Você sabe a verdade sobre o cupim e a casa de madeira? Conheça neste conteúdo, aprenda como identificá-los e combatê-los!
Eles são capazes de destruir portas, rodapés, forros, móveis, pisos e até a casa de madeira. Sabe por quê? O cupim se alimenta da celulose, que é encontrada em grande quantidade na madeira.
Por isso, madeira e cupim não são uma boa combinação! E uma das dúvidas de quem quer adquirir uma casa de madeira é se o cupim pode aparecer. E aí, será que ele pode mesmo? Posso dizer que sim, mas somente quando a madeira e o terreno não são tratados da maneira correta.
Mas afinal, o que fazer para deixá-los longe? É o que você vai aprender no decorrer deste conteúdo. Continue com a leitura e entenda!
Como manter distância de cupins?
Antes de tudo, é necessário entender que existem cupins de madeira seca e cupins subterrâneos. Ambos possuem comportamentos distintos e inclusive, são exterminados de maneiras diferentes. Para você começar a entender: cupins de madeira seca costumam se instalar em casas ou móveis de madeira, enquanto os subterrâneos produzem ninho na natureza, em locais úmidos e escuros. Saiba a seguir o que fazer nas diferentes situações!
Na casa
A primeira dica que eu posso lhe dar é: verifique sempre a procedência do material utilizado e da empresa responsável para a construção da sua casa de madeira. Além disso, para evitar que o cupim de madeira seca chegue até o seu lar, as principais dicas são:
- Opte por telas de proteção nas janelas, para que os insetos não entrem. Algumas espécies de cupins buscam ambientes úmidos e aconchegantes para darem sequência ao seu ciclo de vida;
- Verifique a espécie de madeira utilizada na casa. Prefira espécies como ipê, maçaranduba, peroba, aroeira ou similares;
- Na parte externa, opte pela utilização de tintas e vernizes capazes de barrar o contato com cupins;
- Dedetize a casa periodicamente. Além de servir como uma medida preventiva, também elimina cupins e outros insetos.
Se a casa já estiver pronta e você vai fazer uma vistoria, leve em conta os seguintes itens:
- A conferência das madeiras que envolvem a casa deve ser periódica;
- Se você identificar novas colônias, é indicado:
- Utilizar inseticidas para madeira;
- Aplicar doses de vinagre, puro ou diluído na água, com o auxílio de um spray;
- Utilizar óleo de laranja (caso a colônia seja pequena);
- Ou ainda, contratar uma equipe especializada para atender a esse problema.
Terreno
É recomendado que o terreno seja imunizado contra pragas, sabe por quê? O cupim subterrâneo pode ser atraído pela presença da celulose ao longo do terreno, deteriorando sua estrutura, se expandindo até atingir a casa. Por isso, é necessário tomar algumas medidas preventivas com o terreno:
- Evitar a presença de celulose na construção sempre que possível: limpe o terreno, remova troncos, tocos, raízes e folhas. Cuide também com entulhos!
- Cuidar para a madeira não entrar em contato com o solo durante a construção: principalmente quando se trata das madeiras estruturais. Elas podem servir como um atrativo para o cupim que pode ser encontrado no local.
- Lembre-se do acabamento: quando a obra for concluída, procure cobrir as possíveis rachaduras e frestas na parede com massa, para impossibilitar a infiltração dos cupins.
Mito sobre cupim e casa de madeira
“Casa de madeira pode ser atacada por fungos e insetos”. “Casa de madeira é quente e atrai cupins”. “É impossível eliminar o cupim da casa de madeira”. Quem pensa em ter uma casa de madeira certamente já ouviu essa de alguém próximo.
Fique sabendo que não é impossível ter esses insetos indesejados em casas. Mas, a verdade é que tudo vai depender do material que você vai utilizar. A Lazzarin, por exemplo, utiliza madeiras tratadas que não correm o risco de sofrer ataques de cupins. Por isso, você precisa ter esse cuidado de se certificar que a madeira utilizada na sua casa está imune a qualquer dano desse gênero e além disso, verificar o método de construção, garantindo que você não tenha futuros problemas.
Outros cuidados com a casa de madeira e os móveis
Outro aspecto que merece atenção é a limpeza ao longo do imóvel: não deixe acumular pó, mantenha-o sempre arejado e seja rigoroso com a limpeza. Assim, fica muito mais difícil para os cupins se instalarem tanto em casa, quanto nas demais peças de madeira.
Certo, agora já sabemos como evitar e combater cupins, mas afinal, como saber se a estrutura da casa foi tomada por eles? Para saber se eles estão presentes, observe os seguintes fatores:
- Se há montes granulados de madeira espalhados ao longo da casa;
- Se existem pequenos túneis em alguma região da casa, pois os cupins possuem o costume de criar seus próprios túneis de proteção para transitar;
- Verifique se existem rachaduras na superfície de móveis ou de estruturas presentes na casa;
- Busque sinais: a presença de cupins se assemelha a infiltrações.
E então, preparado para lidar com os cupins? Conheça também a casa de madeira tratada: uma opção para evitar problemas! Essa é outra opção que ajuda sua casa a ficar longe do cupim.