Móveis para cozinha: veja o que não pode faltar!

Os móveis para cozinha fazem toda a diferença nesse que é um dos ambientes preferidos das casas. Veja nossas dicas!

Na hora de começar a mobiliar a casa nova, é preciso uma atenção especial para a cozinha. Afinal, costuma ser o lugar mais aconchegante e onde acontecem as reuniões mais calorosas. Enquanto se prepara os alimentos, para a família ou amigos, tomando um vinho, combinando com conversas animadas ou nostálgicas. 

Mas mobiliar essa parte da casa pode trazer alguns desafios. Afinal, existem muitas opções e é normal ficar confuso sobre o que de fato é necessário. Avaliar e entender as suas necessidades e da sua família é o primeiro passo para ter sucesso nessa tarefa.

E para te ajudar, trouxemos esse conteúdo. Continue a leitura e confira nossas dicas! 

Móveis planejados ou não?

Uma dúvida muito frequente de quem vai começar a mobiliar a casa é o tipo de móvel que vai utilizar. Ainda mais se for para a cozinha, por ser um espaço de uso intenso de armários, gavetas e portas. 

Antes de pensar nos vários itens que compõem a cozinha, é preciso definir se seus móveis serão planejados ou modulados. Entenda a diferença.  

Móveis modulados

Os modulados são móveis prontos, desenvolvidos de acordo com alguns modelos pré-definidos. Basta que você escolha quais módulos quer utilizar para mobiliar seu cômodo. 

No entanto, uma questão importante que você deve levar em consideração é que nem sempre os móveis modulados vão se encaixar no espaço que você tem disponível e atender às suas necessidades. 

Móveis planejados

A grande diferença dos móveis planejados é que, como o próprio nome diz, eles são desenvolvidos de acordo com um planejamento personalizado e exclusivo. 

O projeto leva em consideração, as medidas exatas de cada  cômodo, além das necessidades e desejos dos moradores. Assim, cada peça é desenhada e produzida de acordo com as especificações. Avalie as suas necessidades e também suas preferências para optar pelo tipo de móvel ideal para sua cozinha. 

Móveis básicos para a cozinha

Agora que você já definiu se sua cozinha será planejada ou modulada, vamos dar atenção aos itens básicos que sua cozinha precisa para ter funcionalidade.

Mesas e cadeiras – Nem todas as pessoas fazem as refeições em casa, ou têm o hábito de se sentar à mesa para tomar um café ou almoçar. Mas esses itens são super importantes.  

Dependendo do tamanho da família ou espaço disponível, é possível adquirir ou planejar uma mesa adequada para cada ambiente. Há também ilhas que servem como bancada com banquetas para sentar, que podem ser utilizadas para refeições mais rápidas. 

Pia e armários

Toda cozinha precisa de espaço para guardar vários utensílios, além de alimentos. Onde há mais espaço, uma despensa pode ser bem útil, onde são armazenados produtos secos ou não perecíveis.

Também é possível criar um armário perto da geladeira, com prateleiras, aramados ou gavetas mais fundas. Neste mesmo armário, mas com divisórias separadas, para não se misturar com alimentos, é possível guardar produtos de limpeza utilizados no cômodo.  

Espaço para panelas

As panelas normalmente ocupam bastante espaço nas cozinhas. Por isso é preciso separar um lugar especial e estratégico para elas. Precisam estar bem organizadas perto da pia e do fogão. 

Uma opção criativa são os gavetões, que permitem armazenar estes utensílios, mesmo que empilhados. Além disso, é importante contar com aramados ou outras soluções, como gavetas baixas, para guardar as tampas.

Gavetas para talheres

Quando se fala em talheres, normalmente é preciso separar duas gavetas, uma para os de uso geral do dia a dia e outra para as maiores, utilizadas para cozinhar, por exemplo. 

Neste caso, duas dicas são essenciais: contar com corrediças de extração total que permitem ver tudo o que há dentro da gaveta até o fundo. É importante ainda ter organizadores que podem ser de plástico, inox, madeira ou qualquer outro material.

Porta temperos

Os temperos estão sempre em pequenos potinhos, mas podem causar uma grande bagunça. Por isso, uma cozinha funcional pode contar com um espaço específico para eles. 

Gavetas criadas especificamente para esses produtos podem ser a solução certa. Elas são mais estreitas, e costumam ter duas prateleiras. Uma com menor altura, para pequenos potes e outra com mais espaço, para azeites, vinagres e óleos, por exemplo. 

Espaço para panos de prato

Esse normalmente não é um item priorizado na hora de montar a cozinha. Mas ele tem muita importância. É preciso contar com gavetas para armazenar os panos secos e também aramados ou ganchos na cozinha para que eles possam ser mensurados durante o uso. 

Espaço para louças e potes

Pratos, potes, travessas e copos, tudo isso também precisa ter seu lugar na cozinha perfeita. Os pratos, por exemplo, são pesados e precisam estar a disposição em locais de fácil acesso, sem riscos de caírem no chão. 

Cristaleiras e gavetas criadas especificamente para estes objetos fazem muito bem este trabalho. A ideia é utilizar soluções criativas para que tudo fique bem organizado.

Fogão e geladeira

Dentre os equipamentos fundamentais para o bom andamento da cozinha, dois se destacam mais: fogão e geladeira.

Os refrigeradores modernos, modelo forts free, dão menos trabalho com congelamentos e descongelamentos, e ainda oferecem muitas funções quando for armazenar alimentos. 

Já para a escolha do fogão, existem vários modelos, como o cooktop, o fogão de piso e o de embutir. Avalie as vantagens de cada um e escolha aquele que melhor supre a sua necessidade. 

Utensílios em geral

Nem só de móveis e equipamentos é feita uma cozinha. Os utensílios do dia a dia também são essenciais. Dentro dos eletrodomésticos, destacam-se liquidificador e batedeira, mixer, espremedor de frutas, panela elétrica e fritadeira.

Ainda é importante contar com tábuas de cortes, frigideiras e panela de pressão, jarras, aparelhos de sobremesa, grill, sanduicheira, e outros equipamentos de acordo com sua necessidade.

Lista pronta?

Depois de avaliar todos os itens, é hor de fazer sua listinha e identificar o que você precisa adquirir para montar o ambiente perfeito. Outra dica valiosa para montar a cozinha é sempre considerar o estilo de decoração do restante da casa, para que nada fique destoante. Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais dicas!