telhado para garagem

Deixar o seu veículo na rua todos os dias é um pesadelo, concorda? Se você vai construir um lugar para ele, tem que pensar no telhado para garagem. Confira!

Uma garagem coberta faz toda a diferença na conservação e segurança do veículo, não é mesmo? Quem já teve que deixar o carro na rua por bastante tempo, sabe bem do que estamos falando. Sem um telhado para garagem, o veículo tem que passar por todas as condições do clima sem proteção.

Se você vai construir uma casa ou mesmo uma garagem novinha, o indicado é avaliar o tipo de material que vai usar no telhado. Continue a leitura e descubra o que você deve levar em consideração na hora de escolher o modelo ideal.

O que considerar no telhado para garagem

Não saia por aí escolhendo qualquer tipo de material e modelo de cobertura. Existe uma série de fatores que você deve levar em consideração antes de definir o telhado para garagem. Em primeiro lugar, analise a estrutura do imóvel. Se o telhado não estiver de acordo com o projeto arquitetônico, desconsidere-o. Pesquise em fontes confiáveis ou converse com um profissional da área para não prejudicar a aparência do imóvel.

Pense também nas características climáticas da cidade que você mora. Se costuma chover bastante, por exemplo, um pergolado sem uma cobertura eficiente não vai ajudar a proteger o veículo. Mesmo com um visual interessante, não valeria a pena.

Outra questão, que é mais de gosto ou necessidade pessoal, é utilizar a garagem coberta para outras funções. Receber os (as) amigos (as) para um almoço ou festa, por exemplo, é uma delas. “Estacionar” a bike também costuma ser uma função extra do lugar.

Importante: não esqueça de fazer o levantamento do orçamento disponível e pesquisar pelos melhores profissionais para evitar dores de cabeça com reformas não previstas.

Tipos de material do telhado para garagem

Separamos alguns materiais disponíveis no mercado e que são bastante utilizados. Confira qual se encaixa com o seu perfil:

Alumínio

O alumínio é um material bastante utilizado no telhado para garagem, principalmente pelo fator econômico. Seu preço é atrativo e o visual também não deixa a desejar.

Por ser um material resistente e de qualidade, é um ótimo negócio para quem vai construir ou reformar a garagem.

Policarbonato

O policarbonato tem uma característica peculiar, ele é uma peça inteira. Sem emendas, não deixa a luz passar pelo telhado, dando mais proteção ao painel, estofamento e pintura do veículo.

Assim como alumínio, o policarbonato é uma peça de fácil acesso e com um custo atraente.

Lonas

Mais populares, as lonas costuma servir de “quebra galho” enquanto não se faz um telhado para garagem mais adequado. Refere-se a um material plástico grande que cobre a garagem, mas que quando há chuvas, pode sofrer com o peso do acúmulo de água e cair sobre o veículo.

Portanto, use a lona somente enquanto estiver construindo a garagem ou durante a troca do tipo de telhado.

Telhas de cerâmica

Ao escolher a telha de cerâmica, você terá boa segurança e um telhado para garagem sólido. Além disso, se sobrar algumas telhas da construção da sua casa, pode reaproveitá-las!

Vidro

O vidro é uma opção moderna de telhado para garagem. Se você estiver disposto a investir um pouco mais, a cobertura feita com vidro é uma excelente ideia.

Em alta nas construções, o vidro promove um efeito estético muito bonito, oferecendo leveza e elegância a um móvel que, até pouco tempo, não era tão observado.

Forro de PVC na garagem

Se você for instalar um forro na garagem, uma boa alternativa é o modelo de PVC. Como é um ambiente em que o carro pode trazer sujeira provocada pelo motor, ter um forro fácil de limpar é positivo. O PVC facilita a limpeza e não deixa impregnar a sujeira.

Além da limpeza, o forro de PVC é um bom isolador acústico. Deste modo, diminui a propagação do som para fora do ambiente. Lembra do “utilizar a garagem para outras coisas”? Então, o barulho do churrasco com os amigos fica “mais interno”.

Outros fatores interessantes do PVC é que ele não propaga o fogo em casos de incêndio e nem sofre com a umidade. E ainda, sua instalação é rápida e no futuro, o material pode ser reciclado e servir para outros fins.

Forro de madeira na garagem

O forro de madeira possibilita um visual mais rústico ou, dependendo do material, torna-se um incremento ao estilo contemporâneo. A utilização do forro de madeira dispõe de requinte e traz mais aconchego ao ambiente.

A versatilidade é outro ponto forte do forro de madeira, pois ele se encaixa em qualquer tipo de ambiente e decoração. Se você também vai usar a garagem para outros fins, como fazer um aperitivo com os (as) amigos (as), o visual fica bem agradável. Além disso, a boa acústica do forro de madeira é uma boa aliada.

Telhado para garagem com forro à vista

Este é outro forro que pode ser um charme: o forro à vista. Se utilizar madeiras de qualidade e telhas bonitas e resistentes que agreguem ao visual da garagem, o espaço pode surpreender. No entanto, é preciso que o telhado combine com a arquitetura da casa.

Se for bem elaborado, tem tudo para ser um diferencial. Por isso, escolha bem a madeira e as telhas que vai utilizar. Entre os modelos de telhas mais encontrados no mercado, estão: de cerâmica, de fibrocimento, metálicas e de PVC.

telhado para garagem

Como você pode ver, não existe um “modelo ideal” padrão, o modelo que você escolher terá de ser perfeito para você. Isso significa que nem sempre o mesmo telhado é bom para todas as pessoas que pretendem construir. Leve em consideração as dicas que preparamos acima e defina o seu modelo ideal de telhado para garagem!

E agora, já escolheu o material do telhado para a sua garagem? Aproveite também para conferir o nosso eBook: “Tudo que você precisa saber sobre casas de madeira”. Clique aqui!

Construir ou não uma casa de madeira?

Nós temos super dicas que podem ajudar na sua decisão!

Nome:

E-mail:

Celular:

Cidade:

Você já possui residência?

Nos próximos 12 meses você prentende: