A janela é muito mais importante do que você imagina. Ela deve estar de acordo com a arquitetura da casa, é ponto-chave para a entrada de luz, transmite segurança e muito mais! Leia o conteúdo completo!

O projeto já está definido, você começou a escolher os acabamentos e vai pesquisar sobre a janela. Essa é uma parte muito importante do projeto da casa. Os acabamentos influenciam diretamente no resultado final de uma obra bonita.

Quer saber qual é o melhor modelo para a sua casa? É só continuar a leitura!

Os modelos de janela

Não tem como fugir dela no projeto da sua casa. Aliás, os modelos estão cada vez mais bonitos e a dificuldade de escolha cada vez maior, não é?

Indispensável e útil, a janela oferece luminosidade e ventilação aos ambientes, torna-se parte importante da decoração e permite que a “vida lá fora” seja vista. Por isso, escolher o modelo é algo muito significativo no processo de construção ou reforma. Veja quais são os principais modelos:

Veneziana

Modelo bastante utilizado, a janela veneziana pode ser encontrada em madeira ou metal. Seu design permite a ventilação nos ambientes mesmo se estiver fechada.

Ao optar pela veneziana, prefira uma que tenha vidro na parte interna. Deste modo, você pode fechar o vidro quando sentir frio ou deixar apenas fechado para que a entrada de luz permaneça.

É mais comum ver a veneziana em quartos. Existem modelos que contam com dispositivos que permitem uma abertura maior ou o fechamento parcial das paletas.

 

Janela de correr

Esse modelo é mais usado na sala, cozinha e também nos quartos. Geralmente, a janela de correr é maior do que os demais tipos. Se escolhê-la, considere os modelos que possuem outra camada além do vidro. Assim, você controla a entrada da luminosidade.

Na sala e cozinha, a melhor escolha é a janela de correr de vidro. Sua transparência também permite a entrada da luz natural. As opções conhecidas como blindex são ótimas em funcionalidade e são modernas, ideais para a sua sala de estar.

 

Basculante

A basculante (ou vitrô basculante) é muito utilizada na cozinha, no banheiro e na área de serviço. O modelo possui uma alavanca na lateral que permite a sua abertura e entrada regulada de vento.

 

Oscilo-batente

Esse modelo é versátil e fica bem em diversos ambientes. A janela oscilo-batente possibilita dois tipos de abertura, sendo um o de abrir e o outro de tombar, permitindo a entrada total ou parcial do ar. Há duas opções: o modelo de vidro total e outro com veneziana e vidro.

 

Maxim-ares

É provável que você já tenha visto ela por aí, mas não sabia que o seu nome era Maxim-ares. O modelo abre para fora e pode ser encontrado em diversos tamanhos e materiais. Ele é bastante utilizado em ambientes menores, como o banheiro, área de serviço ou na cozinha, quando ela for pequena.

 

Pivotante (vitrô)

Você conhece a porta pivotante? A janela segue o mesmo padrão: o de abrir para fora, mas “de lado”. Esse tipo é bastante utilizado em salas e banheiros. Seu modo de abrir pode representar mais charme e modernidade aos ambientes.

 

Janela de tombar

Parece mesmo que a janela tombou, não é? Mas como a base inferior é fixa, a janela é movida na parte de cima e abre para dentro.

Este modelo é uma ótima opção quando o quesito é otimização de espaço dentro do ambiente.

 

Camarão

Ideal para as janelas compridas e charmosas, o modelo camarão abre as “folhas” como se elas estivessem dobradas. Esse modelo fica melhor na sala ou nos quartos.

 

Agora que você conhece mais sobre os modelos de janelas, escolha aqueles que combinem melhor com o formato e as cores do seu projeto. Mas, não esqueça de pesquisar pelos preços, pois eles costumam variar de um lugar para o outro ou de material para material.

Aproveite para conhecer o nosso portfólio de casas. Clique aqui!