Casa de madeira: qual modelo posso construir na cidade?

A construção de casas em áreas urbanas exige mais do que apenas fazer um bom planejamento financeiro. O projeto de construção – que define se o imóvel será grande ou pequeno, com um ou mais pavimentos – depende da escolha do terreno e, além disso, é necessário, ainda, que a prefeitura autorize a construção.

Neste post, vamos falar sobre a escolha do terreno e sobre como conseguir a aprovação do projeto junto ao governo municipal. 

Boa leitura!

 

Casa de madeira: como escolher bem o terreno?

Uma das etapas mais importante para construir a casa de madeira dos seus sonhos é a escolha do terreno. É preciso observar a topografia, o tipo de solo, a orientação solar e a infraestrutura da região onde ele se localiza.

 

Topografia

É necessário levar em consideração a topografia do terreno, pois quanto maior for a sua inclinação, maior serão os custos para realizar a movimentação de terra, fundações e, até mesmo, com muros de arrimo. Por isso, quanto mais plano for o terreno em relação ao nível da rua, melhor!

 
Tipo de solo

Outra característica importante do terreno que deve ser avaliada é o tipo de solo. Observe se há muitas pedras, pois terrenos assim têm a terra dura e dificultam a escavação para as fundações, ou presença de água. Atente também para a presença de água no solo, pois terrenos com muita umidade causam problemas de infiltração.

Orientação solar


É importante, ainda, observar onde o sol nasce e se põe, pois isso vai ajudar a definir qual será a melhor posição da sua casa de madeira no terreno, para evitar a umidade e para aproveitar melhor a luz natural.

 

Infraestrutura

É fundamental avaliar a infraestrutura da região onde se localiza o terreno. Os itens básicos são:

  • rede de água e esgoto;
  • energia elétrica;
  • iluminação pública;
  • calçamento das ruas;
  • coleta de lixo;
  • rede de telefonia e internet.

 

Casa de madeira: como aprovar o seu projeto na prefeitura

Confira 6 dicas importantes para que você possa aprovar o projeto da sua casa de madeira junto à prefeitura:

1 – Informar-se sobre as regras da prefeitura

Cada município possui regras próprias para a edificação de imóveis, por isso é necessário que você saiba quais são as exigências e etapas do processo. Apesar dessas etapas serem relativamente iguais na maioria das cidades, pode haver algumas diferenças, como por exemplo, na quantidade de documentos exigidos.

2 – Solicitar a “Informação Básica”

A “Informação Básica” é um documento que algumas prefeituras emitem e que servem para avaliar se a construção do imóvel pode ser realizada no local pretendido ou não. 

Neste documento também constam todas as informações necessárias para que o arquiteto possa desenvolver o projeto da forma correta, tais como dados técnicos sobre o solo e o zoneamento, entre outros.

Para obter a Informação Básica, basta se dirigir à prefeitura e apresentar o CPF e a escritura ou o contrato de compra e venda do terreno. Caso a prefeitura da sua cidade não forneça este documento, faça uma consulta no Código de Obras do seu município.

 

3 – Contratar um profissional habilitado

É necessário contratar um engenheiro ou arquiteto com registro profissional regularizado para executar a obra, pois só assim o projeto da sua casa será aprovado pela prefeitura. Contratar um profissional habilitado também garantirá a segurança do imóvel.

 

4 – Submeter o projeto para avaliação

Depois de pronto, o projeto deverá ser submetido à avaliação dos órgãos competentes, como secretarias municipais de Habitação, de Planejamento Urbano ou de Obras. Será necessário fornecer cópias do projeto, planta baixa de um projeto concluído conforme as normas.

Esta é uma etapa fundamental para a execução da obra, pois nesse momento os profissionais da administração municipal irão avaliar se a obra pode ser realizada e se está em conformidade com as regras da prefeitura. Há alguns municípios, por exemplo, onde há um limite para a altura de imóveis residenciais.

 

5 – Realizar as adaptações solicitadas no projeto

Há casos em que é preciso fazer correções e adaptações no projeto para que ele seja aprovado pela prefeitura. Se o parecer determinar que devem ser feitas modificações no projeto, é preciso que você repasse todas as indicações para o arquiteto, que então fará as adaptações solicitadas.

Depois de feitas as alterações, o projeto deverá ser submetido a uma nova avaliação para obter a aprovação final.


6 – Requerer a Licença para Construção

Há casos – e isso depende de cada prefeitura – em que a aprovação do projeto deve ser solicitada por meio de um requerimento de Licença para Construção. A obra só poderá ser iniciada com a obtenção dessa licença.

 

Casas de madeira são mais acessíveis

Você sabia que casas de madeira podem custar até 50% menos do que uma casa de alvenaria? Apesar de serem casas baratas, a durabilidade delas é a mesma de outros tipos de construção, pois isso depende da utilização de materiais de qualidade e da realização de manutenções periódicas, que podem ser mais ou menos frequentes dependendo do tipo de madeira usada.

 

Conte com a Lazzarin para construir a sua casa de madeira

 

A construção de casas é a especialidade da Lazzarin, empresa catarinense que atua no mercado desde 1987, atendendo aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

Casas modernas ou casas em estilos mais tradicionais, casas no campo ou na cidade… as opções são muitas! Por isso, aproveite que está aqui e dê uma olhada nos projetos desenvolvidos pela Lazzarin. Certamente eles vão inspirar você!