Construir uma casa própria e se livrar do aluguel é o sonho de qualquer pessoa que sente no bolso o impacto desta despesa mensal. Além de poder usar o dinheiro que seria gasto com aluguel para outras finalidades, ter uma casa para chamar de sua traz muito mais segurança para você e a sua família.
É preciso lembrar que em um projeto de construção é fundamental utilizar materiais de qualidade e contar com profissionais especializados para evitar desperdícios. Além disso, há uma série de detalhes que vão desde a escolha do terreno até os últimos acabamentos e que precisam ser bem pensados para ter uma casa moderna, bonita e funcional.
Se você está pensando em construir ou já iniciou a edificação de uma casa de madeira, leia o post até o final e confira dicas para escolher os pisos e revestimentos mais indicados para este tipo de construção!
Casa de madeira: que tipo de piso usar?
A escolha de revestimentos e pisos é uma parte muito importante em um projeto de casa e há alguns detalhes que muitas vezes as pessoas não levam em consideração. Por exemplo: em projetos pequenos ou térreos, é indicado o uso de pisos e revestimentos com o mesmo padrão nos dormitórios, na sala e nas áreas de circulação. Isso evita a necessidade de soleiras nas portas dos quartos e também dá uma sensação de maior amplitude aos ambientes.
A utilização de diferentes pisos em cada cômodo faz com que eles pareçam mais pequenos porque as soleiras delimitam os espaços, dando a impressão de que os ambientes são menores. Continue a leitura e confira mais dicas que vão te ajudar a escolher os melhores pisos e revestimentos para as áreas externas e internas da sua casa!
Cores em contraste
Para um ambiente mais aconchegante a dica é criar contraste entre os pisos e as paredes. Se as paredes forem mais escuras (é o caso de madeiras maciças), opte por pisos claros.
Pisos para o segundo pavimento
Quando a casa tem dois pavimentos, os dormitórios costumam ficar no andar superior. Nesses cômodos, o indicado é usar madeira, que dá uma sensação maior de conforto e aconchego aos ambientes. Para evitar que os ambientes fiquem escuros, dê preferência para madeiras em tons mais claros. No primeiro pavimento, geralmente são utilizados pisos cerâmicos.
Em lugares com invernos mais rigorosos, como é o caso da região Sul do Brasil, os pisos de madeira são mais usados, pois eles mantêm o interior da casa mais aquecido, mesmo em dias de frio intenso.
Áreas externas
Já nas áreas externas, o mais indicado são os pisos cerâmicos. Para revestir as paredes, as opções são muitas e entre os preferidos atualmente estão os revestimentos do tipo São Tomé e o Canjiquinha, que valorizam bastante o imóvel.
Construa sua casa de madeira com a Lazzarin
Com sede em Concórdia, na região do Meio-oeste catarinense, a Lazzarin é uma empresa especializada na construção de casas de madeira e atende aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No mercado desde 1987, a Lazzarin conta com profissionais especializados que cuidam de todas as etapas da obra, desde o projeto inicial até a entrega das chaves.
Além de executar obras de construção civil, a empresa também comercializa madeiras, tanto no atacado quanto no varejo, primando sempre pela transparência nas negociações. A Lazzarin também realiza atendimentos personalizados para que você possa construir a casa dos seus sonhos!
Respeito com a natureza
A Lazzarin está sempre focada em oferecer produtos e serviços de qualidade que estejam realmente alinhados às necessidades de seus clientes, mas, além disso, a empresa também se preocupa com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.
Por isso, as madeiras que a Lazzarin utiliza nas construção das casas são resultado de reflorestamento de árvores como a araucária e o eucalipto, entre outras espécies. A preocupação com a sustentabilidade também inclui o modo como as madeiras são manejadas.
Casa de madeira: as vantagens são muitas!
Para encerrarmos este conteúdo, confira uma lista de vantagens que você terá ao optar por uma casa de madeira:
- casas de madeira chegam a custar 50% menos do que casas de alvenaria, pois dispensam o uso de tijolos, cimento, tinta e outros materiais;
- o tempo necessário para a edificação da obra é bem menor do que se fosse uma casa de alvenaria;
- a madeira é um isolante térmico natural, o que significa que as casas feitas com madeira não são tão quentes no verão, nem tão geladas no inverno;
- A manutenção periódica de uma casa de madeira é simples e faz com que sua durabilidade seja a mesma de uma casa de alvenaria. A madeira também é um material fácil de limpar.
O uso de madeira permite construir casas baratas, principalmente se o terreno tiver sido bem escolhido, com tipo de solo que dispense serviços de drenagem ou terraplenagem, por exemplo.
Gostou deste conteúdo? Aproveite que está aqui e baixe nosso e-book com sugestões super bacanas de casas de madeira!