Saiba como é feito o orçamento para casa de madeira

Você sabia que construir uma casa de madeira pode ser até 60% mais barato do que uma de alvenaria? Obviamente, os custos de construção de casas de madeira são variáveis, pois dependem de fatores como a estrutura do imóvel, tipo das madeiras utilizadas e honorários com mão de obra especializada, entre outros. Porém, a qualidade dos materiais usados na obra é o fator que mais influencia no seu preço final.

 

Sendo assim, ao contrário do que muitos pensam, o investimento necessário para construir uma casa de madeira não está diretamente ligado ao tamanho do imóvel, mas sim aos fatores que acabamos de citar, incluindo ainda o valor para a aquisição do terreno, assim como suas condições (se necessita de terraplanagem ou drenagem, por exemplo).

 

Continue a leitura e veja como fazer um cálculo aproximado de quanto você precisa investir para construir a sua casa de madeira!

 

Quanto custa construir uma casa de madeira?

Embora não seja possível definir o valor exato, para fazer um orçamento aproximado do investimento que você terá que fazer para construir sua casa de madeira, é necessário considerar os seguintes gastos:

  • Valor investido na compra do terreno (que pode ser maior caso a área exija adaptações, como a realização de terraplanagem ou drenagem, por exemplo); 
  • Custos com materiais para construção da estrutura e com os materiais que serão usados nos acabamentos – instalações elétricas e hidráulicas, piso, portas, janelas, forro, iluminação e outros; 
  • Gastos com o pagamento de impostos e para obtenção de licenças legais; 
  • Pagamento dos honorários dos profissionais – pedreiros, engenheiros, arquitetos e toda mão de obra utilizada na obra; 
  • Não esqueça de contabilizar também qualquer outro item que for incluído no projeto.

 

Outros fatores que interferem no custo final da obra

Além dos fatores citados acima, há outras questões que interferem nos custos de construção de uma casa de madeira, como, por exemplo, se a casa será pré-fabricada ou mista. No entanto, o que mais impacta o valor final da obra é a qualidade dos materiais utilizados.

Também é importante ter uma reserva em dinheiro para situações emergenciais, já que imprevistos podem ocorrer em qualquer uma das etapas da construção. Exemplo: o preço dos materiais podem variar durante a realização da obra. 

Outra situação que pode pesar nos custos da construção é o atraso no cronograma, que acaba resultando na necessidade de contratar mão de obra especializada por mais tempo. Para evitar esse tipo de problema, é fundamental fazer um bom planejamento, estipulando o tempo de duração de cada etapa.

 

Veja 5 dicas importantes para economizar na construção da sua casa

Existem alguns procedimentos que podem ser decisivos para definir o custo final da obra. Confira!

 

1 – Escolha bons profissionais

Procure contratar profissionais com boas referências e faça uma pesquisa para comparar os valores cobrados pela mão de obra, pois as diferenças podem ser bem grandes

 

2 – Divida a construção em etapas


Realizar vários serviços ao mesmo tempo pode prejudicar a organização e o andamento dos trabalhos e, inclusive, comprometer o orçamento. É importante ter claro o que é fundamental e o que é secundário na obra, priorizando os pontos mais importantes, como as instalações hidráulica e elétrica, por exemplo.

Desse modo, fica mais fácil controlar o orçamento das etapas complementares, como os acabamentos, por exemplo, que poderão ser feitos conforme a sua condição financeira.

3 – Pesquise o valor dos materiais


Os preços dos materiais de construção podem variar bastante de um estabelecimento para outro. Portanto, nada de comprar tudo na primeira loja que você entrar! 

4 – Negocie descontos em compras grandes

Ao fazer a pesquisa de preços nas lojas, pergunte quanto teria de desconto se comprasse todos os materiais ali. Isso pode resultar em excelentes descontos e você ainda vai economizar o seu tempo. Também é importante ficar de olhos nas promoções!

 

Mesmo que as lojas ofereçam bons descontos nos produtos, você pode economizar ainda mais se comprar diretamente dos fornecedores os materiais básicos, que são comprados em quantidades maiores, como tijolos, areia e aço, por exemplo.


A Lazzarin Casas de Madeira pode transformar o seu sonho da casa própria em realidade. Aproveite que está aqui e inspire-se com alguns dos nossos projetos!