Decoração de banheiro: dicas para acertar nas escolhas!

A decoração do banheiro é um ponto que precisa ter atenção e carinho. Acompanhe as dicas para uma boa escolha.

Quando pensamos na decoração da casa, é normal lembrarmos da sala e dos quartos, principalmente. Mas outros cômodos, como o banheiro, também merecem atenção. 

Por isso, nesse conteúdo trouxemos algumas dicas de decoração de banheiro para que você tenha um cômodo bonito e  funcional. Confira! 

Decoração alinhada com a arquitetura do imóvel

O banheiro tem importância fundamental em uma casa. Se estamos falando de uma área de festas, por exemplo, pense que ele vai ser utilizado por convidados, e é importante que seja um ambiente funcional, bonito e agradável. 

Independente do tamanho ou das suas escolhas de decoração, é importante que o ambiente esteja em harmonia com o restante da casa. 

E a decoração de banheiro não quer dizer apenas incluir peças decorativas no cômodo. Você pode usar os elementos básicos, como os revestimentos, o piso e o forro para trazer um toque diferente ao ambiente. 

O design das louças e metais também deve contribuir para a personalização e decoração da casa. Além disso, é possível trabalhar com iluminação, fechamento de box, esquadrias de vãos, modelos de ralos e nichos embutidos, roda foro, quadros verdes e mais. 

Também pense sempre nas pessoas que utilizam esse ambiente com frequência. Se você mora com idosos, ou pessoas com deficiência, pode ser preciso adaptar o cômodo para algumas situações, e isso deve ser levado em consideração na hra de pensar na decoração. 

Decoração de banheiros maiores

Banheiros em geral não são ambientes muito amplos. Por isso mesmo não sobra muito espaço para ornamentação. E como se trata de um espaço extremamente funcional, é importante que não se peque pelos exageros nele.  

Por isso, normalmente a decoração conta com poucos elementos. Mas isso não significa que o ambiente deve ser simples e sem graça. Alguma dicas para espaços maiores são: 

  • Usar um tapete grande, faz toda a diferença. Que seja macio para proteger os pés ao sair do banho; 
  • Sobre a bancada, use uma bandeja com porta-sabonete e porta-escova  que combinem com o revestimento das paredes
  • Aproveite para decorar a bancada com flores e folhagens, fica ainda mais bonito se for natural;
  • Outro detalhe importante é ter um espelho grande sobre a bancada. Espelhos grandes dão a sensação de amplitude;

Móveis

O banheiro grande deve ser bem explorado, pois ele permite possibilidades diferentes dos espaços reduzidos. O tradicional chiveiro, pode dar lugar a uma banheira de hidromassagem, perfeita para momentos de relaxamento e descanso.

Outro espaço que pode ser trabalhado de forma diferente é a bancada da pia. Se o cômodo for para um casal, é interessante apostar em duas cubas, uma para cada um. 

O banheiro grande também garante mais espaços de armazenamento. Aposte em nichos, prateleiras e gabinetes que podem guardar toalhas e roupas de banho. 

Se o seu espaço for pequeno

Banheiros pequenos requerem uma atenção especial, para que o ambiente permita circulação sem dar a impressão de pouco espaço. Para evitar estes problemas e criar um ambiente agradável, vamos repassar algumas dicas importantes.

Utilize bem as paredes

Em um ambiente pequeno, explorar bem as paredes é uma ótima ideia. Espalhar nichos e prateleiras em lugares mais altos permite que você não precise usar móveis mais baixos que podem atrapalhar a circulação e dar a impressão de o espaço ser ainda menor.

Dê atenção às portas

As portas do box e dos armários também podem ocupar um espaço desnecessário, dificultando a sua vida quando precisar abrir. Para contornar este problema, opte por portas sanfonadas ou de correr. 

Utilização dos armários

Com um espaço menor, não é possível ter muitos armários. Então, seu armário precisa estar posicionado estrategicamente, para não ocupar muito espaço e ser funcional. 

Aproveitamento de espaço

Alguns espaços do banheiro são ociosos, e podem ser aproveitados para pequenas prateleiras ou também para dispor de arranjos de flores ou alguma peça decorativa pequena. Aproveite este espaço para dar um toque especial e harmonioso.

Abuse dos espelhos

O uso de espelhos serve para qualquer ambiente pequeno e não ocupa espaço. Com o reflexo gerado, dá a impressão de amplitude, além de tornar o ambiente mais elegante e moderno.  

Se você gostou das nossas dicas, continue acessando nosso blog e saiba mais. Quer construir a casa própria? Entre em contato conosco e solicite um orçamento.