Casa de madeira

A casa de madeira por si só já é um lugar especialmente bonito. Se você utilizar os materiais complementares certos, fica ainda melhor. Conheça alguns eles!

Para que uma casa de madeira fique linda sob todos os aspectos, ela precisa de materiais complementares, certo? Seja para a sala, cozinha, banheiros, teto, paredes, entre outras áreas da casa, é indispensável que tudo esteja em perfeita harmonia.

Obviamente que a madeira é o material mais importante na hora de construir uma casa neste estilo, no entanto, os materiais complementares também são decisivos para que tudo fique do jeito que você planejou. E você sabe de quais são eles? Veja a seguir os materiais que podem ser utilizados e que vão deixar a sua casa de madeira ainda mais bonita.

Cerâmica

Quem foi que disse que não pode utilizar cerâmica na casa de madeira? Saiba que o material, um dos mais procurados quando o assunto é piso e paredes, tem o seu espaço garantido por aqui. Existem peças que “imitam” a madeira e mantém o estilo da casa em sintonia, mas também há peças diferenciadas, que podem “aliviar” o ambiente.

Existem diversos modelos no mercado que vão complementar a decoração da casa de madeira e podem ser utilizados na cozinha, banheiro, lavabos ou mesmo na sala de estar.

Gesso

Com uma empresa qualificada realizando o trabalho, o gesso também pode ser aplicado no teto e paredes de uma casa de madeira. O gesso é um material que fornece superfície forte e sólida à parede, além de fornecer isolamento acústico e aumentar o isolamento térmico do local.

A ressalva aqui fica por conta de casas já construídas, que para a utilização de gesso, primeiro deve-se verificar se a madeira das paredes e do teto precisam de tratamento. Depois disso, se estiver tudo certo, pode-se incluir as placas de gesso de acordo com o seu gosto.

PVC

O PVC também tem o seu espaço na casa de madeira. Atualmente, existem modelos deste material que são produzidos de acordo com os conceitos de preservação e simulam a madeira. Deste modo, você tem um material de qualidade sem perder aquela pegada mais rústica da madeira.

Pode-se utilizar o PVC em paredes e tetos nos ambientes úmidos, como a cozinha, banheiros e o lavabo.

Adesivos

Os adesivos para casa de madeira representam uma excelente alternativa para decorar e deixar os ambientes mais bonitos. No quarto, por exemplo, a suavidade de adesivos em tons mais leves criam a sensação da leveza que o local pede. Já na sala de estar ou no espaço gourmet, pode-se “brincar” um pouco mais com as estampas.

Só não vale desconsiderar o restante da decoração e dos móveis ao fazer escolhas precipitadas. Lembre-se: os adesivos devem “conversar” com o restante da casa de madeira.

Papel de parede

O papel de parede é outro material que desponta entre os queridinhos na decoração. Na casa de madeira, ele desempenha uma função semelhante ao adesivo. Pelos seus diversos modelos, abre boas possibilidades de arrasar na decoração das paredes.

Pode-se utilizar o papel de parede em praticamente todos os ambientes da casa de madeira, respeitando sempre as cores do seu décor.

Ferro

Peças em ferro com um visual mais rústico ficam muito bem na casa de madeira. Pode ser nos móveis ou nas belas mãos francesas para suporte de prateleiras ou bancadas — existem modelos bem trabalhados e com design que chamam a atenção pela leveza e criatividade.

Esse tipo de material fica muito bem nas salas de estar e de jantar, nas bancadas que dividem ambientes, no espaço gourmet ou salões de festa.

Tijolo

A combinação madeira e tijolo é capaz de promover um visual acolhedor, bonito e quentinho. Ele pode ser utilizado nas paredes, no teto ou em uma lareira bem charmosa feita com “tijolinhos” que voltaram com tudo às decorações modernas ou mesmo rústicas.

O legal dos tijolos, além da beleza, é que o preço também costuma ser interessante. É só pesquisar direitinho.

Nem só de seu principal material vive a casa de madeira. Como acabou de ler, existem outros tipos de materiais que você pode considerar na hora de construir a casa dos seus sonhos.

 

Dúvidas sobre casa de madeira? Tire todas elas com o nosso eBook “Tudo que você precisa saber sobre casas de madeira“.