varanda

Se você vai construir ou reformar e quer uma varanda linda e confortável, não deixe de ler o texto de hoje. Fique também com dicas de quem conhece do assunto.

A varanda é um espaço que merece muito carinho e atenção. O cômodo pode ser um cenário perfeito para momentos agradáveis em família ou com os amigos. Ou até mesmo, para sentar-se sozinho e relaxar ao som de uma boa música ou lendo um livro.

Ligada a outros cômodos, geralmente sala ou cozinha, é uma extensão coberta da casa. Conforme o seu tamanho, pode incluir cadeiras, mesinhas, espreguiçadeiras, vasos com plantas, jardins verticais, entre outros elementos.

A partir de agora, o texto vai tratar de tudo o que você precisa saber sobre varanda. Continue a leitura e acerte direitinho em sua casa ou apartamento.

Materiais e revestimentos para a varanda

A escolha dos acabamentos da varanda é um dos fatores mais importantes. É preciso levar em consideração, principalmente, a integração com a área interna da casa ou apartamento e a exposição do ar que vem de fora. Desta maneira, não se deve utilizar os mesmos materiais do ambiente interno se eles não são resistentes às condições climáticas, como sol, chuva, vento, calor e umidade.

Os mais indicados são os materiais de alta durabilidade, fácil manutenção e limpeza, como o porcelanato natural, pisos emborrachados, fibras e couros sintéticos e alumínio. Os pisos muito polidos, por exemplo, tendem a se tornar escorregadios. Se for escolher a madeira, prefira aquelas que receberam tratamento contra água.

Dicas de decoração para a varanda

Escrever sobre varanda e não dar dicas de decoração, não vale. Por isso, preparamos dicas super legais para você se inspirar e deixar a sua varanda linda e aconchegante.

Cantinho para relaxar

A sensação de estar ao ar livre ou com uma visão privilegiada do lado de fora é maravilhosa. Então, aproveite e crie um espaço na varanda para relaxar. Instale uma rede, uma chaise, uma espreguiçadeira, “jogue” algumas almofadas ou escolha um puff bem confortável.

Se é para relaxar, o ambiente tem que ser gostoso por completo. Insira plantas, lanternas suspensas, use texturas suaves e se tiver espaço, faça um deck de madeira no chão ou até mesmo na parede.

Móveis para a varanda

A maioria de nós pensa primeiro na beleza dos móveis. Mas, em segundo lugar, você precisa considerar a durabilidade deles. Já pensou que chato seria ter que recolher todos os móveis a cada chuvinha? Portanto, prefira materiais resistentes, com tecidos impermeáveis e fáceis de limpar.

Se a sua varanda é pequena, a melhor escolha são os móveis sob medida. Os bancos em formato de “L” são ótimos, da mesma forma que estantes e prateleiras na parede.

Peças multifunções

Pesquise por peças que se desdobram ou que possuem mais de uma função. Um puff, por exemplo, pode servir de assento ou como uma mesinha para servir os petiscos que estão em um prato ou bandeja.

Outra dica são os “carrinhos de ferro” que podem ser o apoio para uma horta de temperos ou receber vasos de flores. Se a varanda for do tipo gourmet, os temperos podem ser transportados facilmente.

Janelas e persianas

Tem muita gente que prefere não utilizar as esquadrias e fecha o espaço com janelas grandes de vidro. No entanto, a decisão precisa ser tomada com o auxílio de um profissional do ramo. Se os ventos fortes, o sol, a poeira e o barulho incomodam, a solução pode ser mesmo os “janelões de vidro”. Até porque, eles costumam colaborar também para o clima agradável e um visual moderno.

Uma boa opção também é optar por cortinas de vidro e instalar persianas rolô. O ambiente fica bonito e confortável.

Varanda Gourmet

Deixamos esse item para o final porque a varanda gourmet é a queridinha do momento. Ela leva, além dos itens iguais aos de outras varandas, a inclusão de elementos para cozinhar.  É super comum encontrarmos churrasqueira, fogão, forno, chopeira, pia e outras peças de cozinha, em uma varanda estilo gourmet. O espaço é perfeito para reunir a família e os amigos para momentos de confraternização.

Um detalhe que deve-se prestar atenção nesse tipo de varanda, é o material da churrasqueira e da pia. Invista em materiais mais resistentes e fáceis de limpar, como o granito.

varanda

Então, gostou do assunto sobre varandas? Aproveite também para conferir o nosso eBook: “Tudo que você precisa saber sobre casas de madeira”. Clique aqui!

Construir ou não uma casa de madeira?

Nós temos super dicas que podem ajudar na sua decisão!

Nome:

E-mail:

Celular:

Cidade:

Você já possui residência?

Nos próximos 12 meses você prentende: