De madeira ou de alvenaria, a possibilidade de ter uma casa própria é o sonho da maioria das pessoas, principalmente no Brasil, onde o déficit habitacional é enorme.
Porém, na hora de planejar a construção surgem muitas dúvidas, inclusive com relação aos materiais: é melhor fazer uma casa de alvenaria ou de madeira?
Se esse é o seu caso, continue a leitura e conheça as principais vantagens e desvantagens de construir uma casa de madeira!
Conheça as vantagens de uma casa de madeira:
1 – Custos mais baixos
Os gastos com a construção e a manutenção de uma casa de madeira são menores do que os custos para edificar e manter um imóvel de alvenaria. O fato de dispensar o uso de tijolos, tintas, cimento e outros detalhes envolvidos na construção pode fazer com que o investimento em uma casa de madeira seja até 50% mais baixo.
2 – Tempo de construção é menor
O tempo utilizado para a construção de uma casa de madeira é bem menor do que o prazo necessário para fazer uma casa de alvenaria. Em alguns meses é possível elaborar o projeto e finalizar a obra!
3 – Aconchego e versatilidade
Outra vantagem de uma casa de madeira é a sensação de aconchego e acolhimento que ela traz. Além disso, ela também é um material versátil, que permite criar diferentes ambientes, possibilitando criar espaços mais rústicos ou mais sofisticados. Tudo vai depender da mobília e da decoração escolhida para ela!
4 – Isolante térmico natural
Você sabia que a madeira é um ótimo isolante térmico? Isso mesmo! Ela mantém o ambiente em uma temperatura neutra, por isso não é tão quente no verão e nem tão fria no inverno.
5 – Longa durabilidade
As casas feitas de madeira duram décadas ou mais! Nos Estados Unidos, por exemplo, a maioria dos imóveis é de madeira e há construções seculares que, por incrível que pareça, continuam em perfeitas condições!
Tudo depende do tipo de madeira usada na construção e de uma manutenção adequada. Madeiras como o Eucalipto ou Pinus, por exemplo, não são tão resistentes e vão exigir mais cuidados, enquanto madeiras nobres, como o Ipê ou a Maçaranduba, não necessitam de tanta manutenção.
O que considerar em um projeto de casa de madeira
Embora os benefícios de uma casa de madeira sejam maiores, é preciso considerar também algumas desvantagens que este tipo imóvel pode ter com relação às construções em alvenaria. São elas:
1 – Manutenção
As casas de madeira precisam receber tratamento especial tanto na área externa quanto interna, para que sua durabilidade seja maior. Especialistas recomendam que, a cada 5 anos em média, seja passado verniz à base de água nas paredes do interior do imóvel. Já a parte externa, pode ser envernizada a cada 20 anos.
Além disso, é muito importante tratar o solo do terreno antes de iniciar a construção da casa, para prevenir infestações de cupins.
2 – Resistência
Casas de madeira não são recomendadas para áreas onde acontecem desastres naturais, como deslizamentos, furacões ou enchentes, pois elas não têm a força e a estabilidade necessárias para suportar esses tipos de ocorrência. Em locais assim, imóveis de alvenaria são mais indicados.
3 – Ruídos
É bastante normal que uma parte das construções feitas de madeira apresentem rangidos quando alguém pisa em determinados pontos ou ao abrir e fechar portas e janelas. Como os ruídos costumam persistir, acabam sendo incômodos para pessoas que preferem ambientes silenciosos. Nesse caso, casas de madeira podem não ser as mais indicadas!
Agora que você já conhece os pontos positivos e negativos de uma casa de madeira, fica mais fácil tomar a decisão sobre que material usar na construção da sua casa, não é?
Também é importante que o imóvel seja projetado para atender às suas necessidades. Se você já tem ou pretende ter filhos, se gosta de receber amigos para um jantar, se tem animais de estimação, enfim, tudo precisa ser considerado!
Por isso, não deixe de contar com a orientação de um profissional em arquitetura na hora de elaborar os projetos de construção da sua casa, independente do material que será utilizado!
Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para conferir outros artigos interessantes sobre casas de madeira no nosso blog!