Como otimizar espaço em uma casa pequena?

Precisa otimizar espaço na sua casa pequena? Confira 6 dicas práticas e fáceis para aproveitar melhor todos os cantos do seu lar.

O espaço limitado é um problema? Eu diria: depende do ponto de vista! Se organizar direitinho, o espaço de uma casa pequena pode ser bem aproveitado, trazendo a sensação de amplitude e aconchego, tudo ao mesmo tempo.

Mas, para que isso aconteça, é necessário optar por soluções inteligentes e criativas! Para você saber aproveitar o máximo de espaço disponível, elenquei dicas que vão lhe ajudar, não se preocupe se o projeto da sua casa é menor. Confira a seguir!

1. Escolha móveis menores e faça bom uso deles

Não adianta ter móveis grandes e não usá-los totalmente. Quando o espaço é pequeno então, vale usar um móvel, mesmo que pequeno, para várias utilidades. Por isso, a primeira lição é: tenha somente o que você realmente for utilizar, e se possível, concilie funções em uma mesma peça. Por exemplo: um baú que vira um banco ou uma poltrona com uma mesinha integrada.

Estilos como o minimalista, escandinavo e moderno trazem ótimos exemplos de decoração, pois conseguem aproveitar o espaço disponível  ao máximo com elementos modernos e funcionais.

2. Use cores claras e espelhos na decoração

Os espelhos decorativos são bons aliados: oferecem amplitude ao ambiente. O mesmo acontece com as cores claras que causam uma sensação de amplitude e conforto, assim você aproveita melhor os lugares da casa pequena.

Ao apostar nesses elementos, você ainda vai favorecer a iluminação natural, o que também faz com que o espaço pareça maior. Por isso, uma dica complementar é apostar em janelas e portas grandes para facilitar a entrada de luz.

3. Aproveite cada espaço da casa pequena

Cada espaço pode ser aproveitado e existem diversas maneiras para que isso aconteça. Aqui vão algumas sugestões:

  • Use nichos e prateleiras embutidos na parede para decoração;
  • Evite barreiras visuais: para dividir ambientes aposte em paredes abertas, ambientes integrados, biombos, meia parede ou qualquer opção que não ocupe espaço ou impeça a circulação;
  • Verticalize quando puder: grandes exemplos são a cama loft, salas suspensas ou móveis que se estendem até o teto;
  • Insira gavetas no vão das escadas;
  • Aposte em um mezanino se o teto for alto;
  • Aposte em uma bancada multiuso;
  • Prefira portas de correr, pois elas não ocupam espaço para abrir;
  • Considere divisórias funcionais, com gavetas ou nichos.

4. Invista em objetos suspensos

Uma oportunidade muito válida para otimizar espaço na casa pequena, é aproveitar os espaços verticais nas paredes. Por isso, aposte em prateleiras, nichos e estantes, pendure plantas, luminárias e outras peças.

A planta da casa pequena também pode projetar os ambientes e os espaços exatos para os móveis e objetos desde a fase inicial. Na hora de iniciar o seu projeto, é possível já incluir a presença de itens suspensos que favorecem os ambientes pequenos, isso porque economizam espaço.

5. Elimine o que não é necessário

Se o objeto não possuir mais serventia ou não fizer mais sentido mantê-lo em casa, ainda mais quando se trata de uma casa pequena e simples, elimine-o. Sempre que possível pare para avaliar se todos os objetos e móveis realmente são importantes para compor os ambientes e também lembre-se que: “menos é mais”.

6. Aposte em móveis planejados

Os móveis planejados são uma opção eficiente para driblar a falta de espaço para um móvel “normal”. A dica é planejá-los juntamente com a planta ou o modelo da casa pré-fabricada, para que cada canto possa ser aproveitado e para que toda decoração fique do jeito que você espera.

E então, pronto para construir sua casa aproveitando o espaço da melhor maneira possível? Pensando em complementar todas essas dicas, confira outro conteúdo que ensina você a ter o jardim perfeito para casas simples. Aproveite também espaços externos! Clique para conferir!