Os estilos de casas revelam muitas coisas de seus moradores. Escolher o estilo campestre é gostar do aconchego, conforto e das lembranças familiares. Veja mais!
Entre os estilos de casas em alta, o campestre conquistou o seu espaço por meio de seus traços marcantes, aconchego, clima familiar e o conforto que todo mundo adora (e precisa) quando está no seu lar. A dúvida, justamente pelo seu design e o próprio nome, é: “o estilo campestre pode ser feito somente no campo?”.
Para solucionar essa e outras dúvidas, além de dar dicas muito bacanas sobre o assunto, preparamos um conteúdo com informações quentes para acertar na construção de um dos modelos que está em alta entre os estilos de casas. Continue a leitura!
Estilos de casas: o campestre
A palavra “campestre” costuma ser usada como adjetivo para definir algo camponês. Na arquitetura e estilos de casas, também lembram o campo. Seus traços, no entanto, não necessariamente serão vistos apenas na parte externa ou nos móveis dentro de casa. Podem estar nas cores e na decoração com peças que nos remetem ao aconchego do campo.
As principais características do estilo campestre são a tranquilidade, conforto e o acolhimento familiar. Sem contar nas peças que remetem a um clima extremamente favorável para a harmonia entre os moradores.
No campo ou na cidade
Embora o nome tenha muito a ver com o campo, o campestre também pode estar nos centros urbanos. Um toque rústico em meio a outros estilos – os quais você não precisa abandonar, criam uma atmosfera bem aconchegante. Experimente, no campo ou na cidade, colocar em prática as dicas a seguir:
- Adicionar móveis, lâmpadas e cadeiras confortáveis;
- Espalhar puffs e mesinhas pela sala para receber os amigos;
- Apostar em mantas aconchegantes nos sofás e poltronas;
- Utilizar madeira de demolição em diferentes peças;
- Investir em paleta de cores que lembram o campo (ex: tons terrosos);
- Criar uma lareira com espaço aberto para se fazer refeições;
- Comprar uma cadeira de balanço em vime;
- Incluir plantas na decoração.
A madeira como protagonista
Não é à toa que citamos a madeira, ela é peça fundamental na composição do estilo campestre. O material oferece calmaria e elegância aos ambientes. Podem estar nos móveis, nos revestimentos ou mesmo nas paredes. Seu estado pode ser natural, finalizado com pátina ou pintado com o branco escandinavo. Fica lindo!
Uma mesa de madeira mais longa para as refeições – se há espaço, recebe muito bem os amigos e une a família em almoços e jantares. Do mesmo modo, as cadeiras ao redor podem combinar com o estilo campestre e até mesmo receber almofadas de assentos.
E já que estamos falando de um espaço para refeições, a sala de jantar é um ambiente com atributos de sobra para decorar o estilo campestre. Um aparador ou aquela cristaleira linda para expor as louças mais bonitas e antigas, ficaria maravilhoso. Tecidos com padrões florais e alegres nas toalhas de mesa ou na parede colaboram para um ambiente semelhante ao do campo.
Como você acabou de ler, o campestre está entre os estilos de casas que podem ser criados no campo e na cidade. Basta alguns elementos para tornar o ambiente do jeitinho que a família deseja. Além disso, acrescentar pitadas de amor e carinho será mais do que seguir tendência, é um tempero com cheirinho de felicidade.
Quer saber mais sobre casa de madeira? Então, baixe agora o nosso e-Book: Tudo que você precisa saber sobre casas de madeira.