A madeira é um material super resistente e versátil que pode fazer parte de qualquer estilo de decoração, seja ela clássica, contemporânea, rústica ou sofisticada. Tudo depende do tipo de madeira que será usado e do acabamento que ela terá.

Um ambiente com móveis de madeira fica muito mais acolhedor e uma tendência bem atual na decoração de interiores são as bancadas feitas de madeira. Na cozinha e no banheiro ela substitui pedras, como o granito e o mármore, com muito estilo!

Confira vantagens, dicas e ideias:

Vantagens da bancada de madeira

Além de ser um material durável que deixa os ambientes bonitos e acolhedores, uma grande vantagem da madeira é o seu preço, bem menor que o do granito ou de pedras industrializadas, como a Nanoglass e a Silestone, por exemplo. Outra vantagem das bancadas é que elas podem ser feitas sob medida,  conferindo muita beleza e praticidade no dia a dia.

Dicas para utilizar a bancada em casa

A funcionalidade é um fator muito importante para manter a organização e o equilíbrio estético em todos os cômodos de uma casa. Dentro dessa proposta, as bancadas de madeira cumprem muito bem a função de unir beleza e praticidade, na medida exata de suas necessidades.

Uma tendência europeia que chegou ao Brasil recentemente são as bancadas de madeira em cozinhas e banheiros. Se você está pensando em construir ou reformar sua casa, continue a leitura e saiba mais sobre esta novidade que está cada vez mais presente nos projetos de decoração de interiores.

Na cozinha

Ao escolher uma bancada para a cozinha é fundamental o uso de uma madeira que seja resistente à umidade. Em função disso, uma madeira bastante usada para este fim é a Teca, que pode ter contato direto com a água sem que seja danificada. 

Porém, apesar de ser 100% resistente em relação à água e à umidade, este tipo de madeira não é imune a riscos e cortes. Mas, isso pode ser solucionado deixando uma área da bancada com cobertura de pedra para usar no corte dos alimentos. 

No banheiro

Uma bancada no banheiro faz toda a diferença em termos de praticidade e beleza. Ela é a protagonista e pode definir o estilo de todo o ambiente.

Por ser um ambiente com certo nível de umidade, a madeira para uma bancada de banheiro também precisa ser bem escolhida. Como já foi dito, a Teca é o tipo de madeira ideal por sua resistência à água. 

Outra opção ideal é o eucalipto, uma madeira resistente à umidade e ecologicamente correta, pois é de uma árvore fruto de reflorestamento e que cresce com rapidez.

Bancadas de madeira na decoração de outros cômodos

Como a bancada é um móvel bastante funcional, ela pode ser usada em qualquer espaço da casa, incluindo áreas externas, pois ajuda a otimizar qualquer tipo de espaço de forma prática e com muito bom gosto.

Cuidados com a bancada de madeira

Ao contrário das pedras, a madeira necessita de alguns cuidados para sua conservação. Como já dissemos, uma bancada na cozinha, por exemplo, pode ser danificada por riscos e cortes causados por objetos pontiagudos, por isso é necessário ter uma área de pedra exclusiva para este fim.

Para preservar sua bancada de cozinha nunca coloque panelas quentes diretamente sobre sua superfície, pois o calor excessivo causa manchas na madeira.

Os cuidados básicos, que valem para todos os tipos de bancada de madeira, incluem a manutenção em caso de descascamento, e a limpeza periódica com o uso de produtos neutros. Dependendo do tipo de madeira, poderá ser aplicado um produto do tipo lustra-móveis, que ajuda a impedir o acúmulo de poeira.

Você também acha que móveis de madeira deixam os ambientes bonitos, acolhedores e estilosos, com muita praticidade?

Então confira este post sobre prateleiras de madeira para otimizar ainda mais os espaços na sua casa!