casas de madeira

Se você curte casas de madeira, leia nossas 10 dicas super especiais e tire suas dúvidas agora mesmo. Vale à pena!

Casas de madeira são um charme, concorda? Seja pelas inúmeras possibilidades de design ou pelo aconchego incomparável, construir uma casa de madeira linda é o sonho de muitas pessoas.

Empresas especializadas estão apresentando projetos que são verdadeiras obras de arte em forma de casa. A disponibilidade de opções facilita a construção de casas de madeira na maioria do território brasileiro.

Neste texto você vai conferir 10 dicas muito bacanas para a construção da sua casa de madeira. Acompanhe!

1. Escolha da empresa

Começamos pela escolha da empresa que vai construir a sua casa de madeira porque é um fator determinante para o sucesso do projeto.

Para acertar na decisão, conheça diferentes empresas e, se possível, faça uma visita a todas elas. Suas instalações e a forma de organização podem revelar muitas coisas.

2. Pesquise diferentes modelos

Conferir outras casas de madeira pode responder muitas das suas dúvidas. Além disso, essas casas são fontes de inspiração para novas ideias de design e decoração.

Pesquisar modelos de casas prontas também traz muitas informações sobre as empresas que foram responsáveis pelas construções.

3. Escolha um projeto de acordo com a sua realidade

Casas de madeira podem ser construídas como um pequeno chalé ou uma casa enorme. Por este motivo, só contrate um projeto que esteja dentro da sua realidade financeira e do terreno que tem disponível.

Lembre-se que, além da estrutura da casa, você terá outros custos relacionados a serviços terceirizados.

4. Contrate projetos de compatibilização

Evite problemas com a construção da casa de madeira. Contrate o serviço de desenvolvimento de projetos de compatibilização com a estrutura de madeira.

Exemplos práticos desses projetos são o de instalações elétricas e hidráulicas, da fundação e de compatibilização de elementos que utilizam concreto e alvenaria.

5. Investimento

Como citamos em outro post aqui no blog, a curto prazo os custos podem ser semelhantes às casas de alvenaria. No entanto, a médio e longo prazo as vantagens financeiras são evidentes.

Consertar um cano, por exemplo, não exige quebrar nada e nem faz sujeiras. São custos que você vai eliminar.

6. Manutenção

A manutenção de uma casa de madeira é simples e os custos com a sua preservação são mais baixos.

O mais indicado é passar verniz sempre que perceber a necessidade. O intervalo entre uma aplicação e outra pode variar de 2 a dez anos, dependendo da qualidade da madeira e aplicação. Há exemplos de casas que levam ainda mais tempo.

7. Decoração

A decoração de uma casa é quesito mais do que especial. Na casa de madeira, o ideal é atingir uma harmonia pura e o equilíbrio.

Fique atento (a) aos exageros. Elementos em excesso podem tornar o ambiente pesado e tornar a beleza da madeira uma simples coadjuvante.

8. Aproveite o sol, com moderação!

É importante que a casa receba os raios solares. Possíveis fungos e bolores terão poucas chances de sobrevivência.

No entanto, não é necessário que a casa de madeira tenha luz solar espalhada por todos os ambientes. O excesso incomoda, como em qualquer outra casa de alvenaria.

9. Clima aconchegante e familiar

O clima aconchegante e familiar das casas de madeira é maravilhoso. A sensação de acolhimento nos faz lembrar a casa de nossos avós ou bisavós, sempre tão receptiva.

Chegar em casa e encontrar esse clima tão gostoso não deixa dúvidas, você fez a escolha certa!

10. Tipos de madeira

Deixamos esse item por último de propósito. Pois, a escolha da matéria-prima tem influência direta na construção das casas de madeira, na sua manutenção e durabilidade.

Veja os tipos de madeira mais recomendadas:

  • Pinus;
  • Eucalipto;
  • Araucária.

Madeiras do Norte

  • Angelim;
  • Cedrinho;
  • Canelão;
  • Itaúba;
  • Cambará;
  • Garapeira.

 

E aí, nossas dicas valeram à pena? Esperamos que as suas dúvidas tenham sido resolvidas e  então venha comentar com a gente o que mais te ajudou! Se o seu desejo é uma casa de madeira, siga em frente e seja muito feliz!

Construir ou não uma casa de madeira?

Nós temos super dicas que podem ajudar na sua decisão!

Nome:

E-mail:

Celular:

Cidade:

Você já possui residência?

Nos próximos 12 meses você prentende: