Ao definir um projeto para a sua casa de madeira, é preciso considerar, antes de qualquer coisa, o valor que você pode ou está disposto a investir na construção do imóvel, lembrando que, além dos gastos com a estrutura da casa, você terá ainda outros custos relacionados aos serviços que são terceirizados.
Uma questão fundamental que precisa ser observada é quanto aos projetos hidráulico, elétrico e de fundação, por exemplo, que precisam ser compatíveis com a estrutura de madeira ou de madeira e concreto.
Neste post, nós vamos listar alguns pontos importantes que devem ser observados para que o projeto de sua casa possa assegurar o máximo em qualidade de vida para você e sua família. Continue a leitura e saiba quais são esses pontos!
Quanto mais ventilados forem os ambientes, melhor!
Quanto mais ventilados forem os ambientes da casa, melhor! Mas, para garantir essa ventilação natural, é preciso ter conhecimento sobre a direção de onde vêm os ventos na região em que o imóvel será construído.
Os ambientes onde as pessoas da família costumam passar mais tempo – como quartos, sala de estar e sala de TV, por exemplo – precisam estar voltados para o lado onde a ventilação é maior.
Se o projeto inclui área gourmet, ela também deverá ser voltada para o lado de onde sopram os ventos dominantes. Desse modo, o ambiente se tornará mais agradável.
Iluminação natural faz toda a diferença!
A iluminação natural dos ambientes é muito importante e, para isso, é preciso contar com janelas em locais estratégicos.
As regras mudam de uma cidade para outra, mas, algumas prefeituras exigem que uma determinada porcentagem da área construída possua aberturas para portas e janelas. Por isso, para evitar problemas, certifique-se de que o seu projeto contempla o número necessário de janelas para permitir uma boa iluminação natural.
Observe a topografia do terreno
Para que o seu projeto fique mais harmonioso, outro ponto que precisa ser considerado na hora de sua elaboração é a topografia do terreno – lembrando que caso seja necessário realizar terraplenagem ou movimentações grandes de terra, os custos de construção da casa aumentarão consideravelmente.
Sendo assim, a escolha do terreno precisa ser bem feita para que os custos possam ser menores.
Distâncias exigidas por lei
O artigo 1.301 do Código Civil Brasileiro determina regras com relação às distâncias frontais, laterais e de fundos – os chamados afastamentos – que o projeto de uma casa deve ter. Mas, também há regras definidas pelas prefeituras com relação aos afastamentos frontais. Por isso, o mais indicado é procurar a prefeitura da sua cidade para informar-se a respeito.
Seus hábitos de vida dizem muito sobre como deve ser o projeto de sua casa
Você já parou para pensar que o que define o tamanho que uma casa deve ter é o uso que será feito dela? Claro que, ao idealizarmos o projeto de uma casa que será o nosso lar, nós a imaginamos com várias características positivas. São questões relativas ao conforto, funcionalidade e beleza dos ambientes, entre outras.
Por isso, é preciso considerar a rotina no dia a dia e os hábitos de vida seus e de sua família, seus hobbies etc. Por exemplo: se ninguém de sua família gosta de filmes, não há porque ter uma sala de cinema; se forem vegetarianos, não há porque construir uma churrasqueira, e assim por diante.
Do mesmo modo, se você adora receber seus amigos na cozinha enquanto prepara um jantar para todos, é importante que ela seja mais espaçosa. Você pode, inclusive, optar por uma mesa grande na cozinha mesmo e não em uma sala de jantar separada.
O número de integrantes da família, se há crianças pequenas ou jovens, se o casal pretende ter mais filhos, enfim, tudo isso deve ser considerado na hora de elaborar o projeto de sua casa de madeira.
Mas, calma, para pensar em tudo isso, você pode contar com a ajuda de um arquiteto, pois ele é o profissional mais indicado para desenvolver o conceito de como será a casa e de que modo ela será utilizada pelos membros da sua família.
E então, gostou das nossas dicas? Aproveite para conferir outros conteúdos interessantes sobre casas de madeira no nosso blog!