Lazzarin - Madeiras e Casas
Atendimento
49 . 3442 5105

Faq - Perguntas Frequentes

Sobre a Madeira:


1 - Qual o melhor tipo de madeira?

Esta questão não pode ser analisada comparando uma madeira com outra. Na realidade a melhor madeira é aquela que tem características próprias que se adequam à forma que a mesma será utilizada.

2 - Quais os tipos de madeira que a Lazzarin Madeiras e Casas utiliza?

Partindo do princípio que a melhor madeira é aquela que se adequa a um uso específico, a Lazzarin Madeiras e Casas, utiliza alguns tipos básicos de madeira:

- Garapeira;
- Angelim Pedra;
- Cedrinho;
- Pinheiro brasileiro;
- Canelão;
- Eucalipto;
- Pinus;
- Cambará;

3 - A casa de madeira é muito quente?

Não. O que ocorre são situações onde a arquitetura da casa não permite uma boa circulação do ar e determinados ambientes ficam expostos à luz solar por um longo período. Além do que a madeira é um mau condutor de calor, tanto que a eletricidade não se propaga nela, esse fato faz com que a troca térmica entre o ambiente externo e o interno seja rápida.

4 - De onde vem à madeira?

Da região norte e central do Brasil, principalmente dos estados do Pará e do Mato Grosso. Ela é extraída de áreas de manejo florestal certificadas pelo IBAMA (IBAMA é uma das siglas que fazem parte do dia-a-dia do brasileiro, mas que cujo significado, este muitas vezes desconhece. É a abreviação para Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é um órgão federal que cuida da natureza).

5 - A madeira tem alguma garantia?

Não existe garantia de não ataque de organismos xilófagos (fungos) e cupins sobre qualquer madeira, pois esses organismos se alimentam da celulose, encontrada em todas as árvores. A não ser que à madeira passe por um tratamento em autoclave, que muda as características físicas como a coloração da mesma, o que fazemos para minimizar esse risco é trabalhar com madeiras mais resistentes ao ataque, e na época da construção a madeira pode ser imunizada em sua superfície aumentando a probabilidade da segurança.

Existe sim uma garantia, que é dada sobre a estrutura da construção de acordo com o código civil brasileiro, porém a mesma não contempla o risco de insetos.

6 - A madeira exala algum odor?

Normalmente toda madeira ao ser trabalhada exala algum tipo de odor. Esse odor vem da seiva encontrada no interior da árvore que quando cortada inicia o processo de secagem e eliminação natural desta seiva. A maioria desses odores é agradável, depois de passado algum tempo, e a mesma sendo envernizada ocorrerá a eliminação do cheiro.

7 - A madeira utilizada pela Lazzarin Madeiras e Casas tem garantia de procedência e cumpre as normas exigidas pelo IBAMA?

Sim. Toda a madeira usada vem de áreas de manejo florestal fiscalizadas pelo IBAMA.

8 - Há perigo de infiltração de água no telhado?

Vazamento pelo telhado advém de telhas quebradas, inclinações de telhado erradas ou mau assentamento de rufos e calhas, nas nossas casas é colocado uma manta térmica de subcobertura que protege o forro eliminando as goteiras caso ocorra um desses problemas.

9 - Tenho de fazer muitas manutenções na casa. Quais são as mais comuns?

A casa de madeira não necessita de muitas manutenções. Na parte externa é necessário o repasse do verniz quando esses produtos começarem a se desgastar, isso geralmente ocorre a cada dois anos nas áreas mais expostas ao sol.

10 - É fácil arrombar uma casa de madeira?

O sistema de portas e janelas de uma casa de madeira é igual ao de uma casa de alvenaria, isso quer dizer que, infelizmente estamos vulneráveis a arrombamentos nos dois tipos de construção. Já a passagem pela parede é mais difícil e mais barulhenta, pois a madeira é bem mais densa do que o tijolo, além do que uma serra elétrica ou um machado produz muito ruído.

11 - A madeira do forro do teto do banheiro, com o vapor estraga mais facilmente?

O que pode acarretar o mofo na madeira úmida é o abafamento da umidade somado a falta de proteção na madeira, ou seja, primeiramente o teto deve estar envernizado e após o uso do chuveiro manter o banheiro aberto para secar o local.

12 - A madeira depois de pintada pode voltar à sua tonalidade natural?

Sim. Porém não é uma tarefa fácil. Existem produtos no mercado que quimicamente retiram a tinta da madeira até algumas camadas das células internas.

13 - Qual o problema que pode gerar a gordura no forro do teto da cozinha?

Primeiramente a eliminação da gordura gerada pelo preparo dos alimentos deve ser controlada por um sistema de exaustão compatível. O excedente que realmente impregna tudo ao seu alcance é retirado facilmente com um pano úmido embebido em uma mistura de detergente de coco e água, seja no granito da bancada como no teto da cozinha.

14 - Posso usar outro tipo de material no forro dos tetos do banheiro e cozinha?

Sim. Caso não opte pela madeira outros materiais que se adaptam bem à fixação em madeira são o forro de PVC.

15 - A madeira pega fogo facilmente?

Não. As madeiras utilizadas pela Lazzarin Madeiras e Casas são mais densas, isto evita a propagação do fogo, e se esta inflamar não causa um desabamento imediato. Nosso sistema elétrico prevê circuitos dimensionados e independentes o que evita problemas de curtos, que é a maior causa de incêndios em residências.

Sobre Projetos e Legalizações:


1 - A Lazzarin Madeiras e Casas faz todos os projetos e plantas?

A Lazzarin Madeiras e Casas faz todos os projetos executivos, necessários à execução da obra. Esses projetos devem seguir para engenheiro ou arquiteto cadastrado no município onde for executada a obra, por questões de conhecimento das normas do município e financeiras devido às taxas cobradas pelo ISS de um engenheiro de fora. O projeto arquitetônico pode seguir um croqui comercial criado pela Lazzarin Madeiras e Casas ou ser de propriedade intelectual do arquiteto do cliente.

2 - No final da construção poderei ficar com as plantas?

Não só no final, como no decorrer da construção, as plantas acompanham o material em sua transformação em uma edificação e futuramente servirão para balizar uma futura manutenção como também um "up grade" na rede elétrica ou hidro sanitária.

3 - A Lazzarin Madeiras e Casas realiza meu próprio projeto?

Sim. Primeiramente estudamos seu projeto para verificar sua viabilidade no nosso sistema de construção, após isso chegaremos à conclusão que pode ser elaborada a obra como estudado ou com pequenas alterações que preservem a estética e a segurança. Para tanto não cobraremos custo excedente, visto que trabalhamos com valores proporcionais aos materiais empregados no projeto.

4 - Se um dia eu resolver aumentar minha casa, há condições?

Sem problemas, porém o ideal é deixar isto já previsto, para que não se gaste muito dinheiro na modificação futura. As casas de um pavimento são mais fáceis de serem alteradas.

5 - Qual a minha responsabilidade em relação à obra?

Primeiramente deixar o terreno limpo para a verificação de solo e de topografia. Para que se dê o início dos serviços de construção é necessária a aprovação na prefeitura do Município da Obra com um engenheiro ou arquiteto. Feito isso você deve manter o terreno limpo de vegetação, mesmo a rasteira, e providenciar as ligações de água, luz e esgoto com as construções dos padrões necessários.

6 - Qual o tempo estimado para a construção?

O tempo de uma obra depende de inúmeras variáveis; o tamanho da obra, sua complexidade arquitetônica, a época que será construída, etc.

7 - As instalações elétricas e hidro sanitárias serão embutidas?

Totalmente embutidas, a fiação elétrica passa por conduítes de PVC flexíveis nas paredes de alvenaria e madeiras. Todas são ligadas a circuitos dimensionados no quadro de distribuição. Na parte hidro sanitária a tubulação será de PVC tanto para água como para esgoto e será embutida nas paredes de alvenaria e no piso.

8 - A ligação da rede elétrica, de água e de esgoto externa da casa são da responsabilidade da Lazzarin Madeiras e Casas?

Não, pois cada terreno além de ter uma topografia própria tem dimensões distintas. Isto inviabiliza um orçamento prévio. O que fazemos é deixar as saídas e entradas das instalações prontas para as devidas conexões.

9 - Os padrões de água e luz ficam por conta da Lazzarin Madeiras e Casas?

Não. Os padrões a serem executados em seu terreno seguem as normas tanto da Prefeitura como das Companhias responsáveis pelas ligações da rede pública aos padrões. Isso faz com que sua construção siga normas específicas, a providência a ser tomada é a contratação de um eletricista e um encanador para executar tal serviço.

10 - Já tenho uma casa de alvenaria, posso edificar uma de madeira sobre à casa existente?

Sim. Porém necessitamos de estudar a distribuição dos ambientes internos da casa existente com a distribuição dos ambientes da casa que você pretende construir, fora isso analisamos também se tem estrutura resistente à nova construção.

11 - Posso instalar uma banheira de hidromassagem em minha casa de madeira?

Sem problema algum, os banheiros são em alvenaria, a instalação será feita da mesma forma do que em uma casa de alvenaria, feito o projeto você deverá contratar a empresa que te venderá a banheira e providenciará a instalação da mesma.

12 - Posso instalar uma lareira em uma casa de madeira?

Sim. Se pretender instalar a lareira, deverá explicar ao engenheiro para que este já deixe provisionado no telhado à passagem da chaminé.

Sobre Verdades e Mentiras de Casas de Madeira


1 - Casa de Madeira é muito quente? Só é boa para clima frio?

A capacidade da madeira de absorver calor é de 10 vezes menor que o cimento e 40 vezes menor que o tijolo, conforme dados de laboratório. Na realidade, a madeira é um dos melhores isolantes naturais que existem. Tanto, que é utilizada, por exemplo, nos revestimentos internos de caixas de distribuição elétrica, nos cabos de panela e decks de piscinas. Em se tratando de madeira, o importante é considerar as questões relativas à ventilação e a isolação da casa.

2 - Casa de Madeira é aconchegante?

Isto é unânime! A madeira é um elemento natural que propicia certo bem estar. A textura não homogênea da madeira e suas variações de coloração colocam as pessoas em contato mais próximo com a natureza. Além disso, a madeira empresta ou retira a umidade do ambiente (célula viva), equilibrando a temperatura interna dos cômodos da casa de forma mais saudável. E, independente da evolução tecnológica dos sistemas construtivos, a casa de madeira está sempre associada ao romantismo.

3 - Casa de Madeira dá cupim?

Há dois tipos de cupins: O cupim de madeira seca e o cupim de solo. Ambos são muito vorazes e causam prejuízos imensos na construção civil. O principal, no que se refere à casa, é a madeira ser adequada e resistente a estes insetos. Depois a prevenção de eventuais ataques, imunizando as peças e tratando o solo no local da construção. Tomando estas precauções, você terá uma casa protegida por muitos e muitos anos.

4 - Casa de Madeira pega fogo?

Pega! Aliás, como qualquer casa feita de outro material. Lembre-se, no entanto, que a madeira não sofre processo de combustão espontânea. Estatísticas comprovam que quase todos os incêndios se originam por fatores externos, como explosão de botijão de gás por exemplo. Diferente de outros materiais, em especial o aço, a madeira na presença de altas temperaturas, tem um ganho significativo em sua resistência, retardando, como se diz tecnicamente, o colapso da estrutura e permitindo, assim a evacuação das pessoas ou a salvaguarda de bens.

5 - Casa de Madeira não é segura contra ladrões?

Toda casa tem portas e janelas, independente do material que foi construída. É através delas que em geral, acontecem os arrombamentos. Por esta razão, qualquer que seja o material que for usado na construção da sua casa, o melhor é protegê-la com alarmes e grades, por exemplo.

6 - Casa de madeira dura pouco?

Toda e qualquer construção, quando feita com técnicas e materiais apropriados e conservada de maneira adequada, tem uma vida útil muito maior. Para dar exemplo disso, existem casas de pinho, no sul do Brasil com mais de 100 anos, e em perfeito estado de conservação. Na Europa, encontram-se casas de madeira com mais de 800 anos, para não falar dos milenares templos japoneses e chineses.

7 - Uma Casa de Madeira não valoriza como a de alvenaria?

Puro preconceito. Qualquer Casa de Madeira se for bem construída, em terreno adequado, a partir de um projeto bem elaborado, sempre terá um grande atrativo e, consequentemente um bom valor de mercado.

8 - Casa de Madeira é tudo igual?

Os atuais sistemas construtivos já permitem uma sofisticação arquitetônica praticamente igual a das construções convencionais. O melhor seria contratar um arquiteto para a elaboração do projeto e não ficar somente aos apresentados pelos fabricantes.

9 - A Casa de Madeira economiza energia?

Se você analisar todo o processo de fabricação e construção de uma Casa de Madeira, ela lhe garantirá uma economia de energia de até 10 vezes maior que uma construção tradicional em alvenaria, segundo especialistas da área.
Os processos de extração, beneficiamento e industrialização do cimento, cal, aço, pedra, areia e outros elementos de uma construção em alvenaria são enormemente mais complexos e consomem mais energia que a extração racional da madeira. Outra economia está na construção da obra. Uma pré-fabricada é construída em menos tempo que uma de alvenaria, o que consome menos energia e envolve infinitamente menos o uso de ferramentas e máquinas. E se não bastasse toda essa economia de energia, as propriedades térmicas naturais da madeira maciça significam também menos uso de aparelhos de ar condicionado e aquecedores.