material para o espaço de balcão ser um pouco ampliado. Materiais alternativos como cobogós, ripas de madeira e divisórias em bambu também são utilizados nesses tipos de cozinha americana.

 

A cozinha sem divisórias

Também conhecida como cozinha americana de conceito aberto, nessa disposição a cozinha é totalmente aberta para sala e não há nenhuma divisória entre os ambientes. 

Caso queira deixar a casa mais sofisticada, há a possibilidade de colocar portas de correr embutidas na marcenaria ou até mesmo dentro da parede. Para que assim a cozinha fique em conceito aberto e, em momentos específicos, se transforme novamente em uma cozinha fechada, tradicional.

 

Cozinha americana com ilha

Esse tipo de cozinha é ideal para quem gosta e possui um bom espaço entre os cômodos. Sendo o típico design de interiores americano, a ilha pode substituir a bancada e assumir o papel de mesa de jantar.

 

Como decorar 

Ao fazer uma cozinha americana em casa, você tem que levar em consideração também a decoração e cores dos eletrodomésticos da cozinha, que agora fazem parte da área comum. 

Sendo assim, é importante manter o estilo escolhido para a sala também na cozinha. Você pode trocar as cores e os materiais, mas o design geral deve conversar entre si.

Manter os tons neutros é sempre sinônimo de sofisticação e também é uma forma coringa de inserir pontos de cores em objetos menores.

Agora que você já tem todas as informações, é hora de colocar a mão na massa e tirar esse projeto do papel. Se você está se organizando para construir, entre em contato e solicite um orçamento