casa certa

A pergunta que não quer calar: como escolher a casa certa para morar? Pois bem, preparamos um texto com 7 dicas para lhe ajudar. Acompanhe!

Responda: como escolher a casa certa para morar? Uma pergunta difícil de se responder com tantos detalhes que é necessário analisar. Ter essa resposta na ponta da língua é privilégio de poucas pessoas.

Primeiro, você pensa no tamanho da casa, em quantos quartos ela precisa ter, no valor a ser investido e por aí vai. Definidas algumas questões, você lembra que a localização do imóvel é fundamental, a decoração tem que ter o seu perfil, entre outros assuntos.

Para lhe ajudar a tirar as suas dúvidas relacionadas a escolha da casa certa, confira 7 dicas super valiosas para a acertar neste momento decisivo.

1. Comprar ou construir a casa certa

O sonho da casa certa para morar envolve um caminho que obrigatoriamente deve passar por esta questão: comprar uma casa pronta ou construir? Se for construir, as vantagens começam pela escolha do local (rua, bairro, condomínio, etc), a customização da casa em detalhes, como a metragem e disposição dos ambientes, os acabamentos e a sua funcionalidade. Além disso, é possível participar do projeto ao lado de um arquiteto ou engenheiro.

Se a sua escolha for a compra de uma casa pronta, a principal vantagem é a praticidade. Você poderá mudar-se, na maioria dos casos, imediatamente. Claro que nem sempre os acabamentos serão de acordo com o seu gosto. Mas você pode trocá-los com o tempo. O mercado imobiliário permite que você escolha entre diversas opções e até mesmo financie o imóvel.

2. Visite o local em horários diferentes

O bairro onde está o terreno ou a casa que você pretende comprar, pode parecer bem tranquilo durante o dia, entretanto, apresentar noites barulhentas. Sentir o clima do local também é importante, além de ter ao menos noção de quem serão os seus vizinhos.

Falando em vizinhos, não custa bater um papo com alguns deles para saber como é morar por ali, quais são os problemas e as vantagens. Pegue informações, ok?

3. Pense na valorização do imóvel

É óbvio que você não tem uma bola de cristal para saber se a casa certa para você morar vai valorizar. Porém, pesquisar sobre a valorização dos imóveis na região, se a localidade tem potencial de crescimento, entre outros fatores, dão sinais sobre o investimento.

4. Pense no futuro

Mais uma vez, pense! Hoje, ela parece a casa certa para você morar. Amanhã, este mesmo imóvel pode não favorecer o conforto da sua família. Se você tiver filhos, a casa escolhida tem o tamanho e a melhor localização para eles?

Evite dores de cabeça e novos gastos pouco tempo depois de ter conquistado a casa certa. Botar a mão no bolso mais uma vez pode não ser uma coisa agradável.

5. Pense no seu bolso

Nós sabemos, você tem que pensar outra vez! Mas, é importante e se faz necessário para não comprometer o seu orçamento. Considere a sua capacidade de investimento e a possibilidade de honrar o pagamento da casa, seus custos de manutenção e as despesas referentes aos impostos.

Ao comprar ou construir uma casa, lembre-se de que as despesas com deslocamento para o trabalho, escola e os passeios em família também devem ser levados em consideração.

6. Informe-se sobre a construtora

O passado da construtora ou da imobiliária diz muito sobre a segurança do seu investimento. Informar-se com quem já negociou com a empresa, verificar no site do Tribunal de Justiça se existem processos contra ela e acompanhar a obra, são exemplos fáceis de serem praticados!

7. Respeite o seu estilo para a casa certa

O lugar que você vai morar precisa respeitar o estilo dos seus moradores. Imagine que chegar em casa e encontrar um ambiente agradável é muito mais prazeroso. Pesquise pelos acabamentos que mais combinam com a decoração que você pretende implantar e prefira os móveis que lhe trarão a comodidade que você merece.

O seu gosto precisa ser respeitado, ok? No caso de duas ou mais pessoas, os aspectos do estilo de todas elas podem estar representados nos diferentes cômodos da casa. Fica justo e super bacana!

Então, o assunto lhe ajudou? Aproveite também para conferir o nosso eBook: “Tudo que você precisa saber sobre casas de madeira”. Clique aqui!