Organização financeira: dicas para conquistar a casa própria

Disciplina e organização financeira estão entre as ações para alcançar o sonho de comprar a casa própria. Confira nossas dicas!

Comprar uma casa demanda de muito planejamento, muitos cálculos e principalmente, ter uma boa organização financeira.  Afinal, é um investimento alto e uma decisão que precisa ser pensada com cuidado. 

E, antes de começar a pensar no terreno, ou na cor das paredes, é preciso se organizar financeiramente para tirar esse sonho do papel. Por isso, preparamos esse conteúdo, com dicas de organização financeira.

Tenha um objetivo bem definido

Antes de saber quanto você precisa economizar, ou qual o valor da parcela do financiamento, por exemplo, tenha em mente o no papel quando e onde você tem o propósito de construir o seu imóvel. 

Com isso definido, você também precisa listar todas as suas necessidades, para avaliar qual será o tamanho do imóvel, por exemplo. A partir daí é possível ter uma estimativa dos custos. 

Anote todas as entradas e saídas de dinheiro

Pode ser num caderno ou planilha do Excel. O importante é que você consiga gerenciar sua vida financeira de forma fácil e prática. 

Anote, por exemplo, qual é o valor da sua renda mensal, se existe algum extra além do salário fixo e se você tem uma reserva de emergência ou um dinheiro guardado que possa ser usado na construção da casa. 

Depois, anote também todas as suas despesas. E você pode começar pelas mais básicas, como aluguel, água, luz, internet e supermercado. A ideia é que você reúna em um único lugar todas as entradas e saídas. 

Com o passar do tempo, o ideal é que você realize esse controle diário, anotando, além dos gastos fixos, aquelas pequenas despesas do dia a dia. 

Assim, você consegue identificar para onde está indo o dinheiro e avalia se existem despesas que podem ser cortadas. 

Economize e evite compras a prazo

Como mencionamos,a  casa própria muitas vezes é um investimento alto e de longo prazo. O que demanda alguns ajustes na questão financeira da família. Por isso, por mais que pareça óbvio, é importante reforçar essa dica: economize no que for possível. 

Com base na planilha que mencionamos no tópico anterior, você consegue identificar gargalos de gasto de dinheiro e assim fazer pequenos ajustes na rotina para economizar o valor necessário para a casa própria. 

Evitar compras a prazo também é uma alternativa. Pois, desta forma, você não compromete os ganhos nos meses seguintes. 

Faça cálculos de quanto pretende gastar

Com base nas avaliações iniciais do local onde pretende construir e do tamanho médio da casa, já é possível estimar o valor gasto na construção. Mas, neste momento, muitos outros itens devem ser avaliados.

É hora de considerar os materiais utilizados na construção, suas preferências de acabamento e muitos outros fatores. Afinal, isso vai fazer toda a diferença no valor final do imóvel. 

Não se esqueça dos gastos extras

A construção de uma casa envolve diversos gastos, como legalizações e liberações do município, entre outras coisas. Na hora de estimar o valor que será gasto no imóvel, não deixe de considerar esses itens. 

Assim você tem uma estimativa realista do valor que irá gastar, o que é fundamental para uma organização financeira eficiente e que realmente trará os resultados esperados. 

Está pensando em financiar?

Muitas vezes juntar o valor total para arcar com os gastos da construção da casa é difícil. E, por isso, é normal recorrer a financiamentos ou outras modalidades de crédito, como os consórcios. 

Se esse é o seu caso, avalie todas as possibilidades, faça simulações e tenha uma estimativa do valor mensal que precisará pagar. Também considere a necessidade de contar com um valor de entrada, no caso do financiamento. 

Assim você saberá quanto precisa economizar para arcar com esse compromisso mensal.

Considere usar o saldo do FGTS

A Caixa Econômica Federal permite a retirada do saldo do FGTS para a construção ou aquisição de um imóvel por meio do financiamento imobiliário. Considere essa possibilidade e avalie se é uma boa alternativa para o seu caso. 

Agora é só colocar essas dicas em prática e juntar o dinheiro para tirar o sonho da casa própria do papel. Com organização financeira é possível transformar o sonho em realidade e construir uma casa do jeito que você sempre quis. 

E, para isso, conte com a gente. A Lazzarin está no mercado há mais de XX anos, com a construção de casas de madeira e alvenaria nos estados de Santa Catarina e  Rio Grande do Sul. 

Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais informações que vão te ajudar nessa jornada. E conheça alguns dos projetos que já desenvolvemos.