Como escolher cortina: dicas para cada ambiente

Fica na dúvida sobre como escolher cortina? Trouxemos várias dicas para escolher a cortina certa para cada ambiente.

Você sabe como escolher a cortina ideal para cada ambiente da sua casa? As cortinas, além de proporcionar conforto e privacidade, também modificam totalmente a decoração. Por isso é super importante saber como escolher a cortina certa para deixar sua casa com seu estilo. Continue lendo que temos várias dicas para você.

Hoje, há diversos modelos para compra: longas, curtas, lisas ou estampadas, e com tantas opções, pode ficar difícil saber como escolher a cortina certa. 

Por isso, antes de sair às compras pense aonde ela será colocada e qual é seu objetivo no ambiente. Pode ser trabalhar, dormir ou simplesmente ganhar mais privacidade, afinal, dependendo do material, as cortinas podem filtrar mais ou menos luz. 

É importante lembrar que cada ambiente combina com um tipo de cortina diferente e para fazer a escolha ideal é preciso analisar diversos pontos. Confira algumas dicas cômodo a cômodo para você saber como escolher a cortina ideal.

 

Cozinha

A cozinha é um dos lugares da casa mais movimentados e a limpeza do cômodo deve ser constante. Por isso, aposte em tecidos claros e de materiais que sejam fáceis de limpar e resistentes à umidade.

Aposte em peças menores, que cubram apenas a janela, evitando assim o contato com os alimentos ou superfícies quentes. Ao escolher a cortina para cozinha dê preferência a tecidos de algodão ou poliéster. 

Na cozinha, também há a possibilidade de usar persianas, podendo ser dos mais diversos materiais, como alumínio, PVC, bambu e as fibras artificiais. 

 

Como escolher cortina para sala

A sala é o cartão de visitas da casa, por conta disso não há restrições de como escolher a cortina certa para esse local. Mas procure criar um local de aconchego que tenha a sua identidade e que combine com o restante da decoração do espaço. A única regra de como escolher a cortina para a sala é referente ao tamanho, invista em comprimentos mais longos que vão do teto ao chão. 

Sendo assim, pense no conforto que você precisa e na estética da sala. Caso prefira um tecido super leve, o voil é uma ótima pedida pois deixa a luz entrar de forma leve e difusa. 

Caso seu objetivo seja deixar a sala mais elegante use tecidos naturais como o algodão e linho. Esses materiais são ótimas escolhas, pois ao mesmo tempo que deixam a luz entrar de forma controlada, trazem um aspecto mais robusto para o ambiente. Outra opção é usar um blackout para garantir controle total de luz, ótimo para salas onde o uso da tv é constante. 

 

Quarto

Assim como a sala, no quarto não existe uma regra de como escolher a cortina, o ideal é que a cortina converse com o restante da mobília, tanto na cor quanto no estilo. 

Agora, quando falamos em modelos, as melhores opções são os de varão, visto que trazem uma maior sensação de elegância, Também vale apostar em rolos e painéis que deixam o visual mais clean e nas cortinas romanas, que trazem um ar de sofisticação.

O tamanho da cortina dos quartos também podem variar, caso haja algum móvel contra a parede da janela ou até mesmo um ar condicionado, o ideal é apostar em uma cortina mais curta, que não chegue a esbarrar nessa peça. 

 

Como escolher cortina para home office

O escritório é o local da casa com um objetivo bem definido, o trabalho em home office, que na maioria das vezes, é feito por meio de um computador. Por isso fique atento à posição das janelas em relação aos monitores e notebooks.

Caso essa luz bata diretamente na tela, você precisa de uma cortina ou persiana capaz de evitar reflexos, mas que ao mesmo tempo não filtre totalmente a luz do ambiente.

Para isso, procure materiais onde a luz é retida, mas não por completo, uma boa solução para escolher a cortina do home office é usar os tecidos de Oxford ou linho.

Agora, caso o computador fique de costas para uma janela, há uma necessidade de bloquear totalmente os raios solares para que o equipamento não superaqueça. Para isso, aposte nas persianas verticais. Comuns em ambientes comerciais mais formais, elas são ótimas opções para controlar a entrada de luz no seu home office.

 

Dica final: a escolha da cor

Caso sua janela receba muito sol por várias horas do dia, dê preferência para tecidos mais claros. Você pode pensar que as cortinas mais escuras barram melhor a luminosidade, o que de fato acontece. Porém cores escuras também retém mais o calor, fazendo que a temperatura do ambiente aumente durante o dia. 

Assim, para deixar uma temperatura agradável mesmo no verão, use cortinas de cores claras em tecidos como linho, sarja ou até mesmo richelieu bordado. 

Como você pode perceber, a cortina desempenha um papel importante no ambiente. Ela pode tornar o local mais agradável para trabalhar ou aproveitar um momento de descanso com a família. 

Então, se você tinha dúvidas sobre como escolher cortina, considerando as características e necessidades de cada ambiente você vai acertar na escolha! 

Quer saber mais? Continue acompanhando o nosso blog para ter mais informações sobre construção e decoração. Está planejando realizar o sonho da casa própria? Solicite um orçamento!

banner para download do e-book sobre casas de madeira da Lazzarin