Casa de alvenaria: conheça as principais vantagens!

Pensando em construir? Conheça as diversas vantagens da casa de alvenaria. Saiba mais! 

 

Tanto na cidade como no campo, as casas em alvenaria estão entre os modelos  mais populares e tradicionais. É uma opção que traz muitas vantagens e pode sofrer variações conforme o projeto. 

Podem ser construídas casas pequenas, grandes, simples, sofisticadas, com detalhes, enfim são várias possibilidades. A casa de alvenaria é um dos tipos de construção mais seguros e que pode ser feita de acordo com as suas necessidades.   

Continue a leitura e confira as principais vantagens de construir uma casa de alvenaria e quais são os tipos! 

Como é uma casa de alvenaria?

A obra nada mais é do que um tipo de construção com sobreposição de tijolos, pedras ou blocos feitos com concreto e vidro. No entanto, pode ou não ser utilizada também a argamassa.

Desta maneira  podem ser adicionados outros materiais na construção de casas de alvenaria, como por exemplo madeira, vidro, pedras, metais, entre outros. Essa construção é resistente e com alta durabilidade.

 

Tipos de casa de alvenaria

Existem vários tipos de casa de alvenaria, conheça os principais.

 

Casa convencional

A casa convencional também é conhecida como alvenaria de vedação, já que possui as paredes feitas em alvenaria, com vigas e colunas para a sustentação dos blocos e tijolos. A construção é de forma simples, facilidade em encontrar os materiais e a liberdade para criação do projeto. 

A versatilidade é o ponto chave de casas de  alvenaria convencional, pois você tem mais possibilidades de separação de ambientes, pode fazer uma casa de um ou dois pavimentos, escolher os acabamentos, entre outros. 

 

Casa estrutural

Para a construção de uma casa de alvenaria estrutural não é necessário vigas e pilares, pois são usados determinados tipos de blocos como de concreto, cerâmica ou silicocalcário. 

Desta forma, a estrutura é iniciada já com os pontos de instalação hidráulica e elétrica, além de utilizar aço e concreto para deixar a construção mais resistente. É muito comum ver este tipo de casa principalmente em terrenos planos, em casas de até dois pavimentos e para quem quer uma edificação com blocos mais aparentes.

 

banner para download do e-book sobre casas de madeira da Lazzarin

Vantagens de uma casa de alvenaria 

As casas deste material estão entre as mais procuradas por apresentar várias vantagens. Conheça as principais:

  • È considerado o modelo mais popular de casa do Brasil;
  • Mão de obra barata e fácil de ser encontrada; 
  • Possibilidade de usar outros materiais na mesma construção;
  • Facilidade em projetar e criar áreas externas, varanda, garagem, além de poder fazer adaptações e reformas para modificar os ambientes; 
  • Apresenta baixo custo de manutenção; 
  • É uma opção com alta resistência e durabilidade; 
  • Os materiais são encontrados com facilidade, sem a necessidades de esperar por um longo período; 

 

Portanto, como você pode perceber, as casas de alvenaria apresentam inúmeras vantagens e são os modelos mais populares no Brasil. 

 

Ficou interessado? Então, continue acompanhando o nosso blog para ter mais informações sobre casas e construção. Caso tenha alguma dúvida ou queira construir uma casa de alvenaria, solicite um orçamento conosco