chalés de madeira

Chalés de madeira são casas charmosas e acolhedoras. Se o seu sonho é ter uma casa nesse estilo, o texto é para você. Leia!

Lindos e cheios de estilos, os chalés de madeira são realmente um sonho. O charme e design exclusivo revelam sua posição de destaque em meio a tantos modelos de casas.

O chalé tem o seu nome inspirado na palavra francesa chalet, uma habitação de pessoas que tinham o direito de levar o rebanho para pastar nos Alpes Suíços.

Originalmente, o chalé era uma casa campestre suíça feita de madeira e com telhado de forte caimento. O modelo era encontrado especialmente na região alpina.

Neste texto, os chalés de madeira são os protagonistas. Conheça mais sobre eles e entenda que são muito mais do que uma casa com design diferente.

Fugindo do tradicional

Casas de madeira são lindas, concorda? Chalés de madeira são representantes legítimos deste tipo de moradia e da fuga dos modelos tradicionais.

Fugir do óbvio é sentir que você construiu a casa dos seus sonhos e que ela tem os traços da sua personalidade. Os chalés de madeira têm um charme pouco comum a outras casas. Suas silhuetas e telhado com caimento são características marcantes.

Como é a construção de chalés de madeira

Por diferentes razões, a construção de chalés de madeira segue o mesmo padrão. Em países da Europa, Ásia, Oceania e América do Norte, esse tipo de casa é semelhante. No território brasileiro, os chalés de madeira são mais vistos em áreas colonizadas por alemães e italianos ou em regiões com forte presença da agricultura familiar.

Atualmente, os pedidos por construções de chalés de madeira vêm crescendo no Brasil. Os custos menores, o design e conforto são as principais motivações deste crescimento. Além disso, novas técnicas aplicadas estão colaborando de forma efetiva.

Para construir chalés de madeira, usa-se um sistema de plataforma que é dividido em quatro partes:

  • Alicerce;
  • Paredes;
  • Telhado;
  • Cobertura;

Fundação:

Em todos os casos, a fundação deve dar apoio para o piso da construção que, por sua vez, atua da seguinte forma: laje de fundação, sapata corrida de concreto armado e alvenaria.

Outros aspectos que também influenciam na fundação são o arquitetônico e geológico. Por isso, é sempre importante prestar atenção ao uso correto de estacas em terrenos com topografia acidentada.

Se a empresa contratada para a construção do chalé for de confiança, ela vai acompanhar os procedimentos ou sugerir que você esteja por perto neste momento.

Detalhes na construção de chalés de madeira

Umas das características dos chalés de madeira é a leveza da obra. Ambientes muito carregados não ficam bem.

Os pisos não precisam ser de madeira, se você não quiser. Há alternativas que se encaixam perfeitamente, como o tijolo, cerâmica e o concreto. Fazer uma combinação harmônica entre diferentes tipos de piso também não deve ficar fora de cogitação.

Alternativas

Vale ressaltar que a estrutura do chalé de madeira pode ser feita de concreto e ter o apoio sobre vigas ou no solo. Algumas pessoas usam alvenaria de blocos ou tijolos do tipo comum.

Dois (ou mais) pavimentos

Chalés de madeira podem ter mais de um pavimento. Se você for construir mais andares, não são necessárias mudanças em relação ao primeiro piso. As amarrações feitas vão servir para apoiar os barrotes.

Decoração

Criar um ambiente agradável também depende da decoração. Nos chalés de madeira não é diferente. Apesar do seu aconchego natural, uma decoração bem planejada vai deixar o lugar ainda melhor.

A simplicidade, sem perder a classe e a beleza, é uma característica dos chalés. Como já citamos, ambientes muito carregados podem rebaixar o charme e o conforto da madeira. Busque opções sofisticadas, mas que permaneçam no seu papel de decoração.

Usar alguns móveis antigos em meio a seus aparelhos eletrônicos produz um contraste muito legal. É você no seu aconchego, sem perder as facilidades do mundo moderno.

Aproveite melhor o espaço

Os chalés de madeira são geralmente pequenos ou de tamanho médio. Organizar seus ambientes internos e externos de maneira prática vão deixá-los mais confortáveis.

Juntar sala e cozinha, por exemplo, irá proporcionar uma dimensão maior à sua casa. Mas, se você não abre mão de separar esses dois ambientes, pode incluir uma bancada e dividir o espaço facilmente.

 

E aí, gostou do texto sobre os chalés de madeira? Esperamos que as suas dúvidas tenham sido resolvidas. Se o seu desejo é ter um chalé neste estilo, siga em frente e seja muito feliz!

Construir ou não uma casa de madeira?

Nós temos super dicas que podem ajudar na sua decisão!

Nome:

E-mail:

Celular:

Cidade:

Você já possui residência?

Nos próximos 12 meses você prentende: