Os cuidados com uma casa de madeira têm início ainda na elaboração do projeto e na escolha da madeira que será utilizada. O Pinus e o Eucalipto, por exemplo, são madeiras que necessitam de manutenção periódica, enquanto as madeiras nobres, como a Maçaranduba e o Angelim, são naturalmente mais resistentes e não exigem tantos cuidados.
Continue a leitura e saiba como aumentar a vida útil e a beleza da sua casa de madeira!
A resistência da madeira utilizada na construção
A parte externa de qualquer imóvel fica permanentemente exposta às ações do tempo – sol, calor, chuva, umidade – e ao ataque de cupins e fungos. Por isso, é preciso cuidado na escolha da madeira que será utilizada na construção da sua casa.
O Pinus e o Eucalipto são bastante usados em função do preço mais acessível e também são uma escolha ecologicamente correta, já que ambas são árvores de reflorestamento. No entanto, elas não são tão resistentes às intempéries e exigem mais cuidados para manter sua qualidade e beleza.
Em contrapartida, madeiras consideradas nobres, como o Ipê, a Maçaranduba, a Garapeira, a Teca, a Peroba, a Itaúba e o Angelim, são mais duráveis e resistentes à ação do tempo, mas, mesmo assim, exigem manutenção, embora com menos frequência.
Bons projetos e materiais de qualidade
Além da escolha da madeira, contar com projetos estrutural, hidráulico e elétrico bem elaborados e utilizar materiais de qualidade na obra também são importantes para aumentar a vida útil de uma casa de madeira e também para definir a necessidade e periodicidade dos serviços de manutenção. Também é importante contar com profissionais capacitados para executar e supervisionar a obra.
Manutenção periódica
Todo tipo de construção precisa receber manutenção. O que varia é a periodicidade com que ela deve ser feita e os tipos de cuidados necessários. Como vimos, isso vai depender do tipo de madeira usada na obra e da qualidade dos outros materiais.
Enquanto madeiras de Pinus e Eucalipto precisam de cuidados extras para evitar fungos e cupins, a manutenção nas madeiras consideradas nobres ocorre mais por questões estéticas do que propriamente para aumentar a sua vida útil.
Confira a seguir, alguns cuidados importantes para aumentar a durabilidade e a beleza da sua casa de madeira!
Aplicação de verniz
Do mesmo modo que uma casa em alvenaria necessita de pintura externa de tempos em tempos, a casa de madeira precisa ser envernizada. Isso pode ser feito a cada 5 anos ou mais e também vale para a aplicação de produtos contra cupins e fungos.
Na parte interna, não é necessário envernizar com tanta frequência. No interior do imóvel, a madeira leva vantagem porque o verniz resiste mais a riscos e sujeiras do que a tinta em paredes de alvenaria. Desse modo, a pintura com verniz das paredes na parte de dentro do imóvel tem mais durabilidade.
Pequenos reparos em portas e janelas
A madeira é um material suscetível à retração ou dilatação em função da umidade do ambiente. Por isso, como em qualquer construção, é necessário realizar alguns pequenos ajustes em portas ou janelas, caso elas comecem a raspar
Atenção às instalações hidráulicas e elétricas
Assim como nas construções em alvenaria, as casas feitas em madeira também precisam de manutenção periódica nas suas instalações hidráulicas e elétricas. A cada 5 anos, mais ou menos, é indicado fazer uma conferência para ver as condições das instalações.
Custos menores e menos trabalho
Uma das grandes vantagens de se construir uma casa de madeira são os custos de manutenção, que são menores. Ao fazer reparos, não é necessário gastar com massa corrida, areia, tintas, fixadores e outros materiais que são utilizados na manutenção de casas de alvenaria.
Ou seja, o investimento na conservação de um imóvel de madeira é menor do que em construções feitas de alvenaria e, além disso, também exige menos trabalho. É importante destacar que a madeira funciona como um isolante térmico natural, pois absorve menos calor no verão e não é tão fria no inverno.
Você está pensando em construir uma casa? Então, não deixe de conhecer os produtos da Lazzarin. E aproveite também para conferir outros artigos no nosso blog!