Uma casa de madeira com um bom projeto, construída com materiais de qualidade e com os necessários cuidados de manutenção e conservação, pode durar muitas décadas e até por séculos. Isso mesmo! Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a maioria absoluta dos imóveis residenciais é de madeira, há casas construídas há 6 ou 7 centenas de anos que continuam extremamente bem conservadas.
Atualmente, há várias técnicas modernas que possibilitam a proteção da madeira de maneira muito eficiente, preservando-a contra insetos, fungos, umidade, raios UV e outros fatores prejudiciais.
Continue a leitura e saiba mais sobre como garantir durabilidade de uma casa de madeira!
A qualidade da madeira utilizada
O tipo de madeira usada na construção está bastante ligada à sua durabilidade. Existem variadas opções em madeira, sendo que algumas necessitam de manutenção periódica, como é o caso do Pinus e do Eucalipto.
Essas madeiras são naturalmente menos resistentes e precisam de tratamento para que não sofram deterioração. A grande vantagem delas é que são resultado de reflorestamento e, portanto, seu uso é mais correto ecologicamente. Já madeiras consideradas nobres, como o Angelim e a Maçaranduba, são naturalmente duráveis e não exigem manutenção constante.
Projeto bem elaborado
Além do tipo de madeira usada, a qualidade dos projetos estrutural, elétrico e hidráulico, assim como dos materiais empregados na obra, também são pontos cruciais para uma maior durabilidade do imóvel. Além disso, também é necessário contar com uma equipe de profissionais qualificados, de modo que a obra seja corretamente executada e supervisionada.
Cuidados com a manutenção
Com maior ou menor frequência, todo e qualquer imóvel necessita receber manutenção de tempos em tempos. No caso das construções em madeira, é preciso que sejam envernizadas, especialmente nas partes externas, que ficam expostas às intempéries do clima.
Porém, madeiras como as que são usadas na construção de cascos de navio, por exemplo, são extremamente resistentes quanto aos fatores climáticos. Sendo assim, a sua manutenção será necessária somente com objetivos estéticos. Como vimos acima, no caso de madeiras menos resistentes, basta realizar a manutenção periódica para aumentar a sua vida útil.
Um isolante térmico natural
Existe o mito de que casas de madeira são mais quentes no verão, quando na verdade é exatamente o contrário, pois a madeira funciona como um isolante térmico natural.
Isso significa que ela torna o ambiente mais fresco no verão, possibilitando até mesmo uma considerável economia nos gastos com energia elétrica em comparação às edificações em alvenaria. De acordo com especialistas na área, uma parede de madeira com espessura de 17 cm é equivalente a uma parede de cimento de 40 cm.
Menos poluição sonora
A madeira absorve a maior parte das ondas sonoras, portanto, casas de madeira têm ainda a vantagem de serem mais silenciosas.Os forros de madeira, por exemplo, são bastante usados, não somente em residências, mas também em ambientes corporativos.
Além de contribuírem para o isolamento acústico, distribuindo o som, o forro de madeira facilita as instalações elétricas e luminotécnicas, assim como sua remoção em caso de necessidade.
Há diversos tipos de madeira indicados para fabricação de forros, em função de sua densidade e facilidade de secagem. As mais utilizadas para imóveis residenciais são o Pinus, o Cedro, a Perobinha, o Jatobá, o Ipê, o OSB e o Cumaru. Entre os tipos mais resistentes aos cupins estão a Peroba-rosa, o Jacarandá, o Ipê e a Imbuia. As texturas e as cores variam conforme o tipo da madeira.
Onde utilizar o forro de madeira?
Em imóveis residenciais, os forros de madeira são apropriados para quartos, salas, corredores e halls de entrada. Esse tipo de forro pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas e o que vai variar é a necessidade de manutenção da madeira.
Especialistas indicam a aplicação de produto próprio para proteção contra cupins a cada 5 anos. Com um tratamento adequado, para evitar também a umidade, os fungos e as bactérias, qualquer tipo de madeira tem duração de décadas, podendo até mesmo ultrapassar gerações.
Gostou de saber mais sobre as vantagens da madeira nas construções? Aproveite que está aqui para conhecer melhor os produtos da Lazzarin Madeiras!