plantas-verdes-em-sua-casa-de-madeira-e-dê-vida-aos-ambientes-Lazzarin

As plantas, com flores ou apenas folhagens, fazem toda a diferença nos ambientes, pois trazem mais vida, cor e beleza aos espaços. Já foi até comprovado pela Ciência que elas têm o poder de influenciar nosso humor, aumentando a sensação de bem-estar. Ou seja, há razões mais do que suficientes para você trazer o verde das plantas e o colorido das flores para dentro da sua casa de madeira, deixando-a ainda mais charmosa!

 

O post que você vai ler a seguir traz dicas sobre como incluir plantas na decoração, quais espécies são mais indicadas para cada lugar da casa, como escolher o vaso certo e como cuidar delas para que se desenvolvam bem. Confira!

 

Muito sol, pouco sol ou sombra?

Para escolher as melhores opções de plantas para decorar a sua casa você precisa saber, antes de qualquer coisa, a quantidade de luz e de umidade que elas necessitam para se desenvolver. Algumas precisam de muito ou pouco sol, outras preferem luz indireta, e ainda há plantas que só crescem e se desenvolvem à sombra. A necessidade de mais ou menos luz e umidade está relacionada às condições em que as plantas vivem em seu habitat natural.

 

Plantas de sol

Algumas espécies de plantas só conseguem sobreviver e se desenvolver bem se receberem, diariamente, uma média de quatro horas de sol, por isso são ótimas escolhas para decorar áreas externas, como a varanda. Veja alguns exemplos:

Petúnia: por necessitar de bastante luz do sol, se desenvolve mais durante os meses de primavera e verão. Precisa ser regada de duas a três vezes por semana. Tem flores pequenas e com cores variadas.

Camarão-amarelo: planta de origem mexicana, necessita de muito sol, mas gosta de terra úmida – não encharcada -, por isso precisa ser regada a cada dois dias.

Alpínia: gosta de bastante sol, mas também pode ser cultivada em meia-sombra. Assim como o camarão-amarelo, gosta de solo úmido, mas não encharcado. A desvantagem é que ela não é resistente ao frio, por isso pode não ser a melhor opção para áreas externas.

Onze-horas: adoram sol e são tolerantes ao clima seco, por isso não necessitam de regas frequentes – duas vezes por semana já são suficientes. Florescem de manhã, se fecham no final de tarde e reabrem na manhã seguinte. 

Azaleia: essa planta de origem asiática necessita de bastante sol e não se desenvolve na sombra. Precisa de, pelo menos, três regas por semana.

Plantas de meia-sombra

As plantas de meia-sombra são aquelas que necessitam da luz do sol para se desenvolverem bem, mas essa luz não pode ser direta, senão queima as folhagens. São ótimas opções para interiores bem iluminados e arejados. Veja alguns exemplos de plantas que gostam de meia-sombra:

Lírio-da-paz: essa planta não resiste à incidência de luz solar direta, por isso é uma boa escolha para plantar em vasos e decorar ambientes internos. Também pode ser plantada em ambientes externos, próxima de muros, desde que protegida do sol.

Clívia: de origem sul-africana, pode ser plantada à meia-sombra, em canteiros ou vasos. Gosta de climas mais amenos e floresce em abundância.

Maranta: é uma ótima opção tanto para jardins quanto para ambientes internos. Precisa de solo bem drenado e com boa quantidade de material orgânico. Também é importante que seja regada constantemente – no mínimo três vezes por semana.

Plantas de sombra

São espécies de plantas que se desenvolvem bem com iluminação indireta e que, em seu habitat natural, ficavam protegidas debaixo de plantas maiores, pois o sol queima suas folhas. Confira algumas plantas que necessitam de bastante sombra e que são ótimas opções para decorar ambientes internos:

Orquídea: perfeita para uso em ambientes internos, não necessita de muitos cuidados. Gosta de bastante sombra, mas até pode ser cultivada à meia-sombra, com iluminação indireta. Por ser uma planta delicada, é aconselhável usar um apoio na haste. Dê preferência para vasos de barro, que ajudam a drenar a água. 

Zamioculca: com lindas folhas verde-escuro e brilhantes, essa planta é uma excelente escolha para locais com baixa luminosidade natural, como corredores, por exemplo. Ela não exige nenhum cuidado especial e é tão resistente que pode ser colocada até em ambientes com ar-condicionado. Deve ser regada uma vez por semana em meses frios e duas vezes por semana no calor, mas a terra não deve ficar encharcada.

Avenca: é uma planta muito delicada que gosta de sombra ou meia-sombra e necessita de boa luminosidade. Precisa ser cultivada em terra úmida com bastante matéria orgânica e em vasos com boa drenagem. É uma ótima opção para decorar  banheiros e lavabos.

 

A escolha do vaso certo

Na hora de escolher o melhor vaso é preciso considerar as características da planta que irá ocupá-lo. Vasos de barro, cerâmica ou fibra de coco são indicados para plantas que precisam de bastante água.

É preciso saber, por exemplo, se a planta possui raízes profundas ou superficiais, para garantir que ela terá o espaço necessário para se desenvolver. Você também deve evitar plantas pequenas em vasos muito grandes, para que não ocorram problemas com a drenagem. O contrário – plantas grandes em vasos muito pequenos – também deve ser evitado, pois, além da planta não ter para onde crescer, também vai necessitar de regas mais frequentes para que seja nutrida.

Gostou deste conteúdo? Então clique aqui e confira outras dicas de decoração para sua casa de madeira.