Casa ou apartamento: dicas para fazer a melhor escolha

Ter um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas, mas qual é a melhor opção: casa ou apartamento? Confira nossas dicas e faça a melhor escolha!

 

Ter um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas que querem sair do aluguel. A escolha de um lar para viver não é uma tarefa fácil e exige muita dedicação, pois cada imóvel tem suas características e peculiaridades.

Uma dúvida que pode surgir é se vale a pena investir em casa ou apartamento. Entender os prós e contras de cada um é essencial para definir qual atende melhor às suas necessidades, anseios e demandas da família no dia a dia.   

Afinal, são tipos de imóveis bastante distintos entre si, dividindo opiniões e preferência no mercado imobiliário. Por isso vale avaliar cada detalhe no momento da escolha para evitar futuras frustrações. Continue a leitura e entenda quais as vantagens e desvantagens de cada um! 

 

Casa ou apartamento: como escolher?

Cada um desses imóveis tem pontos positivos e negativos, que devem ser levados em consideração no momento de fazer a melhor escolha. Por muito tempo, as casas eram mais procuradas quando se falava em adquirir o próprio imóvel, por abrigar famílias maiores e mais tradicionais. 

Porém, o apartamento vem ganhando espaço no coração de muitas pessoas, principalmente os mais jovens, que estão começando a vida ou estão mais focados no lado profissional.

Tudo vai depender de quais são seus objetivos pessoais e profissionais a curto, médio e longo prazo para escolher a melhor opção. Por outro lado, não esqueça de avaliar se o valor do imóvel cabe no seu bolso, se você vai comprar à vista ou terá que financiar. 

 

Vantagens de morar em uma casa

As casas são uma boa opção para quem busca por privacidade e liberdade, com as suas próprias regras. É ideal para fugir de elevadores e escadas, tendo mais contato com a natureza, com plantas e animais. Confira as vantagens de comprar este imóvel:

 

Espaço

As casas costumam possuir um espaço mais amplo do que os apartamentos. A área externa possibilita ampliações do imóvel, fazer uma piscina, ter animais de estimação e espaços para crianças brincarem ao ar livre. 

Outra vantagem é ter garagem para mais de um veículo, ao contrário dos apartamentos, onde normalmente as vagas são limitadas e fixas.  

 

Privacidade

O espaço é seu, e você pode fazer o que quiser conforme seu estilo de vida e seus gostos. Não é preciso seguir regras como nos condomínios, você estabelece sua rotina de casa, e não precisa dividir o seu espaço com os vizinhos. 

Além disso, você pode ficar mais tranquilo ao receber seus amigos e familiares, sem a preocupação de incomodar os vizinhos. 

 

Liberdade

Não há taxas de condomínio a pagar e se precisar fazer alguma reforma e manutenção você não precisa da aprovação de outras pessoas. Assim você pode se programar para realizar modificações no imóvel conforme desejar.

 

Segurança 

As casas não contam com uma portaria para fazer a segurança, mas podem ser instaladas câmeras de monitoramento, alarmes ou a contratação de uma empresa do ramo para fazer a segurança se for necessário. 

Desvantagens de morar em casa

Morar em uma casa também tem suas desvantagens, já que este imóvel tem peculiaridades menos vantajosas, que podem incomodar e gerar transtornos aos moradores. Veja algumas delas:

 

Segurança fica por sua conta 

No caso de morar em uma casa, saiba que a segurança é por sua conta. Isto é, ter alarmes, câmeras de monitoramento, cadeados e portões eletrônicos. 

Além disso, quando você viaja muito ou passa pouco tempo em casa, terá que reforçar a segurança e quem sabe até contratar uma empresa de monitoramento.

Custos mais elevados de manutenção 

Em um condomínio pode ser feito o rateio das despesas e manutenções necessárias, mas em uma casa não. O proprietário de uma casa é o principal responsável pela conservação, manutenção do imóvel e também pelas despesas em geral.  

Vantagens de morar em um apartamento

Para quem busca morar em um local seguro, o apartamento é uma excelente opção. Conheça as vantagens de adquirir um apartamento: 

 

Segurança

Para garantir a segurança dos moradores, os apartamentos podem ter portaria, para controlar a entrada e saída de pessoas, pois só tem acesso aos apartamentos quem tiver a chave ou senha para entrar no condomínio. 

Preço mais acessível

O custo de aquisição de um apartamento pode ser menor que de uma casa, pois o valor do terreno será dividido entre os proprietários. Além disso, as condições de pagamento permitem que você financie o imóvel com condições diferenciadas.  

 

Fácil manutenção

Tanto casa como apartamento exigem que seja feita manutenção, mas no apartamento as despesas, como pintura externa e manutenções em geral, são divididas entre todos os moradores. Possíveis problemas que possam ocorrer podem ser resolvidos pelo síndico, e posteriormente serão cobrados na taxa do condomínio.  

 

Espaços para lazer e contato social

Os apartamentos também podem contar com áreas comuns, ou seja, espaços para lazer e diversão para toda família, como piscina, churrasqueira, parquinho, quadra para praticar esportes e salão de festas para receber amigos e familiares. 

Para quem tem filhos, a área social pode ajudar na socialização de crianças, por garantir maior segurança. 

 

banner para download do e-book sobre casas de madeira da Lazzarin

 

Desvantagens de morar em apartamento

Morar em apartamento também tem desvantagens e você terá que aprender a conviver. Veja abaixo quais são: 

Regras e condomínio

Quem optar por morar em um apartamento tem que se adaptar às regras e normas para um bom convívio no condomínio. O descumprimento das regras implica em punições e até multas. 

Outro desvantagem é ter que pagar todo mês uma taxa de condomínio, que é utilizada para o pagamento de despesas das áreas comuns e segurança, além de um fundo de emergência.  

Menos privacidade e autonomia 

Por outro lado, morar em apartamento resulta em ter menos privacidade e autonomia devido a conviver diariamente com vizinhos, principalmente nas áreas comuns. Ou seja, muitas vezes, acaba tendo menos privacidade do que se estivesse em uma casa.

Vale lembrar que para fazer algumas mudanças na estética do imóvel, você deve ficar atento se a convenção do condomínio permite tais mudanças. 

Escadas

Muitos apartamentos não contam com elevadores, principalmente se forem localizados em prédios mais antigos e isso pode se tornar um grande empecilho para algumas pessoas. As escadas podem limitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, cadeirantes, grávidas ou crianças. 

Para finalizar…

 

Para fazer a melhor escolha no momento da compra, leve em consideração fatores como preço, localização, segurança e espaços para lazer. Não se esqueça de pensar em longo prazo, e considerar sempre seus objetivos futuros. 

Além disso, pense se o imóvel atende suas necessidades e preferências, se é o que você queria como um lar, pois cada um tem seus gostos e peculiaridades para considerar. 

Ficou interessado? Então, continue acompanhando o nosso blog para ter mais informações sobre a construção. 

E se você ainda não tem sua casa própria, solicite um orçamento conosco e realize seu sonho.