Você sabe o que considerar na hora de escolher uma escada externa? Conheça os diferentes modelos e materiais que você pode usar para garantir sua segurança!

Em um imóvel, alguns itens são essenciais para atender as necessidades dos moradores, como por exemplo a escada externa que serve para dar acesso de um piso a outro. Em muitos casos, ela é necessária para otimizar a circulação de pessoas ocupando o mínimo de espaço no local. 

Existem vários modelos de escadas externas, para atender as diferentes necessidades de cada cliente. Isso varia conforme o modelo de casa, para aliar conforto e segurança, evitando qualquer risco de acidentes e quedas. Confira quais são os modelos de escadas e os materiais que são utilizados!   

 

O que considerar na hora de escolher o modelo de escada externa?

Para escolher o modelo de escada externa vale considerar seu espaço disponível, a segurança e conforto dos moradores e possíveis visitantes que por ali vão passar. 

Além disso, se houver pessoas idosas e crianças o ideal é que a escada tenha guarda corpo ou corrimão para não ter risco de acidentes e quedas. Veja a seguir alguns modelos de escadas externas que você pode utilizar na sua casa: 

 

Escada lateral

A escada lateral é uma ótima opção para espaços menores, visando otimizar o ambiente. Este modelo tem como característica o apoio em uma parede, deixando apenas um vão livre em uma das laterais.  

Assim, a segurança deste modelo é maior, pois conta com uma parede em uma das laterais. Além disso, no lado que tem o vão livre pode ser instalado um corrimão. 

 

Escada caracol

As escadas em formato caracol são muito utilizadas em espaços reduzidos, pois os degraus são dispostos um após o outro, de forma que a estrutura seja circular. Deste modo, ocupa um espaço menor que a escada com degraus retos.

Porém, este modelo em formato circular pode facilitar a ocorrência de acidentes, devido às pessoas ficarem com tontura ou errar os degraus, especialmente pessoas idosas e crianças na hora de descer as escadas. Outra dica, é escolher um material antiderrapante para evitar escorregões.      

 

Escadas com dois ou mais lances

As escadas com dois, três ou mais lances são estruturas com alguns degraus, um patamar e mais degraus abaixo. Os degraus podem continuar retos ou fazer uma curva no segundo lance, com mais degraus abaixo do lance anterior. 

 

Escada reta

Este modelo de escada externa é bem simples para as áreas externas com mais espaço e sem a necessidade de muitos degraus. Pode deixar o ambiente com um visual elegante e moderno, principalmente nas fachadas. 

 

Escada em L

A escada em L faz um contorno de 90º, e depois segue para o próximo andar lembrando exatamente a letra L. 

 

Escada cascata

Este modelo de escada é caracterizado pela parte de baixo do degrau que acompanha o formato da escada. Ou seja, a parte de baixo dos degraus não é sólida ou inteira. 

banner para download do e-book sobre casas de madeira da Lazzarin

Como escolher o material para escada externa?

No momento da escolha dos materiais é fundamental ter atenção, pois neste caso a escada pode ficar exposta a diferentes condições climáticas e também sofrer com altos índices de umidade, poeira e sujeira. 

Por isso, precisa ser feita de um material resistente e com durabilidade, de fácil limpeza e manutenção. Para te ajudar a escolher o melhor material diante de tantas opções, saiba mais sobre cada um deles: 

 

Escada de ferro 

A escada de ferro é uma das mais populares para a área externa, pois une funcionalidade e estética. Sua vantagem é o valor acessível aliada a sua durabilidade. Mas é preciso ter alguns cuidados com a estrutura para evitar a corrosão. 

Para garantir a segurança, essa escada deve ter um piso tátil, que seja menos derrapante. Este tipo de escada pode combinar com o jardim externo ou com elementos típicos da área dando um aspecto rústico e moderno.    

 

Escada externa de madeira

Escadas de madeira são muito comuns por sua durabilidade e qualidade, principalmente para quem busca um material resistente. Combina com uma decoração mais clássica e robusta. E, dependendo da madeira escolhida, o ambiente vai chamar a atenção pelo luxo e sofisticação. 

Além disso, pode ser usada com outros materiais como concreto, vidro e ferro. Vale lembrar que é preciso escolher a madeira correta para fazer a escada, pois ela ficará exposta a diversas condições climáticas. 

 

Escadas de concreto

As escadas externas de concreto também são uma opção que apresenta muita segurança e durabilidade. Depois de pronta pode ser pintada ou ser adicionado algum outro material para deixar o visual mais moderno. 

 

Escadas de granito ou mármore 

Escadas de granito ou mármore são muito resistentes às diversas condições climáticas, não apresentando muito desgaste ao longo dos anos. Na hora de escolher o granito ou mármore a ser usado, fique atento pois dependendo da composição pode manchar facilmente. 

 

Escada externa de pedras naturais

Outra opção de material a ser usado são as pedras naturais sem polimento, por apresentarem uma característica muito importante que é a aspereza. Ela garante que a escada seja antiderrapante dando mais segurança aos moradores. 

 

Esses são alguns materiais que podem ser usados, mas é interessante fazer um projeto de escada para sua casa com o objetivo de escolher o modelo mais adequado e o material que possa oferecer segurança e ao mesmo tempo seja resistente e de qualidade. 

No momento da escolha considere que a escada ficará exposta a diversas condições climáticas e com o tempo pode sofrer com a deterioração de agentes naturais.   

Dependendo do modelo, outro item indispensável deve ser o corrimão, para garantir a segurança dos moradores. Além disso, investir na iluminação do espaço ou instalar luzes na própria escada vai deixar ela visualmente mais linda e facilitar a circulação em períodos noturnos com baixa luminosidade. 

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog para ter mais informações sobre construção.