escada de madeira

Das telas de cinema para a sua casa! Espera aí, não estamos falando de filmes. Mas, de um elemento que vai sair das telas para a sua casa: a escada de madeira.

Parece cena de cinema ou de novela: aquela escada de madeira imponente em uma casa linda de dois pisos. Clássica, a escada de madeira pode ser a escolha perfeita para diferentes estilos de decoração, sejam eles modernos ou mais voltados ao retrô ou vintage.

Ser apenas um elemento que dá acesso aos andares superiores da casa está longe de ser a única serventia da escada. Um projeto bem feito pode transformá-la em um ponto de decoração com muito destaque.

Continue a leitura: você vai conhecer os modelos de escada mais indicados e descubra dicas valiosas feitas sob medida para você.

Escada de madeira

Com formatos cada vez mais ousados, as escadas residenciais oferecem novas formas, tipos, moldes e acabamentos. Seus traços torneados, lisos ou arredondados, muitas vezes, são o centro da decoração de casas, apartamentos duplex ou tríplex e de sobrados.

Mais do que um detalhe na residência, a escada precisa ser planejada de acordo com a construção da casa, desde o modelo, tipo de degrau, espelho, revestimento até o acabamento. Uma escada de madeira tem tudo para trazer um toque aconchegante ou rústico para a decoração do ambiente.

Abaixo você vai encontrar os diferentes modelos de escadas, para já começar a planejar a sua. Confira:

Escada em “U”

Ideal para residências com espaços bastante generosos, a escada em “U” é caracterizada por seguir uma linha reta e mudar a direção em outro patamar. Sua construção pode ser feita para dividir dois ambientes ou junto à parede.

Uma ótima dica é aproveitar o espaço abaixo da escada de madeira para criar um ambiente diferenciado, como uma adega ou um jardim de inverno.

escada de madeira

Escada em “L”

O modelo de escada em “L” é bastante utilizado em sobrados. Aqui, pode-se ter um patamar ou mudar a direção gradualmente por meios dos degraus.

Do mesmo modo que a escada em “U”, esse tipo de escada oferece espaço para projetar espaços abaixo dela.

escada de madeira

Escada Reta

A escada reta é a mais tradicional entre os modelos de escada. Como o próprio nome sugere, é feita em linha reta, sem curvas ou viradas. O ideal é projetá-la junto a uma parede mais comprida na horizontal.

escada de madeira

Escada Caracol

Por ser mais compacta, a famosa escada em formato de caracol é bastante indicada para casas pequenas. Entretanto, se for construir esse tipo de escada, é bom ficar atento à segurança. Como os degraus são menores e não permitem o apoio total do pé, é preciso um pouco mais de atenção dos moradores e visitantes.

escada de madeira

Escada “flutuante”

A escada “flutuante” ou suspensa é um toque moderno ao ambiente. Além de economizar espaço, é possível usar a parte de baixo para outras funções, como nos formatos em “U” e “L”.

escada de madeira

A escolha do corrimão

O corrimão da escada de madeira não é apenas um item de segurança, mas estético. Entre as opções está o versátil corrimão de madeira. Sua facilidade de adaptação permite que faça parte de um conjunto onde somente ele é feito de madeira. Escadas de granito, porcelana ou mármore, podem ser complementadas com um corrimão de madeira – do contrário também, desde que os materiais “conversem” entre si.

De acordo com especialistas, um corrimão deve estar de 80 a 92 cm do chão. Já o guarda-corpo deverá ter altura de no mínimo 105 cm a partir do solo. Vale lembrar que a distância entre eles deve ser de pelo menos 4 cm.

escada de madeira

Escada de madeira: dicas bônus

Dica 01: além de pintar o corrimão, aplicar textura ou forrar os pilares com tecido pode deixar o ambiente mais alegre e bonito;

Dica 02: se quiser ousar um pouco mais, experimente pintar os degraus da escada. Pode utilizar uma única cor ou fazer gradações de cores para criar efeitos surpreendentes! Carpetes e tapetes também são elementos que podem trazer mais cores aos degraus, podendo ser substituídos conforme a sua vontade.

Dica 03: papel de parede, cortinas (quando houver janela próximo à escada) ou uma pintura diferente, podem dar uma nova cara ao espaço. Aposte também em quadros, adesivos e porta-retratos. Mas, sem exageros, é claro.

escada de madeira

Quer mais dicas e ideias para fazer a casa e a escada dos seus sonhos? É só preencher o formulário e solicitar o seu orçamento. Será um prazer atendê-lo!

Construir ou não uma casa de madeira?

Nós temos super dicas que podem ajudar na sua decisão!

Nome:

E-mail:

Celular:

Cidade:

Você já possui residência?

Nos próximos 12 meses você prentende: