Revestimento de cozinha

Essa é uma decisão muito importante: o revestimento de cozinha para casas de madeira! Você sabe como escolher? Nós vamos lhe ajudar!

Você já pensou neste assunto: revestimento de cozinha para casas de madeira? Se você pretende construir ou reformar a sua casa de madeira, é importante pesquisar antes de tomar uma decisão. E como já é de costume aqui no blog, nós vamos ajudá-lo com as melhores informações.

Continue lendo e descubra como escolher o revestimento de cozinha para casas de madeira e quais são os modelos mais indicados.

1. Madeira

A madeira é aquele revestimento capaz de conferir elegância e charme dos pés à cabeça, ou melhor, no chão, teto e nas paredes. Por sua versatilidade característica, é uma excelente opção para manter a pegada mais rústica em casas de madeira. Além disso, oferece bom isolamento térmico e acústico, tirando ainda os barulhos com “ecos” de dentro de casa.

As desvantagens da madeira são bem poucas. Dependendo da sua escolha, pode exigir um pouco mais de atenção quanto às manutenções do brilho do material. E tem também a questão de não ficar derramando líquido na madeira para preservá-la.

Revestimento de cozinha

2. Azulejo

O azulejo é aquele revestimento clássico e atemporal. No revestimento de cozinha para casas de madeira, ele tem o seu espaço nas paredes. Vale usar modelos coloridos, de estampas ou peças brancas para abrir possibilidades de móveis de cores quentes. E tem ainda as opções com desenho de formas geométricas para dar aquele visual mais retrô.

Esse tipo de revestimento de cozinha protege as paredes contra a umidade e as gorduras típicas deste cômodo. No futuro, caso você queira trocar as peças por outros modelos, é possível sobrepor uma nova camada de cerâmica sobre a antiga. As desvantagens é que essa troca dura em média uma semana e o valor da mão de obra costuma ser maior.

Revestimento de cozinha

3. Pastilhas

As pastilhas representam uma excelente opção para quem deseja um ambiente criativo ou dar aquela cara nova ao cômodo. Tanto as pastilhas tradicionais quanto os modelos de pastilhas adesivas, representam um estilo diferenciado às paredes da cozinha.

A praticidade na instalação e na manutenção está entre as vantagens deste material de revestimento para cozinha. O modelo adesivo, apesar de ser mais prático, costuma durar menos do que os modelos tradicionais. Portanto, coloque na balança qual vale mais a pena.

Revestimento de cozinha

4. Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico — ou mosaico hidráulico — pode ser inserido perfeitamente às cozinhas de casas de madeira. O uso em um ambiente inteiro ou mesmo como detalhe decorativo, tornam o espaço bem convidativo e alegre. Seus desenhos e cores criam alternativas para uma decoração inspiradora.

A desvantagem é que este revestimento de cozinha é muito poroso. Se o desejo é tê-lo em todo o piso, será necessária a aplicação de hidrofugante especial para ladrilhos, principalmente próximo ao fogão e outras áreas que sofrem com umidade e gorduras.

Revestimento de cozinha

5. Parquet

O parquet é o revestimento para o piso que costumamos encontrar em casas mais antigas ou com uma pegada vintage. Seu formato costuma ser em peças que lembram uma espiga ou espinha de peixe. A elegância é outra marca deste revestimento de cozinha.

A desvantagem fica por conta da manutenção, que às vezes, exige que o piso seja polido com produtos especiais para madeira. Outra questão é que, se a ideia aqui é uma cozinha mais moderna, ele não é o mais indicado.

Revestimento de cozinha

Como escolher revestimento de cozinha para casas de madeira

Casas de madeira com um visual mais rústico merecem um revestimento de cozinha de acordo com essa pegada vintage ou retrô. Em contrapartida, mesmo que a sua casa seja muito charmosa e a decoração mais moderna, o revestimento de cozinha e de todos os demais cômodos, deve ter aquele toque mais clean.

 

Então, já escolheu o seu revestimento de cozinha? Aproveite o embalo para ler as nossas 7 dicas interessantes sobre como decorar casa de madeira.