A madeira é um material nobre, bonito, durável e que traz personalidade e aconchego aos ambientes, sejam eles rústicos ou sofisticados. Porém, para que a vida útil e a beleza da madeira se prolonguem por mais tempo, é necessário ter alguns cuidados, com a realização de manutenções periódicas. 

Portanto, se você possui peças de decoração ou móveis em madeira, é importante conhecer algumas dicas para cuidar bem deles! Confira o post a seguir e saiba como fazer isso!

 

Proteção contra o sol e a umidade

O ideal é deixar os móveis e peças de madeira protegidos da incidência direta dos raios solares pois, caso contrário, com o tempo a madeira ficará manchada e com aparência envelhecida.

Neste caso, as dicas são evitar colocá-los em locais da casa que recebem muito sol e deixar uma distância de 7 cm da parede, para que o ar possa circular adequadamente, evitando o mofo. O uso de cortinas para barrar a incidência direta dos raios solares também ajuda a proteger móveis e peças em madeira. 

 

Como fazer a limpeza

Muitos produtos de limpeza contêm substâncias abrasivas em sua fórmula e, assim como o álcool, não devem ser utilizados para limpar superfícies de madeira. Do mesmo modo, esqueça as palhas de aço ou qualquer outro material que possa riscar a madeira. 

Para limpá-la, basta utilizar panos úmidos ou uma esponja macia com sabão neutro ou de coco. Para uma limpeza mais profunda, use água morna e detergente para louças. Com o móvel ou peça de madeira secos, é hora de passar uma camada fina de lustra-móveis, para evitar o acúmulo de poeira e proteger a peça contra manchas de água.

 

Equilíbrio do peso

Antes de colocar objetos pesados em um móvel de madeira, é preciso analisar a sua capacidade de suportar pesos. Tudo vai depender do tipo de móvel, mas, de qualquer forma, procure sempre distribuir os pesos por igual para que a madeira não entorte.

 

Proteção contra fungos e cupim

Se fungos ou cupins tomaram conta daquele móvel de madeira que você adora, não se desespere! Existem, sim, maneiras de recuperar uma peça nessas condições. Para isso, use uma escova e aplique inseticida e fungicida nas partes danificadas. Se a situação for muito crítica, passe o produto no móvel todo.

 

Remoção de cera de vela e manchas de queimado

Quando algo muito quente for colocado diretamente sobre a madeira, ela ficará manchada. Se acontecer algo assim, a dica é utilizar uma lâmina de barbear para raspar superficialmente a área queimada e depois usar uma lixa mais fina para fazer o acabamento.

Já vestígios de cera de vela podem ser removidos aplicando gelo sobre a área atingida. Depois, basta fazer a raspagem da cera com uma espátula de plástico.

 

Manchas de copo

O uso de suporte para copos é fundamental para móveis de madeira, pois evitam manchas que nem sempre são fáceis de remover. Se o móvel já está manchado, existe um truque para resolver o problema: pegue uma quantia generosa de maionese e misture com cinzas de cigarro. Depois, aplique a mistura na área manchada e deixe agir por 10 a 12 horas, limpando normalmente em seguida.

 

Apagar riscos e rabiscos

Com o passar dos anos, é  normal que os móveis fiquem riscados. Geralmente isso acontece por causa de objetos que são arrastados sobre eles. Para resolver o problema, utilize uma lixa e faça a raspagem da área danificada. Depois, passe verniz ou algum outro tipo de polidor e pronto. Seu móvel volta a ter aparência de novo!

Se os riscos tiverem sido causados por caneta, a dica é a seguinte: em uma vasilha, misture ½ colher de chá de detergente com ⅓ de xícara de água quente. Em seguida, molhe um chumaço de algodão na mistura e esfregue numa parte não muito visível do móvel. Se perceber qualquer dano ao acabamento, pare a aplicação. Caso contrário, pegue um pano macio com um pouco da espuma (tente não molhar o pano na mistura em si, somente na espuma) e esfregue sobre a mancha, secando depois.

 

Caso os riscos sejam muito resistentes (isso acontece quando foram feitos há mais tempo), molhe uma esponja de aço bem fina (tipo Bombril) com um pouquinho de cera líquida e esfregue o local delicadamente para não estragar o móvel. Desta forma, a lã de aço removerá uma camada bem fina da superfície, limpando os riscos. Para finalizar, passe um pano seco e limpo para remover o pó.

 

Para retirar riscos de caneta com mais eficiência, o melhor é limpar a superfície o quanto antes, de modo que a tinta não seja tão absorvida pela madeira.

 

Com essas dicas, seus móveis e objetos de madeira ficarão bonitos e com cara de novos por muito mais tempo! 

Gostou deste conteúdo? Aproveite que está aqui para conhecer melhor os produtos Lazzarin.